user preferences

Entrevista com a Comandante do YPJ em Kobane: Kobane não cairá

category internacional | imperialismo / guerra | entrevista author Tuesday October 14, 2014 14:31author by Sedut Sur e Özgür Gündem - Rojava Report Report this post to the editors

Kobane não cairá

O Trecho a seguir é a tradução de uma nova entrevista com Meysa Ebdo, uma comandante da YPG/YPJ em Kobane, no qual ela aborda o curso da batalha e seu amplo significado para as relações entre os curdos e a Turquia. A entrevista foi conduzida por Sedut Sur para a ANF e realizada por Özgür Gündem.
Kobane resiste!
Kobane resiste!

- Os ataques das gangues do ISIS em Kobane estão entrando em seu 24° dia e a luta agora está se desenrolando na própria cidade. Você poderia falar um pouco sobre as condições atuais dentro de Kobane?

Os ataques contra nós estão ocorrendo por volta de um ano e meio. O ISIS agora está se utilizando de todos os meios ao seu alcance para nos atacar. Nosso povo, juntamente com o YPG/YPJ, tem enfrentado esses ataques com um grande espírito de resistência. Nós perdermos mártires em cada vila e em cada colina. Entretanto, o nosso objetivo é proteger o nosso povo e a nossa terra. Os últimos ataques começaram em cinco frentes ao mesmo tempo. O ISIS reuniu forças de todo o Iraque, Síria e está nos atacando ferozmente, utilizando de suas armas terrestres mais pesadas contra nós. A nossa resistência entrou em seu 240 dia e seu objetivo e sonho é fazer Kobane se render. Todavia, nós do YPG/YPJ assim como o povo curdo, temos mostrado a nós mesmos um grande exemplo de resistência. As gangues também sofreram muitos golpes e retrocessos em Şengal (Sinjar), Maxmur e no cantão Cizire. Neste momento, eles mais uma vez dirigiram seus ataques contra Kobane que está sob embargo há um ano e meio. Eles sonharam em entrar em Kobane por Eid, porém, o espírito de sacrifício e resistência dos combatentes do YPG e pela honrosa posição exibida pelo nosso povo, estragou os sonhos do ISIS.

Para entrar em Kobane, as gangues do ISIS terão que passar sobre os nossos cadáveres. Eles não entrarão em qualquer parte da cidade sem passar por cima de nossos cadáveres. Dissemos que não abandonaríamos qualquer posição antes de morrer, e nos locais aonde eles entraram na cidade, os combatentes do YPG resistiram heroicamente, e nunca se renderam e prosseguiram até ser martirizados. Não houve nenhum lugar no qual tenhamos nos retirado e não haverá. Nosso amigos martirizados nos fizeram determinar que o ISIS não entrará na cidade a menos que seja sobre os nossos cadáveres. Apenas se morrermos o ISIS poderá entrar. Fora disso, não há nenhuma outra forma. Não há nenhum bairro ou rua pela qual elas tenham passado em que nossos camaradas não tenham sido martirizados. Deixe-nos, o povo sabe disso muito bem: os nossos combatentes que estão resistindo com um espírito de resistência sacrificial, nunca se renderão e jamais deixarão as posições sem mártires.
Os primeiros locais a serem invadidos na cidade foram as regiões sul e leste na Avenida 48 e isso foi um inferno para eles. Os nossos heróis morreram heroicamente, no entanto, nos locais aonde eles primeiro entraram, estes sofreram mais perdas do que poderiam ser contadas. Podemos dizer que centenas de combatentes do ISIS foram mortos desde que entraram na cidade. Os combatentes do ISIS contam com armamentos pesados. Eles estão lutando com tanques, artilharia e foguetes, mas eles têm sofrido muitos golpes. Eles sofreram muitas perdas e tem experimentado um sério retrocesso. Até agora, temos encarado as gangues do ISIS com armadilhas e emboscadas, táticas de defesa criativas e uma determinação sacrificial e nós transformamos os primeiros locais invadidos – o extremo sul da cidade e a 48° avenida - num inferno. E a partir de agora, Kobane continuará a ser um inferno para eles. Muitos tanques do ISIS, armamentos pesados e Dushkas foram destruídos. Nesse sentido, posso afirmar que eles têm recebido golpes muito duros.

- Antes de entrar na cidade, o ISIS lançou fortes ataques contra a colina de Miştenur por dois dias e os combatentes do YPG/YPJ apresentaram grande resistência nessa colina. Você pode falar um pouco sobre a resistência que tomou parte nessa colina?

