user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

A eleição no Congresso e a sinceridade política

category brazil/guyana/suriname/fguiana | a esquerda | opinião / análise author Friday January 25, 2013 06:09author by Bruno Lima Rocha Report this post to the editors

Impressiona a capacidade que as elites dirigentes políticas no Brasil têm de atingir a si mesmos.

renan_e_alves.jpg

Ao final do recesso de verão, nos deparamos com a provável eleição de dois peemedebistas do nordeste, ambos vinculados ao esquema de poder do ex-presidente da Arena, José Sarney. Renan Calheiros, senador alagoano e ex-ministro da Justiça de FHC, já é figura carimbada da mídia brasileira.

Dentre suas façanhas, temos o inesquecível momento de 2007, quando o país soube que parte de seus compromissos privados eram cobertos por relações pouco republicanas com empresas interessadas em compras de governo e licitações. Já o potiguar Henrique Alves, vem se lançando como presidente da câmara baixa a cerca de seis meses, e caminha a passos largos no rumo da alternância de poder. Marco Maia, correligionário da presidenta deve passar a vaga para o representante do partido do vice Michel Temer. Já não cabe mais espanto algum. Ex-guerrilheiros, arenistas, quercistas e adjacências se aliaram para a tal da governabilidade, sendo que o outrora partido reformista não modificou a cultura política do Brasil e sim foi transformado – para pior – com este convívio.

Diante de um quadro destes, é necessária a reprodução dos conceitos-chave para esta análise. O fisiologismo puro e simples, retro-alimentado com o mecanismo autoritário da palavra final para líderes e vices de bancadas condiciona os parlamentares em busca de seus interesses imediatos. Estes são, em quase cem por cento dos casos, a liberação das emendas, aberração orçamentária onde quem representa e fiscaliza termina por ordenar despesas e garantir investimentos em municípios e bases eleitorais. De sua parte, o presidencialismo de coalizão opera no cabresto do baixo clero, liberando as emendas a conta gotas, fazendo com que prefeitos coloquem deputados federais contra a parede a cada ano. A União concentra as verbas, não há federalismo fiscal e por tanto, menor autonomia dos níveis estadual e municipal de governo. Como ensina a regra da política, concentrar recursos implica em garantir benefícios.

Se há algo de relevante nas escolhas anunciadas para presidir o Legislativo federal, este é o fator sinceridade. Uma aliança política mais habilidosa colocaria à frente figuras menos polêmicas, tendo tanto um perfil baixo como trajetórias mais tranqüilas. Seria uma forma de preservar a instituição e sua imagem. Pelo visto teremos o oposto. Os prováveis presidentes do Senado e da Câmara são a “cara da política brasileira”.

Bruno Lima Rocha

Related Link: http://estrategiaeanalise.com.br
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
Employees at the Zarfati Garage in Mishur Adumim vote to strike on July 22, 2014. (Photo courtesy of Ma’an workers union)

Front page

Reseña del libro de José Luis Carretero Miramar “Eduardo Barriobero: Las Luchas de un Jabalí” (Queimada Ediciones, 2017)

Análise da crise política do início da queda do governo Temer

Dès maintenant, passons de la défiance à la résistance sociale !

17 maggio, giornata internazionale contro l’omofobia.

Los Mártires de Chicago: historia de un crimen de clase en la tierra de la “democracia y la libertad”

Strike in Cachoeirinha

(Bielorrusia) ¡Libertad inmediata a nuestro compañero Mikola Dziadok!

DAF’ın Referandum Üzerine Birinci Bildirisi:

Cajamarca, Tolima: consulta popular y disputa por el territorio

Statement on the Schmidt Case and Proposed Commission of Inquiry

Aodhan Ó Ríordáin: Playing The Big Man in America

Nós anarquistas saudamos o 8 de março: dia internacional de luta e resistência das mulheres!

Özgürlüğümüz Mücadelemizdedir

IWD 2017: Celebrating a new revolution

Solidarité avec Théo et toutes les victimes des violences policières ! Non à la loi « Sécurité Publique » !

Solidaridad y Defensa de las Comunidades Frente al Avance del Paramilitarismo en el Cauca

A Conservative Threat Offers New Opportunities for Working Class Feminism

De las colectivizaciones al 15M: 80 años de lucha por la autogestión en España

False hope, broken promises: Obama’s belligerent legacy

Primer encuentro feminista Solidaridad – Federación Comunista Libertaria

Devrimci Anarşist Tutsak Umut Fırat Süvarioğulları Açlık Grevinin 39 Gününde

The Fall of Aleppo

Italia - Ricostruire opposizione sociale organizzata dal basso. Costruire un progetto collettivo per l’alternativa libertaria.

Recordando a César Roa, luchador de la caña

© 2005-2017 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]