Benutzereinstellungen

Neue Veranstaltungshinweise

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

Es wurden keine neuen Veranstaltungshinweise in der letzten Woche veröffentlicht

Kommende Veranstaltungen

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana | Imperialismo / Guerra

Keine kommenden Veranstaltungen veröffentlicht

Coréias, conflito permanente e beligerância incompleta

category brazil/guyana/suriname/fguiana | imperialismo / guerra | opinião / análise author Wednesday May 08, 2013 08:52author by Bruno Lima Rocha Report this post to the editors

O conflito entre as duas Coréias é uma permanência do período da Guerra Fria que se mantêm nos dias atuais; para sair da encruzilhada em duas arenas simultâneas, a metade Norte precisa continuar pressionando Seul e Washington.
coreias_peninsula.jpg

Ao completar sessenta anos do fim da Guerra da Coréia, o mais longo conflito do planeta ultrapassou o período da bipolaridade como um marco permanente da Guerra Fria na Ásia. A península da Coréia é a zona de maior concentração de tropas profissionais do mundo e vive em estado de guerra, com nível de alerta alto, desde a divisão em dois países. Neste contexto, ambas as sociedades foram recriadas dentro de uma lógica de modernização urbana. Para a metade norte, a capacidade bélica é essencial como fator dissuasório de uma guerra de conquista do Sul e a conseqüente liquidação do regime e, por conseqüência, deste modelo de sociedade. Esta é a razão fundamental para a escalada das ameaças beligerantes. Como herdeiro e neto do patrono do país, Kim Il-sung, o atual mandatário Kim Jong-un necessita do ambiente de conflito embora não deseje a guerra.

Caso o confronto venha a ocorrer, talvez a Coréia do Norte não resista sequer uma semana aos ataques aéreos e por tanto necessita de alguma vantagem tática. Esta seria a mobilidade de seus lançadores de mísseis nucleares, que com certa constância aparecem em manobras militares de forma bastante ostensiva. Estes lançadores móveis (acoplados em caminhões militares de seis a oito eixos), podem lançar mísseis contra alvos distantes até 10.000 kms. O Japão e algumas bases dos EUA são alvos prováveis. Seul, em caso de ataque, não poderia ser quase totalmente destruída. Somente esta possibilidade aponta para algumas alternativas de resposta pelos sul-coreanos, dentre estas uma de tipo fulminante.

Uma possibilidade é que o aliado dos EUA aceite de um cessar fogo, alcançando a vontade política do novo governante norte-coreano de permanecer para assim provar ser capaz de exercer um Poder Executivo forte diante de generais contemporâneos de seu avô, fundador do país. Simultaneamente, Pyongyang intenta congelar as projeções de poder dos EUA sobre a existência de um Estado que já fora satélite da União Soviética e da China. Hoje a sociedade norte-coreana sobrevive de ajuda humanitária, emissão de recursos de cidadãos emigrados econômicos, assim como de algumas empresas estatais, a maioria pertencendo as Forças Armadas do país. Da antiga geopolítica do planeta no período anterior, segue existindo estreita relação entre Beijing e Pyongyang, tanto através de auxílio, relações comerciais, como de livre fluxo de mercadorias e bens que cruzam pela fronteira seca de 1600 kms entre os dois países.

Da parte da Coréia do Sul, no caso de um conflito com a metade setentrional da península, haveria a chance de unificar o país, dobrar a área territorial sob jurisdição de Seul e, por fim, alçar-se à condição de potência regional também na arena militar. Com esta possível unidade coreana, haveria uma elevação de gastos centrais e uma realidade semelhante da Alemanha pós-unificação.

É fato, numa escalada de tensão e aumento de manobras militares, a contenção nunca é total. A probabilidade de guerra, embora pequena, é sempre real.

