user preferences

New Events

Iberia

no event posted in the last week

Upcoming Events

Iberia | A Esquerda

No upcoming events.

«LUTA SOCIAL» N.25 (março ) : EDITORIAL

category iberia | a esquerda | opinião / análise author Monday March 12, 2007 10:45author by Associação de classe Interprofissional - AC-Interproauthor email acinterpro at gmail dot com Report this post to the editors

Mudar de política, sim…

Mudar de política, sim…
… eles dizem isso num sentido, o povo entende-o noutro.


Editorial

Mudar de política, sim…
… eles dizem isso num sentido, o povo entende-o noutro.


Quando uma central sindical apela para mudança de política, está no seu direito, porém não é a força sindical propriamente dita, não é a base dos trabalhadores que o faz. É uma cúpula que tem vindo a substituir-se paulatinamente, com o andar dos anos, à cúpula dos próprios partidos ditos de «esquerda» ou «operários».

Então, temos em Portugal uma situação de marasmo. Este marasmo é que impede as forças sociais de avançarem no seu próprio terreno, porque a energia dos trabalhadores é desviada para lutas político partidárias e dentro do sistema.

Romper o ciclo vicioso é possível, é necessário e é desejável. Mas para ESTA outra política é necessária uma dupla mudança: do paradigma de luta dos trabalhadores e dos poucos militantes e activistas com sentido classista que restam nas fileiras dos sindicatos, por um lado.

Por outro, é necessária uma maturação das forças anti-autoritárias e anti-capitalistas, pois a estratégia mais eficaz é de agir ao nível local, para melhor pesar ao nível global, nos momentos decisivos.

Se não lutarmos nós mesm@s por nossas causas, se não fizermos tudo o que é preciso para elas triunfarem, quem o fará? … não esperemos que os políticos nos venham salvar.

Related Link: http://www.acinterpro.org
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]