user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week
Search author name words: Bruno Lima Rocha

Kit de felicidades empresariais e poder sindical

category brazil/guyana/suriname/fguiana | economia | opinião / análise author Sunday September 02, 2012 00:27author by Bruno Lima Rocha - Federaçao Anarquista Gaúcha Report this post to the editors

Dilma apresenta seu plano de privatização, atendendo pela sigla de PNL.
dilmapnl.jpg

Poucas vozes têm feito uma relação lógica entre o Plano Nacional de Logística (PNL) e o real intento de um governo – cujos quadros são oriundos do movimento sindical – em enfraquecer o poder dos sindicatos e representações classistas. Alegando buscar uma maior agilidade na realização do aumento da infra-estrutura, tendo como motivação um bismarckismo tupiniquim, o governo de Dilma esconde a outra face da diminuição do tamanho do Estado.

Abundam eufemismos e interpretações cruzadas. Concessão é privatização, assim como “Parceria” Público Privada (PPP) também o é. Uma das facetas menos desnudas do ato de privatizar o patrimônio é diminuir o potencial decisório do voto e da participação direta. Isto é, partindo de uma lógica gerencial, onde o Estado entra com os recursos coletivos e os capitais privados (nacionais ou não) entram executando aquilo que lhe foi dado pelo poder concedente, simplesmente o exercício de democracia (pela via da pressão social) perde seu poder de barganha. O mesmo no que diz respeito da democracia no local de trabalho. Esta é outra virtude do sindicalismo, embora ainda pouco exercida.

É certo que o movimento sindical dos servidores públicos por vezes descamba para demandas corporativas e em função da isonomia, confunde luta de trabalhadores com desembargadores. Mas, a solução oposta, a privatização a moda petista, não é saída para oxigenar o aparelho de Estado. Ao contrário, quanto maior a participação de capitais privados, menos democrático será o mundo do trabalho e ainda menos permeável às demandas societárias.

Como em toda a América Latina, associa-se idiotamente a “ineficiência” com a gestão pública da coisa pública! Custo Brasil não deveria ser apenas associado aos encargos e os enervantes tempos burocráticos para fazer andar processos e tramitações. Os custos mais elevados para a sociedade brasileira localizam-se no vergonhoso repasse de recursos coletivos, cujo grosso do montante é fruto do aumento do endividamento público ou taxação sobre o consumo e salário, destinando deveres e atribuições de um Estado com raízes nacional-desenvolvimentistas (aquele período varguista que FHC tentou trucidar) para os capitais privados de sempre.

Se houvesse um pouco mais de ousadia política, a greve dos servidores federais poderia começar uma larga campanha contra o PNL e o kit de felicidades empresariais. Se bem posicionado, o movimento sindical é uma forma de contrabalançar os poderes de classe dominante e elites dirigentes transitórias.

Bruno Lima Rocha

Related Link: http://estrategiaeanalise.com.br
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]