Bruno Lima Rocha

Artigo originalmente publicado no jornal quinzenal "Jornalismo B", de Porto Alegre; edição da 2ª quinzena de abril 2013

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana | Imperialismo / Guerra | pt

Thu 28 Mar, 16:52

browse text browse image

Sorry, no stories matched your search, maybe try again with different settings.

imageBolsonaro e o espelho retorcido com Trump Jan 21 by BrunoL 0 comments

O “trumpismo tropical” representa o conjunto de mensagens, signos, identidades políticas e posições reacionárias mesclando um passado conservador imaginário que relativiza o período colonial e a escravidão. Esse conjunto de horrores ganhou força com a eleição de Trump em 2016, não por acaso o mesmo ano em que o governo de centro de Dilma Rousseff sofreu um golpe de Estado apelidado de impeachment. Na sua condição subalterna, Bolsonaro apostou que uma relação “privilegiada” com o representante da extrema direita estadunidense poderia fornecer alguns ganhos na diplomacia e nas relações econômicas. Nada disso aconteceu.

imageA subserviência do exército de Caxias e sua estúpida retórica contra a Venezuela Jan 07 by BrunoL 0 comments

Assim que houve uma virada de mesa, quando o golpe com apelido de impeachment derruba o governo de centro da ex-ministra chefe da Casa Civil de Luiz Inácio, imediatamente os senadores tucanos Aloyisio Nunes Ferreira e José Serra avançaram de bom grado querendo ceder tudo para o Departamento de Estado do Império e petrolíferas amigas dos gringos. Na chamada guerra das redes, com a busca incessante por argumentos espantalhos, o país de Simón Bolívar e Ezequiel Zamora substituiu Cuba no imaginário da parcela brasileira do andar de cima e mais alinhada com o Comando Sul e o estilo “miamero” de estar no mundo. A questão se se segue é “por quê?”.

imageO ocaso da Escola de Defesa Sul americana, um fracasso planejado da integração regional em âmbito se... Oct 18 by BrunoL 0 comments

No início deste século, quando da conjunção de governos social-democratas e nacional-desenvolvimentistas fomentados pela Venezuela chavista e Aliança Bolivarian (ALBA), nossos países experimentaram um momento superior de aproximação e conjunção. De novo, longe estávamos de formar exércitos populares, como o republicano liberal-radical que enfrentou a invasão gringa, a ditadura de Santa Anna, fizeram a Guerra da Reforma e expulsaram os invasores franceses, mas era um passo relevante, em especial para os estamentos que formam a espinha dorsal das instituições castrenses. Neste sentido e com todos os “senões” a Escola de Defesa Sul Americana (EDSA) foi um dos passos mais audaciosos de integração regional na área de Defesa e Segurança já realizados.

image“Cristofobia” ou a simples subserviência: o discurso de Bolsonaro na ONU Oct 08 by BrunoL 0 comments

Mais uma vez, infelizmente, o Brasil fez, na figura do presidente Jair Bolsonaro, um papel ridículo, colonizado e subalterno. Não contente com isso, ainda flertou com a apostasia. Neste artigo abordamos o tenebroso pronunciamento daquele que governa o país, mas se submete, até psicologicamente, aos desígnios do empresário picareta e presidente dos EUA, Donald Trump.

imageO entreguismo fardado no Governo Bolsonaro: um projeto político. Sep 13 by BrunoL 0 comments

Essa campanha, de forte teor popular e participação direta – ainda que instrumentalizada pelo trabalhismo do governo eleito de Vargas - deu origem à decisão do Estado Brasileiro em criar a Petrobrás, em 1953[1]. De maneira geral, o entreguismo é caracterizado pela defesa da abdicação do uso dos recursos (naturais ou artificiais) que o país possui em prol do direito de uso destes mesmos recursos por uma potência estrangeira e suas empresas. Tal fenômeno é associado com algumas forças políticas. No período entre o final do Estado Novo e o golpe de 1º de abril de 1964, o partido político caracterizado como o mais entreguista era a União Democrática Nacional (UDN, abril de 1945-outubro de 1965). Dentro da extrema direita militar no período da Guerra Fria antes do golpe, havia um amplo setor Entreguista, meio caricato, para além da geração histórica da Escola Superior de Guerra (ESG).

more >>
Sorry, no press releases matched your search, maybe try again with different settings.
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]