user preferences

New Events

Iberia

no event posted in the last week
Search author name words: Luta Social

EDITORIAL

category iberia | movimento anarquista | opinião / análise author Tuesday June 24, 2008 23:03author by «Luta Social» - (Portugal)author email iniciativalutasocial at gmail dot com Report this post to the editors

Cadernos «Luta Social» Nº2

Quaisquer sugestões, críticas ou colaborações deverão ser encaminhadas para: iniciativalutasocial@mail.com

O Colectivo Luta Social apresenta-vos o segundo «Caderno Luta Social».
O tema central escolhido é o Estado, essa construção complexa e sujeita às evoluções mais variadas, apenas conservando como referencial imutável a manutenção do poder nas mãos de alguns.
Podemos questionar-nos acerca da realidade e viabilidade de Estados -«nações», de construções pluri-étnicas ou pluri-nacionais, ou ainda de entidades supranacionais e de potências regionais, enquanto estruturações normativas da vida dos povos.
Podemos fazer a crítica da visão ideológica do Estado como garante da redistribuição das riquezas. O Estado Providência, ainda invocado nos discursos, transformou-se paulatinamente no Estado Mínimo, destinado a conter a revolta dos segmentos populacionais desinteressantes do ponto de vista do capital – os reformados, os desempregados, os estudantes, os pobres em geral.
Podemos analisar os casos particulares das transformações ocorridas na Saúde e na Educação…. Ou como a Segurança social se transformou num instrumento de pressão para que o trabalhador desempregado aceite a desqualificação de um emprego qualquer, sob chantagem… Ou ainda como as pensões de reforma se foram rapidamente reduzindo, a pretexto da falácia do aumento da esperança de vida e da redução da natalidade.
Qual o papel das forças armadas e de segurança em geral no contexto actual da fusão de ambas as suas funções, num panorama esquizofrénico em torno da ameaça terrorista e da criminalidade?
Quais as novas formas de que se vem revestindo a ligação entre o capital e o aparelho de Estado, com os mecanismos de ‘contratualização’, privatização, parcerias público / privadas, adjudicação de serviços, etc.?
Qual o papel do Estado na formação da ideologia dominante, do consumismo, da teologia de mercado, da sacralização da concorrência, da atomização do indivíduo enquanto trabalhador e sua agregação enquanto massa de consumidores?
Finalmente, encaramos também com particular interesse, estudos de formas de organização da humanidade que apontem para a dispensabilidade dessa construção chamada Estado, mormente na sua forma capitalista de hoje.
O estudo de alternativas organizativas para a produção e para a gestão da sociedade constituem formas de afirmação do pensamento libertário junto dos leitores dos Cadernos, em clara confrontação com as várias apresentações de um papel supostamente insubstituível do Estado, nomeadamente provenientes de quem admite uma sua mudança regeneradora.
Para esta publicação reflectir a actualidade e diversidade do pensamento libertário, estamos abertos a diversos ângulos sob os quais se podem encarar As questões teóricas e práticas relacionadas com o Estado.
Quaisquer sugestões, críticas ou colaborações deverão ser encaminhadas para: iniciativalutasocial@mail.com
Um abraço solidário do Colectivo Luta Social

Related Link: http://www.luta-social.org
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]