Benutzereinstellungen

Neue Veranstaltungshinweise

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

Es wurden keine neuen Veranstaltungshinweise in der letzten Woche veröffentlicht

Kommende Veranstaltungen

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana | História

Keine kommenden Veranstaltungen veröffentlicht

Filosofia da História - Mikhail Bakunin

category brazil/guyana/suriname/fguiana | história | link para pdf author Wednesday August 20, 2014 05:30author by Grupo de Estudos Anarquistas do piauí - GEAPIauthor email geapi.phb at riseup dot net Report this post to the editors

É com prazer que o GEAPI - Grupo de Estudos Anarquistas do Piauí disponibiliza mais uma tradução!

Coincidindo com a data aclamada como o "dia do Historiador" (19.08.), disponibilizamos a tradução de parte do livro "Escritos de filosofía politica - Vol I", uma compilação de textos de Mikhail Bakunin realizada por G. P. Maximoff. O Capítulo chama-se "Filosofia da História", e acreditamos que não servirá somente axs historiadorxs, mas para tod@s militantes anarquistas.
Capa
Capa

Leia ou faça download do livreto "Filosofia da História" pelo seguinte link:

Verwandter Link: http://anarquistas-pi.blogspot.com.br/2014/08/mikhail-bakunin-filosofia-da-historia.html
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana | História | pt

Fri 19 Apr, 04:51

browse text browse image

fag.png imageHá 48 anos do Golpe Militar: Memória, Verdade e Justiça! 07:40 Thu 05 Jul by Federação Anarquista Gaúcha 0 comments

Resultado de uma conspiração que envolveu setores empresariais, a grande imprensa, setores religiosos conservadores e militares, a ditadura civil-militar que se iniciou em abril de 1964 cumpriu o objetivo das elites econômicas e políticas de nosso país de calar as lutas dos trabalhadores que vinham se desenvolvendo com vigor no campo e nas cidades, pautando uma série de reformas estruturais com o intuito de garantir maiores direitos e condições de vida mais dignas aos oprimidos.

textHistórias classistas do anarquismo no Brasil e RGS 10:30 Thu 18 May by secretaria de formação 1 comments

Solidariedade operária; democracia de base; internacionalismo; ação direta; táticas de greve, boicotagem e sabotagem; combate ao burocratismo e corporativismo sindical; independência de classe; anti-capitalismo; favorecimento de uma cultura de emancipação são princípios que vão caracterizar o sindicalismo de orientação libertária em todo o mundo.
No Brasil a atuação dos anarquistas se deu predominantemente dentro de organizações operárias de orientação sindicalista revolucionária e em grupos específicos libertários destinados à propaganda e em alguns casos, à articulação da atividade no movimento operário.

imageContra a Memória Maldita de 1964: Fora Militares! Da Política e Das Ruas! Mar 31 by CAB 0 comments

No dia primeiro de abril, dia da mentira (31 de março para os golpistas), há exatos 56 anos, forças militares ligadas ao empresariado brasileiro, ao imperialismo e aos setores mais reacionários da classe dominante operaram um golpe militar que jogaria o país numa longa noite de escuridão.

imageSindicatos no Brasil Aug 31 by Marcus Vinicius de Marchi Faria 0 comments

No final da década de 1970, mas especificamente no ano de 1978, após 10 anos de estagnação política do movimento operário que tem como um último grande momento as mobilizações da categoria no ano de 1968, causado especialmente pela repressão da ditadura civil-militar e pelo atrelamento cada vez mais dos sindicatos a um plano oficial de supercontrole do governo, o sindicalismo brasileiro passa a ter novamente o seu papel de protagonista entre as formas de contestação do sistema político, social, econômico, cultural e, principalmente, organizacional do ponto de vista enfrentamento capital versus trabalho. Esse artigo pretende retomar aspectos básicos do sindicalismo no Brasil, a partir da criação da Confederação Operária Brasileira e, apontar como os momentos de maior radicalização do movimento sindical no Brasil foram os que, em certa medida, tiveram uma ampla participação de base e sem controle centralizado de ideologias autoritárias tantos de esquerda como de direita e, ou, corporativistas.

imageLula, Maluf e a memória operária Jul 07 by Bruno Lima Rocha 0 comments

O líder sindical Santo Dias foi assassinado em 1979, com um tiro nas costas, pela Polícia Militar de São Paulo, sob as ordens do então governador arenista Paulo Maluf. Se estivesse vivo, Dias completaria 70 anos e veria o seu antigo companheiro de luta apertar a mão do algoz que lhe tirou a vida.

text1º de Maio: Luta e Resistência Mar 15 by Coletivo Pró Organização Anarquista em Goiás 0 comments

"Virá o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso que as vozes que nos estrangulais hoje".
O primeiro de Maio já foi um dia de luta e resistência operária. Neste dia os trabalhadores iam as ruas cobrar seus direitos através da ação direta popular. Durante muito tempo o dia do trabalhador foi marcado por inúmeras manifestações populares e também pela forte repressão estatal e burguesa contra os movimentos sociais combativos.

imageHá 48 anos do Golpe Militar: Memória, Verdade e Justiça! Jul 05 FAG 0 comments

Resultado de uma conspiração que envolveu setores empresariais, a grande imprensa, setores religiosos conservadores e militares, a ditadura civil-militar que se iniciou em abril de 1964 cumpriu o objetivo das elites econômicas e políticas de nosso país de calar as lutas dos trabalhadores que vinham se desenvolvendo com vigor no campo e nas cidades, pautando uma série de reformas estruturais com o intuito de garantir maiores direitos e condições de vida mais dignas aos oprimidos.

© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]