user preferences

New Events

Iberia

no event posted in the last week

Upcoming Events

Iberia | Miscellaneous

No upcoming events.
Search author name words: Luta Social

Colectivo Luta Social: Colaboração para Nº3 dos Cadernos

category iberia | miscellaneous | comunicado de imprensa author Wednesday August 06, 2008 17:44author by Colectivo «Luta Social» - Colectivo «Luta Social»author email iniciativalutasocial at gmail dot com Report this post to the editors

Como sabeis, ao decidirmos em 2007 iniciar a publicação dos «Cadernos Luta Social», projectámos desde o início que seria uma publicação largamente aberta, quer a colaboradores desta região, quer de outras partes do Mundo.

Companheiros/as,

Estamos em pleno Verão, mas não esquecemos as tarefas que nos vão impor os próximos Outono e Inverno. O Colectivo «Luta Social» tem vindo a consolidar-se com a adesão de novos/as militantes e a ganhar maior dinamismo, participando em projectos diversos, à medida das suas capacidades.

Como sabeis, ao decidirmos em 2007 iniciar a publicação dos Cadernos Luta Social, projectámos desde o início que seria uma publicação largamente aberta, quer a colaboradores desta região, quer de outras partes do Mundo. Igualmente, pretendemos que várias sensibilidades e correntes - dentro do leque de opções ideológicas e estratégicas de cariz anti-autoritárias e anti-capitalistas - tenham aqui um espaço e manifestem interesse em exprimir-se nestas páginas.

Como nos outros números, os «Cadernos Nº3» terão uma versão em papel e outra digital (em formato pdf) e serão amplamente difundidos por todos os meios. Escolhemos a data limite de 30 de Novembro, para a edição deste Caderno Nº3, que deverá surgir no início de Dezembro de 2008.

O tema principal será o sindicalismo.

Estamos interessados, sobretudo, em analisar a natureza, o papel social, as práticas concretas dos sindicatos actualmente existentes.

Nestes, analizaremos, com especial destaque, as organizações e correntes sindicais que mais satisfazem os critérios de independência de classe, de democracia de base (democracia directa), de acção directa. Vamos estar especialmente atentos às lutas envolvendo os segmentos mais destituídos e espoliados da classe trabalhadora, nos difíceis terrenos da contratação precária, da exploração dos imigrantes, dos combates transversais contras as discriminações, sejam elas de género, de orientação sexual, de etnia e outras.

Também estamos interessados nos relatos de lutas laborais e sociais nas quais tenham estado envolvidos militantes e sindicatos de orientação anti-capitalista e anti-autoritária.

Por fim, discutiremos as possibilidades de auto-organização, com especial ênfase para a região portuguesa, enquanto militantes socialmente activos/as, as opções que se nos apresentam e os seus «prós e contras» respectivos.

Esperando uma resposta* abundante em propostas de artigos, reportagens, entrevistas e outros materiais para a edição do Caderno «Luta Social» Nº3, saudamos todas as organizações e indivíduos, de Portugal e do Mundo, que nos têm acompanhado no combate sempre renovado pela emancipação e libertação dos jugos materiais e ideológicos do capitalismo, com a certeza de que «a emancipação dos trabalhadores será obra deles próprios»!

Solidariedade,
O Colectivo Luta Social

* enviar qualquer proposta de colaboração para:
iniciativaLutaSocial(a)gmail.com

Related Link: http://www.luta-social.org
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]