Antes de entrarem em Kobane, uma grande resistência foi exibida na colina de Miştenur. Na realidade, podemos facilmente denominar como a lenda de Miştenur. A colina de Miştenur foi atacada com diversas armas pesadas, tanto ao sul quanto ao leste da vila de Helincê. Antes de fazerem isso em Miştenur, seus ataques foram paulatinamente frustrados. As gangues que avançaram da frente de Helincê perderam dezenas de homens e estes então cercaram Miştenur por todos os lados. Agora o ISIS está aumentando seus ataques a Miştenur ao leste e ao sul.

Muito pode ser dito a respeito de Miştenur. Quando o ISIS estava a beira de tomar Miştenur, nossa camarada Arîn Mîrkan, se infiltrou nas gangues em direção ao oeste e realizou um ataque suicida no qual diversos membros das gangues foram mortos. Sabemos que o ISIS perdeu dezenas de combatentes neste ataque. A nossa camarada Arîn e os nossos outros camaradas que resistiram até a morte em suas posições, demonstraram uma resistência lendária em Miştenur. Dissemos desde o início que “eles só iriam passar sobre os nossos cadáveres.” E com a resistência na colina em Miştenur, nós mostramos isso. Graças à camarada Arîn Mîrkan podemos ver os nossos camaradas que resistiram heroicamente em Miştenur e se uniram ao comboio dos mártires. Arîn se tornou uma inspiração a todos os nossos combatentes a resistirem em espírito de sacrifício. Ela se tornou o nome da resistência.

- A partir de ontem o povo curdo no norte do Curdistão e nas metrópoles da Turquia e da Europa, tem se tornado uma provável Kobane. O que você pode dizer sobre estes Serhildans (levantes)?

Nós temos aprendido com os Serhildans que vêm irrompendo no Curdistão e, em especial, em Mardin e Amed (Diyarbakir) desde ontem. Eu quero dizer isso. Há vários exemplos de heroísmo nessa resistência. Essa não é apenas a defesa de uma região, essa é a defesa de uma nação e de um povo. Kobane é um castelo de resistência para o povo curdo e o castelo de sua existência. É um castelo aonde sua política de negação e extermínio foram rompidas e foi fundado um sistema por uma vida livre. A resistência Kobane é para os curdos o sinônimo de uma vida livre. Por esse motivo, essa resistência é uma resistência das quatro partes do Curdistão e os Serhildans que estão eclodindo em todas as partes, estão os transformando em Kobane. O nosso povo que vive no norte do Curdistão e na Europa está nos dando grande força e moral. Ele está quebrando o suporte que os [poderes] hegemônicos deram ao ISIS. A aliança de poderes hegemônicos internacional em Kobane não fora criada somente para tomar uma região. Foi feito para destruir a liberdade do povo curdo. Esses poderes conspiratórios querem pegar a sua política de negação, que eles tem mantido por anos, e implementá-la em Kobane. Neste sentido, Kobane significa as quatro partes do Curdistão. Os serhildans nas quatro regiões do Curdistão e do norte do Curdistão, em particular, bem como o Serhildans de nossos povos que vivem na Europa, devem prosseguir. Se Kobane cair, todo o Curdistão e todas as cidades da Europa cairão junto à Kobane. Nós conhecemos e confiamos em nossos povos sobre esse assunto.

- Combatentes de outros povos vieram e se uniram à resistência em Kobane. Como você avalia isso?

Os outros povos oprimidos da região devem saber bem disso: Kobane não é somente um símbolo de libertação e de liberdade do Curdistão, mas um símbolo de liberdade de todos os povos da região. Todos os povos têm tomado o seu lugar nesta resistência. Perdemos 10 de nossos amigos árabes nessa resistência. Um de nossos camaradas turcos do MLKP oi martirizado na resistência em Miştenur. Todos os povos tem tido um lugar nessa resistência e são exemplos de uma resistência histórica. Todos os povos da região estão se unindo em torno de Kobane contra o ISIS e as políticas de destruição que os poderes sujos a quem eles representam. A resistência em Kobane é a resistência popular, não é somente a resistência do povo curdo.

“Se Kobane cair, a Turquia também cairá”

- Num discurso de ontem do presidente Tayyip Erdoğan afirma: “Kobane caiu, cairá.” O que você pode dizer sobre isso?

