preferenze utente

cerca nell'archivio del sito Cerca cerca nell'archivio del sito


Search comments

ricerca avanzata

Nuovi eventi

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

nessun evento segnalato nell'ultima settimana

Texto síntese da 1ª formação OASL/CAB - Pró Núcleo de Marília

category brazil/guyana/suriname/fguiana | movimento anarquista | debate author Tuesday September 25, 2012 16:53author by Núcleo Pró-OASL, Marília-SP - Núcleo Pró-OASL, Marília-SP Segnalare questo messaggio alla redazione

A formação ocorrida entre os dias 21 e 23 de Setembro de 2012 teve como finalidade à aproximação da organização de Marília com a OASL e, a partir disso, foram apresentadas concepções e análises de determinados períodos e conjunturas significativas com relação ao movimento anarquista.
formacaoolp.jpg

“O anarquismo é o viajante que toma as ruas da história e luta com os homens tais como são e constrói com as pedras que lhe proporciona sua época.”
Camillo Berneri

O anarquismo, corrente que surge no seio do movimento operário na segunda metade do século XIX, se iniciando no pensamento de Proudhon e tomando maturidade com a atuação da “Aliança” na Primeira Internacional. Negando a idéia de um anarquismo que emanaria da essência humana, compreendemos este como fruto de processos históricos, caracterizado por:

Opor-se as correntes estatistas do socialismo;
Organiza-se de distintas maneiras de acordo com seu tempo e espaço histórico (mutualismo, coletivismo, comunismo, individualismo tático, anarcossindicalismo, sindicalismo revolucionário, etc).

Pontuamos a atuação anarquista em algumas experiências revolucionárias, partindo do surgimento e do desenrolar da Associação Internacional dos Trabalhadores, da Comuna de Paris, o sindicalismo revolucionário no Brasil, a Revolução mexicana, a Revolução da Manchúria, a Revolução Russa e a Revolução Espanhola; a fim de contrapor a tese da exceção espanhola.

Discutimos as discordâncias estratégicas com as outras correntes do socialismo, principalmente o marxismo, como por exemplo, a questão das interpretações sobre o Estado que dividiu os socialistas entre libertários e autoritários, a crítica ao determinismo econômico presente na obra de Marx, assim como a centralidade do sujeito revolucionário, sendo o trabalhador fabril.

Dividimos os conceitos de ideologia e teoria. Entendemos por ideologia, um conjunto de aspirações que possuem algum contato com a realidade, mas que não são determinados mecanicamente por ela. E teoria como tentativa de compreender a realidade com as ferramentas conceituais mais apropriadas possíveis.

Defendemos a necessidade da organização específica dos anarquistas, para não ter suas idéias diluídas na massa das forças sociais, seguindo os métodos federalistas e que não substitui nem representa as forças populares.

Participaram da formação o Pró Nucleo de Marília, assim como a OASL/CAB.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2001-2024 Anarkismo.net. Salvo indicazioni diversi da parte dell'autore di un articolo, tutto il contenuto del sito può essere liberamente utilizzato per fini non commerciali sulla rete ed altrove. Le opinioni espresse negli articoli sono quelle dei contributori degli articoli e non sono necessariamente condivise da Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]