user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Okupação Cine São José - Campina Grande, Paraíba, Brazil.

category brazil/guyana/suriname/fguiana | movimento anarquista | news report author Wednesday April 25, 2012 10:43author by Domingos Lacerda de Moura Report this post to the editors

Desde o dia 11 de Maio de 2010 o Cine São José está ocupado por estudantes e ativistas culturais sensibilizados com o descaso que tomava conta do velho prédio situado nas imediações do centro da cidade de Campina Grande PB.
okupa_campina.jpg

Desde o dia 11 de Maio de 2010 o Cine São José está ocupado por estudantes e ativistas culturais sensibilizados com o descaso que tomava conta do velho prédio situado nas imediações do centro da cidade de Campina Grande PB.
O antigo cinema,construído em 1945,era um espaço destinado a socialização e ao lazer, principalmente das camadas mais simples da cidade. Na década de 70, o velho cinema fecha suas portas.
Após o dos primeiros meses de ocupação, o local passou um períodos sem atividades e esquecidos. Entretanto, entre os fins do ano de 2011 e o início do ano de 2012, a ocupação ganhou novo fôlego a partir das iniciativas de coletivos, indivíduos e ativistas libertários/independentes. Oficinas, debates, encontros vem sendo realizados periodicamente por grupos e pessoas cansadas de esperar por ajudas dos poderes públicos.
Segundo um dos integrantes desses coletivos o motivo do afastamento da mídia e dos ditos artistas "oficiais" da cidade foi o seguinte:

"Porque as pessoas se afastaram dessa movimentação? Simples de responder essa pergunta: muitos querem as coisas fáceis e tudo prontinho. Mover esse espaço não era fácil, se você quisesse fazer um evento lá o Cine São José estava de portas abertas para você. A única coisa que necessitava era de esforço, era querer fazer, era colocar a mão na massa. Por isso que muitos se afastaram."

De acordo com os individuos e coletivos libertários que cuidam do local, a única exigência para a utilização do espaço é "é mantê-lo limpo e em ordem para que assim continuem as movimentações."

Related Link: http://heresia-coletiva.blogspot.com.br/
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]