Os ataques do ISIS têm se desenvolvido como conceito e este se tornou mais claro nos últimos dias: o Estado turco tem um discurso muito ambíguo, estão dizendo que eles não fornecem suporte, mas todos os desenvolvimentos sinalizam que o estado turco conta com uma parte nessa questão. O estado turco deve abandonar imediatamente essas políticas ou haverá um enorme desastre. E será o Estado turco quem perderá. A resistência Kobane é uma resistência para criar uma Turquia democrática. Ao mesmo tempo, é uma resistência pela democratização do Iraque, Irã e Síria no Oriente Médio. Nesse sentido, Erdoğan deve saber que se Kobane cair, a Turquia também cairá e isso será um desastre. Erdoğan está dizendo: ‘ele caiu, cairá.’ Erdoğan está sonhando e somente poderia sonhar com a queda de Kobane. Kobane não está caindo e não irá cair. Eu quero pergunta o seguinte: Os funcionários do Estado turco têm em conta quantos milhões de curdos sacrificados cada membro do Estado turco terá em suas mãos? Ao mesmo tempo, o povo turco precisa se insurgir contra essa política como fez o nosso camarada do MLKP martirizado.

- Você considera os ataques aéreos contra o ISIS em Kobane pelas forças da coligação suficientes?

Podemos dizer que as forças da coalizão estavam atrasadas na decisão de atacar o ISIS. Eles tomaram essas decisões muito tarde. Estes não eram ataques com resultados efetivos. No entanto, nos últimos dois dias, podemos dizer que os ataques aéreos pelas forças de coalizão afetaram os ataques das gangues. A luta agora é dentro da cidade e, assim, a coordenação conosco precisa aumentar. Se as forças de coalizão realmente querem exterminar o ISIS e são sinceras sobre esse assunto, lembro que quase todas as forças do ISIS no Iraque e na Síria estão em torno de Kobanê. Em seguida, eles devem continuamente e de forma mais eficaz atacar as gangues do ISIS que estão em volta de Kobanê e em lugares próximos de Kobanê em coordenação total conosco. Se o ISIS é derrotado em Kobanê, ele será derrotado em todos os lugares. Podemos dizer que os ataques ao longo dos últimos dois dias têm sido positivos. A coalizão também precisa nos dar apoio com armas e munições. Porque fomos cercados por todos os lados e não temos armas pesadas. Nós não permitimos o ISIS passar até agora, usando os nossos fuzis Kalashnikov. Que ninguém tenha a idéia errada, mesmo sob as atuais circunstâncias, nós iremos lutar contra o ISIS por anos, mas a coalizão precisa nos apoiar com armas.

"A resistência em Kobane é a resistência das mulheres"

- O Que gostaria de dizer, em conclusão?

Gostaria de abordar a resistência das mulheres que está ocorrendo em Kobane. A grande resistência está ocorrendo em Kobanê. Podemos dizer que a resistência Kobanê é, em particular, a resistência das mulheres. Podemos ver, mais recentemente, na pessoa de Arîn Mîrkan a liderança sacrificial que as mulheres têm demonstrado na resistência Kobane. Esta resistência também nos mostra até que ponto, surgiu uma mulher curda livre. A resistência crescerá por causa da Arîn Mîrkan e a liderança das mulheres e esses ataques irão prosseguir. Eu quero dizer isso ao povo do Curdistão e para toda a humanidade. Esta resistência é uma resistência de todos os povos e, no fundo, a resistência da humanidade contra a quadrilha suja, desumana do ISIS. Kobane é a resistência da humanidade. Queremos toda a humanidade para apoiar esta resistência. Estamos honrando a memória de nossos mártires que foram mortos nos serhildans no Norte, e oferecemos nossas condolências à sua família e ao seu povo.

Tradução. A. Thomazini
Revisão: Rafael V.

Related Link: http://rojavareport.wordpress.com/2014/10/09/interview-with-ypj-commander-in-kobane-kobane-will-not-fall/
author by Vanecleudia f.lozeiro silva - Brasileirapublication date Tue Oct 21, 2014 01:29author email vaninhalouzeiro1982 at hotmail dot comauthor address rua 222 qd 01 lt 20author phone 55 62 91440373Report this post to the editors

Gostaria de estar na Turkia colaborando com essa açao

author by donna1205 - rainbow friendspublication date Thu Jul 20, 2023 15:44author address author phone Report this post to the editors

Wow! terrific post. This is fascinating. I'm pleased. I've been drop right here, such a really good blog site you have. I really hope you message more maintain posting.

 
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]