user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Revista "Socialismo Libertário" num. 2

category brazil/guyana/suriname/fguiana | movimento anarquista | link para pdf author Wednesday January 29, 2014 03:59author by Coordenação Anarquista Brasileira (CAB) Report this post to the editors

Em janeiro de 2013 a CAB publica o segundo número de sua revista "Socialismo Libertário". Seguem abaixo o sumário e o editorial da revista com os links para os artigos na internet. O download da revista em PDF também pode ser aqui realizado. [English]
capa_peq_2.jpg


Revista "Socialismo Libertário" num. 2


Em janeiro de 2013 a CAB publica o segundo número de sua revista "Socialismo Libertário". Seguem abaixo o sumário e o editorial da revista com os links para os artigos na internet. O download da revista em PDF também pode ser aqui realizado.

Revista Socialismo Libertário num. 2
Baixe aqui a revista em PDF

Sumário:



Editorial


Esse segundo número da revista Socialismo Libertário concentra-se sobre o tema teoria e ideologia, que vem sendo discutido há anos em nossa corrente e que, no último período, recebeu atenção destacada das organizações da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB).

Não se trata, como eventualmente poderia parecer, de um esforço intelectual puramente abstrato: essa discussão, apesar de passar por temas epistemológicos e teórico-conceituais em alguma medida complexos, possui, para nós, implicações práticas muito importantes. Por meio daquilo que agora se discute, conforme apontamos no primeiro texto, buscamos forjar as bases para respostas de um conjunto de questões básicas. “O que é o anarquismo? O que o caracteriza historicamente como tal? Qual é o nosso vínculo com os clássicos anarquistas? O anarquismo é uma ferramenta para teorizar sobre a sociedade, uma prática política que tem por objetivo transformá-la ou ambas as coisas? Devemos utilizar autores de fora do campo anarquista para compreender a sociedade que vivemos? Em que medida nossa maneira de teorizar sobre a sociedade afeta nossa ideologia e vice-versa? Existe socialismo científico? Em suma, trata-se de uma discussão antiga e complexa, que extrapola muito o campo anarquista e que tem por objetivo fornecer respostas para as nossas tentativas de compreender a sociedade em que vivemos e as melhores estratégias para nela intervir, tendo por base nossos princípios e nossa estratégia geral, e visando estabelecer um processo revolucionário de transformação rumo ao socialismo libertário.”

Os textos aqui apresentados inserem-se em um processo mais geral – que vem sendo levado a cabo de maneira mais efetiva desde meados de 2012, com a fundação da CAB – de estabelecimento de bases comuns e aprofundamento de posições para o caminho que pretendemos trilhar nos próximos anos, rumo a uma organização nacional.

Esse ano de 2013 foi importante pelo ciclo de lutas em escala nacional, com o qual todas nossas organizações se envolveram. Com a ascensão das mobilizações, o anarquismo também ganhou destaque e, de uma maneira ou outra, a CAB tem colhido bons frutos desse processo. Esperamos que essa edição da revista possa contribuir com esse fortalecimento do anarquismo especifista no cenário das lutas que vêm sendo travadas nos mais diversos espaços sociais.

Viva a revolução social! Viva o anarquismo!
Rumo à organização nacional!

Coordenação Anarquista Brasileira. Dezembro de 2013

author by Revisorpublication date Wed Jan 29, 2014 04:41author address author phone Report this post to the editors

No último parágrafo do Editorial, se lê "2012", mas na revista o ano correto era 2013.

author by CABpublication date Thu Jan 30, 2014 02:37author address author phone Report this post to the editors

Revisor, na revista está certo. Aqui no site já arrumamos. Valeu pelo toque. Ab.,

 
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]