user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

A Copa do Mundo e o poder de agendamento – 1

category brazil/guyana/suriname/fguiana | community struggles | opinião / análise author Friday June 27, 2014 10:39author by BrunoL - 1 of Anarkismo Editorial Groupauthor email blimarocha at gmail dot com Report this post to the editors

25 de junho de 2014, Bruno Lima Rocha

O tema das relações entre futebol e política é real, necessitando de um debate pautado pela análise rigorosa. Em 2014, esta correlação também se encontra presente, tendo começado pelas manifestações de 2013 durante a Copa das Confederações; passando pelo clima de pânico instaurado com o slogan: “imagina na Copa?”; e materializado em dois campos de ação simultâneos ocorrendo durante a competição. No presente artigo analisamos a tabelinha entre mídia e política e no seguinte, a ação de massas.
O tema das relações entre futebol e política é real, tendo começado pelas manifestações de 2013 durante a Copa das Confederações.
O tema das relações entre futebol e política é real, tendo começado pelas manifestações de 2013 durante a Copa das Confederações.

Os grandes eventos esportivos têm o poder de impor a sua realização como a agenda mais relevante durante o acontecimento. No caso da Copa do Mundo do Brasil, esta é uma evidência. Por mais poder que tenha a FIFA, e ainda que o futebol seja o esporte mais popular do planeta, este fenômeno não ocorreria sem a capacidade das indústrias de mídia em transformar o espetáculo na forma mercadoria em um evento massivo e onipresente. É tamanho o agendamento do campeonato mundial dirigido por Joseph Blatter que este demarca a ante-sala da política nacional em pleno ano de eleições presidenciais.

Na primeira fila observamos o evidente sucesso da Copa, marcado pela adesão massiva da população e o triste papel midiático. A figura da indústria promotora do evento subordina o nobre (e controverso) rol do jornalismo como bastião de toda e qualquer forma de democracia; o legado de coleguinhas como João Saldanha não se encontra presente.

Nota-se uma aliança um tanto inesperada. O governo de turno, de centro-direita e com um verniz de “esquerda”, caracteriza as empresas líderes da comunicação social como o principal partido de oposição, estando estas alinhadas – hegemonicamente – ao pensamento pró-ocidental e neoliberal. Concordo com a caracterização e vejo que, com a promoção do evento da FIFA, os conglomerados detentores dos licenciamentos o promovem de forma acrítica.

No campo oposto, de perfil baixo e discreto, a oposição política, notadamente de perfil udenista e atendendo pelo neologismo de “coxinha”, termina por torcer contra o sucesso tanto do evento como da seleção brasileira. A lógica é simplória e pragmática. Se o Brasil ganhar no campo o clima de euforia terminaria por favorecer a reeleição da herdeira de Lula. Como se sabe, com uma eventual eliminação do time da CBF, a campanha inicia de forma antecipada, passando a ser o tema mais relevante.

Tanto para o Planalto como para as empresas de TV - de sinal aberto ou por assinatura - este sonho da UDN seria o pior dos pesadelos.

Artigo originalmente publicado no blog de Ricardo Noblat

Related Link: http://estrategiaeanalise.com.br/artigos/a-copa-do-mundo-e-o-poder-de-agendamento-%E2%80%93-1,7ce279829f6f22d880f1b4ddbf4ec582+01.html
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]