user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

No Congresso, outra desgraça anunciada

category brazil/guyana/suriname/fguiana | a esquerda | opinião / análise author Monday February 11, 2013 02:52author by Bruno Lima Rocha Report this post to the editors

Renan Calheiros e Henrique Alves representam o padrão da cultura política profissional operante no Brasil praticando o jogo duro do toma lá dá cá sem fazerem muita questão de explicitar seus métodos.

renan_henrique.jpg

Faz parte dos enunciados de esquerda buscar coerência entre discurso e prática. Em tese, ser contraditório é um termo pejorativo, apontando para o rebaixamento do nível político. Para defenderem-se, os pragmáticos de sempre afirmam que a “contradição é do aliado”, do outro, do menos coerente e não de quem com este aliou-se. Qualquer semelhança na relação orgânica entre PT e PMDB, incluindo a desgraça anunciada de termos os peemedebistas Renan Calheiros (AL) como presidente do Congresso e Henrique Alves (RN) à frente da Câmara, não é nenhuma coincidência.

Se ainda há algo de relevante na análise das eleições para as mesas das casas legislativas, é fazer a crítica por esquerda. Tal processo veio sendo esmiuçado por todo janeiro, levantando trajetórias políticas em forma de prontuário. A vida pregressa e atual dos dois mui nobres e leais parlamentares eleitos por seus pares e apoiadores do governo de uma ex-guerrilheira é controversa, embora coerente. Se na recém eleita Mesa diretora do Senado, de seus 11 integrantes, seis respondem a inquérito ou ação penal no Supremo, eis a prova da coerência interna. Esta se reflete no voto dos 271 deputados federais para Henrique Alves e nos 56 senadores a apoiar Renan. É a síntese da conseqüência, “dize-me com quem andas e te direi quem tu és”. É impossível governar com o PMDB e uma boa parte da ARENA e sair impoluto. Não o foi com FHC e tampouco com Dilma e Lula.

Esta gente se move pelas regras da parábola inglesa, comparando a atividade do Parlamento e a fabricação de salsichas. Se soubermos como o alimento é produzido, pode haver repulsa ao seu consumo. O mesmo vale para as leis e acordos entre bancadas. Qualquer cidadão comum pegaria nojo desta atividade, com exceção dos próprios. Porque se a norma de conduta do baixo clero e da base aliada for a máxima do finado Robertão, “é dando que se recebe”, como esperar outro tipo de comportamento? Quanto custa a tal governabilidade?

Boa parte dos atuais quadros dirigentes do PT forjou-se na política nos anos ’80. Naquela década, abriram espaço para além do colégio eleitoral e logo depois fizeram ferrenha oposição nas ruas contra o ex-presidente da ARENA, que se tornara vice de Tancredo. Constava no glossário da esquerda outra máxima, afirmando que quando se governa com a direita, é a direita quem governa. Renan e Henrique Alves materializam este conceito, transformando os antigos inimigos não apenas em aliados, mas num grotesco mimetismo da oligarquia por eles representada.

Bruno Lima Rocha

Related Link: http://estrategiaeanalise.com.br
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
Employees at the Zarfati Garage in Mishur Adumim vote to strike on July 22, 2014. (Photo courtesy of Ma’an workers union)

Front page

SAFTU: The tragedy and (hopefully not) the farce

Anarchism, Ethics and Justice: The Michael Schmidt Case

Land, law and decades of devastating douchebaggery

Democracia direta já! Barrar as reformas nas ruas e construir o Poder Popular!

Reseña del libro de José Luis Carretero Miramar “Eduardo Barriobero: Las Luchas de un Jabalí” (Queimada Ediciones, 2017)

Análise da crise política do início da queda do governo Temer

Dès maintenant, passons de la défiance à la résistance sociale !

17 maggio, giornata internazionale contro l’omofobia.

Los Mártires de Chicago: historia de un crimen de clase en la tierra de la “democracia y la libertad”

Strike in Cachoeirinha

(Bielorrusia) ¡Libertad inmediata a nuestro compañero Mikola Dziadok!

DAF’ın Referandum Üzerine Birinci Bildirisi:

Cajamarca, Tolima: consulta popular y disputa por el territorio

Statement on the Schmidt Case and Proposed Commission of Inquiry

Aodhan Ó Ríordáin: Playing The Big Man in America

Nós anarquistas saudamos o 8 de março: dia internacional de luta e resistência das mulheres!

Özgürlüğümüz Mücadelemizdedir

IWD 2017: Celebrating a new revolution

Solidarité avec Théo et toutes les victimes des violences policières ! Non à la loi « Sécurité Publique » !

Solidaridad y Defensa de las Comunidades Frente al Avance del Paramilitarismo en el Cauca

A Conservative Threat Offers New Opportunities for Working Class Feminism

De las colectivizaciones al 15M: 80 años de lucha por la autogestión en España

False hope, broken promises: Obama’s belligerent legacy

Primer encuentro feminista Solidaridad – Federación Comunista Libertaria

© 2005-2017 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]