user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Gilberto Kassab, o PSD e a nova direita

category brazil/guyana/suriname/fguiana | a esquerda | opinião / análise author Thursday November 08, 2012 21:52author by Bruno Lima Rocha Report this post to the editors

A nova direita: o PSD elege 497 prefeitos tendo apenas um ano de existência.

gilbertokassab.jpg

Do jeito que a coisa vai, não sobrará oposição de direita no Brasil. Tal processo começa no início do segundo semestre de 2005, quando PFL, PSDB e PPS tinham elementos suficientes após o inesquecível depoimento de Duda Mendonça, para tentar colocar o custo do chamado Mensalão no colo de Luiz Inácio.

Recalcitrantes, ninguém quis arriscar a governabilidade e tampouco havia apoio popular para a medida.

Se em 1992 Collor cavou a própria tumba ao convocar o povo brasileiro a defender seu presidente vestindo verde e amarelo em um domingo de sol, dessa vez não houve valente para conclamar uma Marcha por Deus e pela Democracia no Centro de São Paulo. Estava aberta a cunha para o racha dos arenistas da oposição.

Gilberto Kassab, alçado a prefeito após a saída de Serra para disputar o governo estadual, tem trajetória e ascendência semelhante a outro engenheiro paulista de origem árabe, Paulo Maluf.

Uma vez à frente do terceiro maior orçamento público do país, surge no cenário nacional como um operador de primeira grandeza.

Após a vitória de Dilma, o senso de oportunidade fala mais alto, e a lógica de ocupar espaços em qualquer governo promove a ruptura na antiga Frente Liberal. Com o discurso de uma “agenda positiva e de centro”, o Partido Social Democrático cresce vertiginosamente, engolindo antigos correligionários pefelistas, aproximando-se da enorme leva de arenistas, que está no governo da herdeira de Lula.

O PSD elege 497 prefeitos tendo apenas um ano de existência. Nascido em 27 de setembro de 2011, incorpora a sigla das velhas raposas aliadas ao getulismo, socialmente baseadas no latifúndio e nas elites políticas regionais. A atual motivação da legenda em nada faz jus à tradição udenista do extinto PDS e do DEM re-configurado.

O antigo PFL, após a experiência social-liberal, sendo co-governo durante os oito anos de Fernando Henrique (PSDB), deixa o poder perfilando a oposição mais ferrenha, personificada pelo senador catarinense Jorge Bornhausen - ele mesmo, hoje apoiador do partido de Afif e Kassab.

Diante de tal comportamento, a análise realista é a de uma ala conservadora que vê na sobrevivência política sua atividade-fim, e não atividade-meio para levar adiante um conjunto de ideias.

Justiça seja feita, poucos setores oriundos do PDS permanecem fieis às posições tão reacionárias como a UDN, sob liderança de Carlos Lacerda. Se Charles de Gaulle dizia que “o Brasil não é um país sério”, a direita política justifica a crítica, pois não é tão séria assim.

Bruno Lima Rocha

Related Link: http://estrategiaeanalise.com.br
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
Employees at the Zarfati Garage in Mishur Adumim vote to strike on July 22, 2014. (Photo courtesy of Ma’an workers union)

Front page

ANARCHISM, ETHICS AND JUSTICE: THE MICHAEL SCHMIDT CASE

Land, law and decades of devastating douchebaggery

Democracia direta já! Barrar as reformas nas ruas e construir o Poder Popular!

Reseña del libro de José Luis Carretero Miramar “Eduardo Barriobero: Las Luchas de un Jabalí” (Queimada Ediciones, 2017)

Análise da crise política do início da queda do governo Temer

Dès maintenant, passons de la défiance à la résistance sociale !

17 maggio, giornata internazionale contro l’omofobia.

Los Mártires de Chicago: historia de un crimen de clase en la tierra de la “democracia y la libertad”

Strike in Cachoeirinha

(Bielorrusia) ¡Libertad inmediata a nuestro compañero Mikola Dziadok!

DAF’ın Referandum Üzerine Birinci Bildirisi:

Cajamarca, Tolima: consulta popular y disputa por el territorio

Statement on the Schmidt Case and Proposed Commission of Inquiry

Aodhan Ó Ríordáin: Playing The Big Man in America

Nós anarquistas saudamos o 8 de março: dia internacional de luta e resistência das mulheres!

Özgürlüğümüz Mücadelemizdedir

IWD 2017: Celebrating a new revolution

Solidarité avec Théo et toutes les victimes des violences policières ! Non à la loi « Sécurité Publique » !

Solidaridad y Defensa de las Comunidades Frente al Avance del Paramilitarismo en el Cauca

A Conservative Threat Offers New Opportunities for Working Class Feminism

De las colectivizaciones al 15M: 80 años de lucha por la autogestión en España

False hope, broken promises: Obama’s belligerent legacy

Primer encuentro feminista Solidaridad – Federación Comunista Libertaria

Devrimci Anarşist Tutsak Umut Fırat Süvarioğulları Açlık Grevinin 39 Gününde

© 2005-2017 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]