Neue VeranstaltungshinweiseBrazil/Guyana/Suriname/FGuiana Es wurden keine neuen Veranstaltungshinweise in der letzten Woche veröffentlicht Kommende VeranstaltungenBrazil/Guyana/Suriname/FGuiana | Repressão / prisioneiros Keine kommenden Veranstaltungen veröffentlicht
|
Recent articles by Federação Anarquista Gaúcha
Em Apoio ao Povo em Luta na Colômbia May 12 21 Decreto de Garantia da Lei e da Ordem e o desgoverno dos factoides Dec 11 19 La lutte de Marielle Franco continue! Mar 29 18 Nosso site está suspenso!![]() ![]() ![]() ![]() Como não acreditamos em coincidências, só temos algo a dizer: Seguiremos em luta! Não passarão! NOSSO SITE ESTÁ SUSPENSO!Na manhã de hoje, quinta feira, dia 04 de Abril, às vésperas de um novo ato contra o aumento das passagens de ônibus e pela redução da tarifa a R$2,60 sem a retirada de nenhum direito, fomos surpreendidos com a “suspensão” de nossa conta na rede. Muito coincidentemente, essa suspensão ocorre a menos de uma semana, após um grande ato contra o aumento das passagens, reunindo 10 mil pessoas. Neste ato estivemos difundindo nosso material de opinião, o qual teve grande circulação e boa adesão. Além de difundir o material nos atos também estivemos circulando pela internet. Como não acreditamos em coincidências, só temos algo a dizer: Seguiremos em luta! Não passarão! Federação Anarquista Gaúcha - CAB |
HauptseiteElements of Anarchist Theory and Strategy 19 de Julio: Cuando el pueblo se levanta, escribe la historia International anarchist solidarity against Turkish state repression Declaración Anarquista Internacional por el Primero de Mayo, 2022 Le vieux monde opprime les femmes et les minorités de genre. Leur force le détruira ! Against Militarism and War: For self-organised struggle and social revolution Declaração anarquista internacional sobre a pandemia da Covid-19 Anarchist Theory and History in Global Perspective Capitalism, Anti-Capitalism and Popular Organisation [Booklet] Reflexiones sobre la situación de Afganistán South Africa: Historic rupture or warring brothers again? Death or Renewal: Is the Climate Crisis the Final Crisis? Gleichheit und Freiheit stehen nicht zur Debatte! Contre la guerre au Kurdistan irakien, contre la traîtrise du PDK Meurtre de Clément Méric : l’enjeu politique du procès en appel Comunicado sobre el Paro Nacional y las Jornadas de Protesta en Colombia The Broken Promises of Vietnam Premier Mai : Un coup porté contre l’un·e d’entre nous est un coup porté contre nous tou·tes Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana | Repressão / prisioneiros | News Report | pt Sat 04 Feb, 16:48
Integrantes da Trupe Olho da Rua, companhia de teatro de rua, foram cercados, ameaçados e um dos seus integrantes foi preso pela PM de Santos na tarde deste domingo, 30 de Outubro. Fotos do ato contra o aumento da tarifa de ônibus em Porto Alegre ocorrido no dia 27/03/2013. O ato foi marcado pela tentativa de ocupação da prefeitura e por repressão da Brigada Militar. O Estado, os setores conservadores e o capital estão a todo o momento tentando criminalizar os movimentos sociais. Basta observar a situação nos últimos anos no Rio Grande do Sul, a manutenção de Cesare Battisti no cárcere, as perseguições e prisões de militantes do Movimento Passe Livre e tantos outros exemplos. Em função dessas questões que o Pró-Coletivo Anarquista Organizado chamou a organização de um Comitê para barrar a criminalização dos movimentos sociais. A Carta Dezembro de 2009 foi lançada na noite de quinta-feira, até as próximas horas outras organizações políticas, movimentos sociais e entidades de classes estarão assinando. É mais um passo para resistir e barrar a criminalização de todos-as os-as lutadores-as por justiça social.
Mais uma vez o estado mostra sua real face. Dessa vez contra nossos vizinhos Gaúchos da Federação Anarquista Gaúcha, que nesta quinta-feira, dia 29/10/2009, tiveram sua sede invadida, diversos materiais apreendidos e diversos militantes agora estão tendo que depor. Neste exato momento a Polícia Civil do RS sob o comando da governadora Yeda Crusius promove diligência na sede da Federação Anarquista Gaúcha (FAG). O mandado de segurança do governo busca apreender material de propaganda política contra o governo acusado de corrupção. Os cartazes abordam o empréstimo junto ao Banco Mundial e o assassinato do sem-terra Eltom Brum. [Castellano] [English] [Ελληνικά] [Italiano] [Français] O MST pede solidariedade. No dia 24 de junho denunciou para a audiência pública de direitos humanos e a imprensa o plano judicial-repressivo no estado do RS que pretende tirar a legalidade do movimento e dissolve-lo. 8 militantes são acusados de crimes contra a segurança nacional. Marchas são impedidas, acampamentos despejados, manifestações públicas reprimidas brutalmente pelo comando do Coronel Paulo Roberto Mendes. Os fortes interesses do agronegócio estão no ataque, com ele a justiça da classe dominante, o braço represivo, o poder da mídia, o governo corrupto de Yeda Crusius. A semana foi sacudida pelos metódos de ação direta e a dignidade peleadora das mulheres trabalhadoras do estado. Na terça-feira 04 de março a fazenda tarumã em Rosário do Sul amanheceu aos golpes de foice e facão fazendo justiça popular contra a propriedade da sueco finlandesa Stora Enso e a suas áreas daninhas de eucalipto invasoras da faixa de fronteira. Uma repressão brutal se desatou sobre 900 mulheres e 250 crianças sob as ordens do subcomandante Mendes e os socos e pontapés do coronel Lauro Binsfield e seus comandados. Cerca de 50 camponesas feridas por balas de borracha, estilhaços, incuído crianças, e duas presas.
