user preferences

New Events

Mashriq / Arabia / Iraq

no event posted in the last week
Recent articles by Manuel Baptista (translator)
This author has not submitted any other articles.
Recent Articles about Mashriq / Arabia / Iraq Workplace struggles

Αγώνες στο Ιρ&#... Nov 27 16 by Dmitri (μετάγραση-επιμέλεια)

Palestinian workers in Israel: between scylla and charybdis Jun 01 16 by Ilan S. (ed.)

Nouvelles du Liban Jan 25 08 by Alibabalanararabe

Search author name words: Manuel Baptista

Greve dos Trabalhadores Iraquianos do Petróleo

category mashriq / arabia / iraq | workplace struggles | comunicado de imprensa author Tuesday July 19, 2005 01:54author by Manuel Baptista (translator) - Luta Socialauthor email manuelbap at yahoo dot com Report this post to the editors

Para Publicação Imediata – Domingo, 17 de Julho de 2005
Os 15 000 trabalhadores da Companhia de Petróleos do Sul do sindiato Geral de Trabalhadores Petrolíferos – o maior sindicato inddependente iraquiano – iniciaram uma greve de 24 horas, parando a maior parte das exportações de petróleo do sul do Iraque.
A greve é em apoio das reivindicações feitas pelo governador de Bassorá Mohammad al-Waili – que reflectem as aspirações da grande maioria dos habitantes de Bassorá – para que uma percentagem mais elevada dos rendimentos do petróleo do Sul seja reinvestida na economia local de Bassorá. O sistema de tratamento de lixos desta cidade, a rede elécttrica e os serviços médicos estão danificados e funcionam de maneira deficiente. Apesar de ser a capital das reservas de petróleo do Iraque, o governo regional debate-se com uma pobreza crónica, desnutrição e um desemprego da ordem de 40%.

O sindicato referido (GUOE) tem levado a cabo lutes laborais com a administ

ração da Companhia de Petróleos do Sul, com o ministério do petróleo e com o Governo desde 20 deJunho quando trabalhadores na refinaria de Bassorá organizaram uma acção de protesto e um encerramento dos portões. O Sindicato está a exigir que sejam removidas as altas chefias baasistas da Companhia de Petróleos do Sul e os fieis do anterior regime servindo no ministério do petróleo. O Sindicato deu um prazo ao ministério até ao 1º de Janeiro de 2006 para aceitar. 15 pessoas no total estão apontadas para serem substituídas.

O Sindicato também reivindica um aumento do salário dos trabalhadores. Segundo o responsável pelos media e a cultura, Faraj Rabat Mizbhan, o salário de base inicial de um soldado iraquiano é de 700,000 ID (£270) por mês enquanto um trabalhador do petróleo sénior, com 30 anos de serviço, é pago em média a 400,000 ID (£150). O Sindicato também reivindica cedência de terrenos para os trabalhadores – uma medida correntemente reservada a gestores de nível elevado.

Faz par das reivindicações do Sindicato um aumento do subsídio de risco – sendo o actual do mesmo nível que recebem trabalhadores empregados nos escritórios. Os subsídios de risco são atribuídos a trabalhadores que trabalham em locais perigosos e com frequência situados em regiões desérticas distantes.

O presidente do Sindicato Hassan Jumaa Awad al Assadi mais membros do comité executivo estiveram a negociar com o ministério do Petróleo e o Governo central ao longo do mês passado. O Governador de Bassorá apoia plenamente as reivindicações do Sindicato (GUOE).

As negociações entre o ministério do petróleo e o governo e o sindicato recomeçaram para se tentar evitar uma greve geral que iria envolver mais uns 8 000 membros sindicalizados presentes nas províncias de Amara e de Nassiriyeh . Os trabalhadores não sindicalizados também se juntaram ao GUOE em acções de greve no passado. Se o governo iraquiano não concordar com as reivindicações do sindicato, uma greve geral irá ocorrer.

Notas

Presentemente, o sector petrolífero do sul está a forneceras áreas central e norte do Iraque com a vasta maioria do seu petróleo e gás, assim como fornece o essencial das exportações de petróleo.

O GUOE realizou a sua primeira conferência sobre privatização em Maio deste ano, que se concluiu com uma resolução contra a privatização da indústria petrolífera iraquiana, declarando que ‘a privatização do petróleo e de sectores industriais, ou de qualquer parte destes, fará grande mal ao povo iraquiano e á sua economia. Também exortou os parlamentares a oporem-se firmemente contra as correntes políticas e as directivas que defendem a privatização do sector público iraquiano e apelou a todos os estados para removerem as odiosas dívidas contraídas no regime anterior, sem condições e sem desrespeitar a independência, soberania e viabilidade económica do Iraque, (Comunicado da Conferência Final, 25 de Maio 2005)



Para mais informação contacte, por favor:

Faraj Rabat Mizbhan, Responsável pela Cultura e Média do, GUOE
00964 7801 393 137 (apenas arábico)

Nafutna – Comité de Apoio ao General Union of Oil Employees no Reino Unido
Ewa Jasiewicz (0044) 07749 421 576 ou Munir Chalabi (0044) 7952 683 415

Fotos da conferênca recente e sítios: contactar David Bacon dbacon@igc.org 001 510 851 1589

Veja www.basraoilunion.org para mais detalhes.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]