preferenze utente

cerca nell'archivio del sito Cerca cerca nell'archivio del sito


Search comments

ricerca avanzata

Nuovi eventi

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

nessun evento segnalato nell'ultima settimana

Marco Feliciano e a política do grotesco

category brazil/guyana/suriname/fguiana | religião | opinião / análise author Sunday March 17, 2013 02:16author by Bruno Lima Rocha Segnalare questo messaggio alla redazione

O pastor e deputado federal pelo PSC de São Paulo, Marco Feliciano, tem trajetória no mínimo polêmica e é alvo da revolta de grupos de defesa dos DDHH e movimentos reivindicatórios.
pastormarcofelicianocdhm.jpg

Parece piada, mas é tragédia. O pastor Marco Feliciano (PSC-SP) à frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara é mais uma das faces grotescas, embora coerentes, da política profissional brasileira. Coerentemente, a maioria dos parlamentares, dirigentes partidários e ocupantes dos primeiros escalões dos três níveis de governo atua segundo os critérios da sobrevivência e da conveniência. Quando o alagoano Renan Calheiros foi eleito para a câmara alta e o potiguar Henrique Eduardo Alves para comandar a mesa dos deputados federais, o Brasil viu-se de joelhos perante uma legenda operando como federação de oligarquias e coligação de interesses.

Agora, o Legislativo expõe suas vísceras ao indicar um criacionista para uma Comissão que deveria defender o pensamento de vanguarda. Vale lembrar que Feliciano é pregador da Igreja Assembléia de Deus estando à frente do Ministério Tempo de Avivamento. Este ramo foi fundado por ele “através de uma visita do senhor de forma sobrenatural” segundo o domínio da internet que leva seu nome. Quando alguém afirma tamanho absurdo e é eleito deputado federal, pouco resta a comentar além da indignação.

Nada disso aconteceria, e este tipo de político jamais seria eleito, se o país tivesse uma severa Lei Anti-Seita e não houvesse tamanha permissividade na venda de horários nas grades de programação nos canais de TV privada. Vale a mesma crítica em escala maior, pois o Brasil convive com canais inteiros sob controle de entidades religiosas, dedicando boa parte ou a totalidade de sua programação para o proselitismo da fé. Em uma sociedade de iletrados, onde o analfabetismo funcional atravessa as opções pelo voto, pregar crendices como se fossem bênçãos é mais fácil do que explicar os mecanismos inflacionários ou os fatores estruturais da desigualdade. A ignorância transformada em poder político fortalece a bancada neopentecostal.

Feliciano é outro reflexo do abismo ideológico, pois a sensível melhoria da qualidade de vida dos brasileiros não veio acompanhada de um câmbio de mentalidades nas classes baixas. O resultado é esta combinação grotesca de representação política baseada no conservadorismo popular e teologia da prosperidade. No vale tudo pela tal da governabilidade, o loteamento de cargos e funções indicou o pregador da ignorância para um posto sensível. Ainda bem que houve reação popular. Agora é questão de tempo até que seja derrubado da referida presidência para salvar a imagem de aliados e correligionários.

Bruno Lima Rocha

Link esterno: http://estrategiaeanalise.com.br
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2001-2024 Anarkismo.net. Salvo indicazioni diversi da parte dell'autore di un articolo, tutto il contenuto del sito può essere liberamente utilizzato per fini non commerciali sulla rete ed altrove. Le opinioni espresse negli articoli sono quelle dei contributori degli articoli e non sono necessariamente condivise da Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]