Como se bastasse mandar a um ônibus da guarda municipal para espancar os catadores um dia após a marcha que o Movimento Nacional dos Catadores fez no centro da cidade, agora a prefeitura já entrou com o processo de desapropriação da casa das 80 famílias de catadores que vivem ao redor do aterro sanitário.
"Enquanto alguns guardas seguraram os dois catadores, os demais lhes bateram, com murros e tapas no rosto e no peito"
Há um tema delicado, uma forma de gerar o medo e criar factoides sem fim, vindos do Palácio do Planalto, durante o desgoverno de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes. O tema dos decretos de Garantia da Lei e da Ordem, além de ser uma herança maldita e esdrúxula da ditadura, é também uma imposição no texto constituinte, assim como a defesa interna atribuída aos quartéis - outra excrescência do governo da Arena de Sarney com o PMDB e sob tutela ainda da milicada – é uma tentação permanente de autoritarismo.
Na noite de 14 de março de 2018, uma 4ª feira no final do verão carioca, o centro da capital fluminense foi palco de um assassinato político. Possivelmente um crime por encomenda, os assassinatos da vereadora pelo PSOL-RJ, Marielle Franco e o motorista substituto de seu gabinete, Anderson Gomes, logo ganharam difusão internacional (ver BBC). Marielle era o exemplo do engajamento político na cidade partida.
No dia 16 de fevereiro de 2018, o governo ilegítimo capitaneado por Michel Temer, ex-vice presidente de Dilma Rousseff em um mandato e meio, decretou a intervenção federal no estado do Rio de Janeiro. Particularmente, não acredito em total congruência em política, como se a história pregressa e as condições estruturais pré-definissem todos os possíveis movimentos de atores individuais, agentes coletivos, instituições formais e redes mais ou menos formais de tomada de decisão e influência. O inverso é ainda mais verdadeiro. Não é possível admitir “coincidências” entre três fatores.
Texto de la CAB acerca de situación en Brasil. [Português] [English] [Italiano]
Desde as lutas iniciadas em junho de 2013 assistimos uma tentativa massiva da mídia burguesa em domesticar, sufocar ou capturar as pautas da luta popular. Os protesto de junho e dos meses seguintes, que tinham como principal foco, exigir pela força das ruas, direitos sociais (redução da passagem, saúde, melhoria da educação etc.) tentaram ser apropriados por seus adversários reacionários. more >>
Na última sexta-feira (16) o governo de Michel Temer (MDB) lançou um decreto que colocou a área da segurança pública do Estado do RJ sob o comando do exército brasileiro na figura de seu general Walter Braga Neto. Uma intervenção federal apresentada como solução ao que as elites dominantes chamam de “crise” na segurança pública e que deve ser entendida como um desdobramento do governo de choque já aplicado ao estado.
A educação pública do estado do RS no Brasil está a poucos dias de completar 2 meses de greve. O CPERS é um dos maiores sindicatos da América Latina em afiliações. Em assembléia geral da categoria, na última terça-feira dia 31 de outubro, foi aprovada em praça publica de frente o palácio do governo a continuação da greve e a solidariedade a FAG e os grupos libertários que foram alvo da operação policial da semana passada.
Desde o começo da matina a policia civil invadiu pelo menos 4 locais públicos com mandados de busca e apreensão e diz que tem investigado e pode prender nas próximas horas cerca de 30 suspeitos. O anarquismo volta ao noticiário de Porto Alegre, desta vez com a acusação de formação de quadrilha para a prática de crimes contra patrimônio publico e privado.
Nós da Federação Anarquista do Rio de Janeiro repudiamos veementemente os últimos atos de perseguição política promovida pelo Estado brasileiro no Rio de Janeiro. Deixamos aqui registrada nossa solidariedade aos companheiros e companheiras da Frente Independente Popular, da Organização Anarquista Terra e Liberdade e todos os outros muitos companheiros e companheiras (17 mandados) que amanheceram com intimações da Polícia Federal e da Polícia Civil batendo em suas portas. [English]
O Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares vem através desta se solidarizar com os companheiros gaúchos que estão sofrendo duramente com as invasões e perseguições da polícia militar e do governo Tarso (PT), culminando na invasão dos espaços Moinho Negro, Utopia e Luta e do Ateneu Libertário Batalha da Várzea, espaço social e político da nossa organização irmã Federação Anarquista Gaúcha (FAG), já invadido em junho. more >> |