user preferences

New Events

Iberia

no event posted in the last week
Search author name words: Luta Social

Apelo para Colaboração no «Caderno Luta Social» Nº 2

category iberia | movimento anarquista | chamada / petição author Saturday March 29, 2008 21:32author by Colectivo Luta Socialauthor email iniciativalutasocial at gmail dot com Report this post to the editors

O Colectivo Luta Social faz um apelo a colaborações com vista à publicação do segundo «Caderno Luta Social».

O tema central escolhido é o Estado, essa construção complexa e sujeita às evoluções mais variadas, apenas conservando como referencial imutável a manutenção do poder nas mãos de alguns.

Podemos questionar-nos acerca da realidade e viabilidade de Estados -«nações», de construções pluri-étnicas ou pluri-nacionais, ou ainda de entidades supranacionais e de potências regionais, enquanto estruturações normativas da vida dos povos.

Podemos fazer a crítica da visão ideológica do Estado como garante da redistribuição das riquezas. O Estado Providência, ainda invocado nos discursos, transformou-se paulatinamente no Estado Mínimo, destinado a conter a revolta dos segmentos populacionais desinteressantes do ponto de vista do capital – os reformados, os desempregados, os estudantes, os pobres em geral.

Podemos analisar os casos particulares das transformações ocorridas na Saúde e na Educação.
Ou como a Segurança social se transformou num instrumento de pressão para que o trabalhador desempregado aceite a desqualificação de um emprego qualquer, sob chantagem.
Ou ainda como as pensões de reforma se foram rapidamente reduzindo, a pretexto da falácia do aumento da esperança de vida e da redução da natalidade.

Qual o papel das forças armadas e de segurança em geral no contexto actual da fusão de ambas as suas funções, num panorama esquizofrénico em torno da ameaça terrorista e criminalidade?

Quais as novas formas de que se vem revestindo a ligação entre o capital e o aparelho de Estado, com os mecanismos de contratualização, privatização, parcerias público-privadas, adjudicação de serviços, etc.?

Qual o papel do Estado na formação da ideologia dominante, do consumismo, da teologia de mercado, da sacralização da concorrência, da atomização do indivíduo enquanto trabalhador e sua agregação enquanto massa de consumidores?

Finalmente, encaramos também com particular interesse, estudos de formas de organização da humanidade que apontam para a dispensabilidade dessa construção chamada Estado, mormente na sua forma capitalista de hoje. O estudo de alternativas organizativas para a produção e para a gestão da sociedade constituem formas de afirmação do pensamento libertário junto dos leitores dos Cadernos, em clara confrontação com as várias apresentações de um papel supostamente insubstituível do Estado, nomeadamente provenientes de quem admite uma sua mudança regeneradora.

Para que este «Caderno Luta Social» reflicta a diversidade de ângulos sob os quais se pode observar a actualidade e a vertente histórica do Estado, apelamos a todos os interessados para indicarem artigos (ou o título e um breve resumo do tema) com que se possam comprometer para a elaboração do Caderno (pedimos aos nossos colaboradores para consultarem os critérios
abaixo transcritos *).

Os artigos deverão ser entregues na sua forma final até 30 de Abril.
Gostaríamos de receber as propostas no prazo mais curto possível, para o endereço de e-mail seguinte: iniciativalutasocial@gmail.com

Um abraço solidário do Colectivo Luta Social.
……………………..

*Cadernos "LUTA SOCIAL" - Critérios para Publicação

1. O conteúdo dos Cadernos deve inserir-se no âmbito dos estatutos do colectivo LUTASOCIAL.


1.1. Os Cadernos visam constituir uma expressão da secular luta de classes e do combate anti-autoritário, contribuindo para a reflexão e o debate sobre os mesmos, dando relevo à divulgação da voz de quem não tem voz;
2. A colaboração nos Cadernos está aberta a quem neles queira intervir, dentro dos seguintes procedimentos:
2.1. Qualquer texto proposto para publicação será objecto de análise pelo colectivo LUTA SOCIAL
2.2. Aspectos que estejam em contradição com os princípios que enformam os estatutos do colectivo serão objecto de diálogo com o autor do texto proposto;
2.3. O colectivo LUTA SOCIAL poderá fazer acompanhar a publicação desse texto dos comentários que entender necessários, frisando assim os objectivos de debate e reflexão do colectivo;
2.4. Em caso de recusa de publicação, o colectivo LUTA SOCIAL não deixará de expor ao autor do texto os motivos dessa recusa.
3. Os artigos não assinados são da responsabilidade do colectivo LUTA SOCIAL; os que forem assinados são da responsabilidade do seu autor.

Related Link: http://www.luta-social.org
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]