user preferences

Search author name words: Francisco Trindade

O Banco Mundial contra a biosegurança

category internacional | imperialismo / guerra | other libertarian press author Monday September 04, 2006 16:54author by Francisco Trindade Report this post to the editors

O Banco Mundial contra a biosegurança

O Banco Mundial contra a biosegurança

Apresentamos o novo texto do blog http://www.franciscotrindade.blogspot.com

Texto intitulado

O Banco Mundial contra a biosegurança

Segue-se excerto do texto que pode ser lido na íntegra em
http://www.franciscotrindade.blogspot.com

O papel fundamental do Banco Mundial não é actuar como instituição financeira, mas marcar políticas para os países, aplainando o caminho para que as corporações privadas possam actuar posteriormente com garantias legais nas nações. Fazem isto com uma mistura de empréstimos teoricamente “suaves” (com todo o tipo de condições e que, para os devolver, custam sangue aos países receptores), uma percentagem de empréstimos comuns, e outro de empréstimos a fundo perdido.
Estes últimos, que aparecem como doações, são na realidade os mais caros, porque são os que preparam o terreno para o avanço das transnacionais em áreas onde de outra forma não teriam podido entrar ou lhes teria resultado bem mais custoso em reputação e dinheiro. Um exemplo típico desta última forma de actuação constituem-no os projectos financiados através do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, nas suas siglas em inglês). Este é administrado pelo Banco, juntamente com os programas de meio ambiente e desenvolvimento das Nações Unidas (PNUMA e PNUD).
Dentro da linha de Biodiversidade do GEF encontram-se, por exemplo, o Corredor Biológico Meso¬americano e outros exemplos de legitimação do uso industrial da biodiversidade, a justificação da biopirataria e o deslocamento em nome da “conservação” de camponeses e indígenas dos seus territórios ancestrais, bem como a alienação dos sistemas de manejo florestal comunitário introduzindo-os no “mercado de serviços ambientais”. Neste contexto, não podia faltar a promoção e justificação dos transgénicos, operada através dos mal chamados projectos de biosegurança.


Textos de ontem:

PELA PODEROSA PALAVRA PORTUGUESA
A América Latina frente à globalização
Um crime de guerra?
Solução à vista

Saudações proudhonianas
Até breve
Francisco Trindade

Related Link: http://www.franciscotrindade.blogspot.com/
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]