user preferences

Sacco e Vanzetti: dia 23 de Agosto de 1927

category internacional | história do anarquismo | comunicado de imprensa author Thursday August 23, 2007 15:03author by FdCA-OAE-AL-ZACF-WSM-MACG-AKI-RL-WSA-OCLauthor address tradução por «Luta Social» Report this post to the editors

por FdCA-OAE-AL-ZACF-WSM-MACG-AKI

23 de Agosto de 1927:
Há 80 anos, o Estado de Massachussets e o governo dos EUA assassinaram Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti na cadeira eléctrica, dois imigrantes italianos acusados de ser anarquistas e activistas radicais operários e anti-militaristas.

sacvan_5.jpg


23 de Agosto de 1927:

Há 80 anos, o Estado de Massachussets e o governo dos EUA assassinaram Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti na cadeira eléctrica, dois imigrantes italianos acusados de ser anarquistas e activistas radicais operários e anti-militaristas.

23 de Agosto de 1927:
Há 80 anos, o Estado de Massachussets e o governo dos EUA assassinaram Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti na cadeira eléctrica, dois imigrantes italianos acusados de ser anarquistas e activistas radicais operários e anti-militaristas.

Foi o ministro da justiça Palmer o inspirador da política de terror que na década de 1910 e de 1920 pretendia limpar as ruas dos imigrantes radicais, anarquistas e comunistas, os quais se opunham ao governo e estavam activos nos combates sindicais e nas greves daquela época. Esta política foi implementada, sem dúvida, pelo juiz Thayer e pelo governador Fuller. Sacco e Vanzetti foram assassinados por serem uns “bastardos anarquistas”, mesmo após ter sido descartada a acusação de homicídio que impendia contra eles. Em 1977 o governador do Massachussets pronunciou o seu perdão. Não foi mais do que um erro judicial. Uma sentença de morte a mais.

Hoje, o horror desse 'erro', o conhecimento sobre as mobilizações mundiais exigindo a revisão do processo e o reconhecimento da inocência de Nick e de Bart, são mais um fragmento da memória colectiva do movimento operário e revolucionário.

Na verdade, o horror não se encontra apenas na pena capital, a qual só será abolida com décadas de lutas, mas ainda por cima na obstinação obsessiva daqueles EUA da década de 1920, que como muitos outros estados, ainda nos dias de hoje, perseguia até à morte quem se opusesse e lutasse contra o sistema político baseado no AUTORITARISMO e no sistema económico BASEADO NA EXPLORAÇÃO E DESIGUALDADE. Sacco e Vanzetti eram, nessa altura, tão culpados como são hoje muitos proletários que se organizam e lutam pelos seus direitos de trabalhadores, pela revolução anti-capitalista. Sacco e Vanzetti foram presos, em 1920, mesmo antes de uma manifestação em que denunciavam a morte de um dos seus camaradas, Andrea Salsedo, que “caiu” de uma janela, no 14º piso do Departamento de Justiça.

Sacco trabalhava numa fábrica de sapatos do Massachussets. Tinha família. Trabalhava seis dias por semana, dez horas por dia. Mas também era activo nas manifestações operárias de então, manifestações em que os trabalhadores exigiam melhores salários e condições laborais. E por estas actividades já tinha sido preso em 1916.

Vanzetti tinha vários ofícios. Em 1916 organizou uma greve numa cordoaria. Posteriormente, trabalhou por conta própria, como vendedor de peixe.

Foi nesse ano que “Nick e Bart” se conheceram e juntos se uniram a um grupo italo-americano, em que todos fugiram para o México, para evitar serem chamados para o exército. Eram, além disso, activistas anti-militaristas.

Em 1920 foram presos por suas actividades políticas e sindicalistas, apesar de não terem antecedentes criminais. Para os condenar, foram acusados falsamente do assassínio de um polícia. Logo em 1927, eram assassinados na cadeira eléctrica. Dois mais entre os milhares de activistas operários e revolucionários que 'desapareceram' naqueles anos, na 'terra da liberdade'.

Para eles, para as suas lutas, vão os nossos pensamentos. A eles dedicamos as nossas lutas de hoje pelos mesmos valores e direitos, contra a repressão e a pena de morte.

Federazione dei Comunisti Anarchici - FdCA (Italia)
Omospondia Anarkhikon Ellados - OAE (Grecia)
Alternative Libertaire - AL (Francia)
Zabalaza Anarchist Communist Federation - ZACF (Africa Sur)
Workers Solidarity Movement - WSM (Irlanda)
Melbourne Anarchist Communist Group - MACG (Australia)
Anarsist Komünist Inisiyatif - AKI (Turquia)
Red Libertaria de Buenos Aires - RL (Argentina)
Workers Solidarity Alliance - WSA (EUA)
Organización Comunista Libertaria - OCL (Chile)

23 de Agosto, 2007


[tradução para português por LUTA SOCIAL, Colectivo libertário de luta de classes]

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
Employees at the Zarfati Garage in Mishur Adumim vote to strike on July 22, 2014. (Photo courtesy of Ma’an workers union)

Front page

ANARCHISM, ETHICS AND JUSTICE: THE MICHAEL SCHMIDT CASE

Land, law and decades of devastating douchebaggery

Democracia direta já! Barrar as reformas nas ruas e construir o Poder Popular!

Reseña del libro de José Luis Carretero Miramar “Eduardo Barriobero: Las Luchas de un Jabalí” (Queimada Ediciones, 2017)

Análise da crise política do início da queda do governo Temer

Dès maintenant, passons de la défiance à la résistance sociale !

17 maggio, giornata internazionale contro l’omofobia.

Los Mártires de Chicago: historia de un crimen de clase en la tierra de la “democracia y la libertad”

Strike in Cachoeirinha

(Bielorrusia) ¡Libertad inmediata a nuestro compañero Mikola Dziadok!

DAF’ın Referandum Üzerine Birinci Bildirisi:

Cajamarca, Tolima: consulta popular y disputa por el territorio

Statement on the Schmidt Case and Proposed Commission of Inquiry

Aodhan Ó Ríordáin: Playing The Big Man in America

Nós anarquistas saudamos o 8 de março: dia internacional de luta e resistência das mulheres!

Özgürlüğümüz Mücadelemizdedir

IWD 2017: Celebrating a new revolution

Solidarité avec Théo et toutes les victimes des violences policières ! Non à la loi « Sécurité Publique » !

Solidaridad y Defensa de las Comunidades Frente al Avance del Paramilitarismo en el Cauca

A Conservative Threat Offers New Opportunities for Working Class Feminism

De las colectivizaciones al 15M: 80 años de lucha por la autogestión en España

False hope, broken promises: Obama’s belligerent legacy

Primer encuentro feminista Solidaridad – Federación Comunista Libertaria

Devrimci Anarşist Tutsak Umut Fırat Süvarioğulları Açlık Grevinin 39 Gününde

© 2005-2017 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]