Upcoming EventsNo upcoming events.
|
![]()
brazil/guyana/suriname/fguiana / a esquerda / opinião / análise Wednesday February 08, 2012 07:48 by Michel Navarro
![]()
Para nós certeza ideológica não acarreta certeza teórica. A dúvida teórica nos permite sempre procurar novas ferramentas quando a realidade nos coloca novos desafios para a atuação militante. Isso não significa ir por ai aderindo a qualquer teoria mais fresca na prateleira. Mas analisar as teorias que surgem, e investigar se algumas das suas explicações e predições lançam luz principalmente sobre erros que cometemos, porque encontramos limitações para ler a realidade em situações concretas de atuação. Se a teoria não contribui para a nossa intervenção, não há porque de adotá-la. read full story / add a comment ![]()
internacional / imperialismo / guerra / feature Monday January 23, 2012 17:40 by Michel Navarro
![]() ![]()
...para além da propaganda forjada na grande mídia internacional de uma suposta “ameaça iraniana” para a segurança da ordem internacional, o fato é que os Estados Unidos estão, por todos os meios, tentando forçar ações mais “ousadas” por parte do governo iraniano de forma a construir mais justificativas para uma futura invasão. Os Estados Unidos sabem que sanções econômicas nunca enfraquecem os regimes - quer ditatoriais quer não - que de alguma maneira se opõem a aceitar uma posição de governos clientelistas sob dominação estadunidense. Quanto ao enfraquecimento de um regime, sanções econômicas, de modo geral, se mostraram contra-produtivas. O que acaba por ocorrer é o fortalecimento do regime por maior apoio que passa a receber de sua população ou pelo aumento da repressão interna, que passa a justificar a repressão a qualquer movimento de oposição sob o argumento de que esses movimentos são financiados pelas forças imperialistas. Sanções sempre atacam mais a população do que o governo. read full story / add a comment ![]()
brazil/guyana/suriname/fguiana / imperialismo / guerra / opinión / análisis Saturday January 21, 2012 02:40 by Michel Navarro
![]() ![]()
Al margen de la propaganda elaborada por los grandes medios internacionales en torno a una supuesta “amenaza iraní” contra la seguridad internacional, el hecho es que los Estados Unidos están tratando por todos los medios de forzar acciones más “osadas” por parte del gobierno irainí para tener así más excusas para una futura invasión. read full story / add a comment ![]()
norte da África / workplace struggles / opinião / análise Monday July 18, 2011 07:40 by Michel Navarro
![]()
A Federação dos Sindicatos Independentes Egípcios emitiu neste mês uma carta pública na qual constam os principais princípios da Federação. read full story / add a comment ![]()
norte da África / community struggles / opinião / análise Thursday March 03, 2011 05:37 by Michel Navarro
![]()
Quem melhor explica a função da media social nas mobilizações é justamente um ativista blogeiro egípcio que em 2008 foi preso pelo regime, como muitos outros, em decorrência da sua atuação política: “quebramos com a idéia de se escrever e não fazer nada. Não é somente palavra, é palavra e ação. E é isso que preocupa muito". A repressão e brutalidade do governo com esses jovens escritores e documentaristas não foi somente por causa do conteúdo do que escrevem e noticiam. Mas antes de tudo porque praticavam ação direta.
read full story / add a comment ![]()
norte da África / community struggles / opinião / análise Wednesday February 16, 2011 22:07 by Michel Navarro
![]()
É inegável que "a república mais imperfeita é mil vezes melhor que a monarquia [autarquia, regime militar, etc] mais esclarecida", e que ao menos "o regime democrático eleva as massas a vida pública", como destacou Bakunin. O que deve ser perguntado, contudo, é se uma possível democracia representativa no Egito, em que as elites políticas, dissidentes e constitutivas do antigo regime, alternam-se no poder por meio do voto, mantendo, mesmo que com reformas de cunho popular, uma estrutura que preserve ao máximo as relações de dominação e exploração na sociedade, poderá responder às principais demandas que têm levado as classes populares dos países árabes a ocupar as ruas, enfrentar e derrubar seus títeres. read full story / add a comment ![]()
norte da África / community struggles / opinião / análise Monday February 07, 2011 05:01 by Michel Navarro
![]()
O poder da revolta popular em curso no Egito vem provocando o medo nos poderes ocidentais e em Israel de que a insurreição, que tem levado às ruas quase 2 milhões de pessoas somente no Cairo, capital do país, leve a uma nova alternativa política que abale a ordem geopolítica da região read full story / add a comment ![]()
norte da África / community struggles / opinião / análise Friday February 04, 2011 08:14 by Michel Navarro
![]()
As milhares de pessoas nas ruas das principais cidades do Egito marchando em mobilizações e protestos, não se juntam apenas para exigir a renúncia do ditador Hosni Mubarak, no poder desde 1981, e a convocação de eleições. Os protestantes, que no dia 1 de fevereiro somavam mais de 1 milhão de pessoas somente na capital do país, Cairo, demandam mudanças estruturais na sociedade egípcia, que há décadas vive sob governos ditatoriais corruptos que têm sequestrado, torturada, intimidado e assassinado opositores para se manterem no poder.
read full story / add a comment |
Front pageElements of Anarchist Theory and Strategy 19 de Julio: Cuando el pueblo se levanta, escribe la historia International anarchist solidarity against Turkish state repression Declaración Anarquista Internacional por el Primero de Mayo, 2022 Le vieux monde opprime les femmes et les minorités de genre. Leur force le détruira ! Against Militarism and War: For self-organised struggle and social revolution Declaração anarquista internacional sobre a pandemia da Covid-19 Anarchist Theory and History in Global Perspective Capitalism, Anti-Capitalism and Popular Organisation [Booklet] Reflexiones sobre la situación de Afganistán South Africa: Historic rupture or warring brothers again? Death or Renewal: Is the Climate Crisis the Final Crisis? Gleichheit und Freiheit stehen nicht zur Debatte! Contre la guerre au Kurdistan irakien, contre la traîtrise du PDK Meurtre de Clément Méric : l’enjeu politique du procès en appel Comunicado sobre el Paro Nacional y las Jornadas de Protesta en Colombia The Broken Promises of Vietnam Premier Mai : Un coup porté contre l’un·e d’entre nous est un coup porté contre nous tou·tes |