preferenze utente

cerca nell'archivio del sito Cerca cerca nell'archivio del sito


Search comments

ricerca avanzata

Nuovi eventi

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

nessun evento segnalato nell'ultima settimana

A tal da governabilidade e lobotomia ideológica

category brazil/guyana/suriname/fguiana | miscellaneous | opinião / análise author Saturday March 24, 2012 01:27author by Bruno Lima Rocha Segnalare questo messaggio alla redazione

Em 2009, a então senadora Ideli Salvatti (PT) trocou afagos com o presidente do Senado Federal, o sempre vivo e bem articulado José Sarney (PMDB). Qualquer semelhança do fato com a ideia de governabilidade não é mera coincidência.
ideli_beija_sarnei.jpg

Tem momentos que a análise política cansa. Não o trabalho de mergulho ou o estudo de profundidade, pois esta modalidade – embora mais trabalhosa – sempre empolga. O problema é analisar o dia a dia do presidencialismo de coalizão somado ao pacto de governabilidade.

Entra ano e sai ano e digitamos laudas sem fim do mesmo dilema: a barganha política acalma as partes, mas opera como lobotomia ideológica, exterminando o que restara de idéias coletivistas após anos de governo de centro-esquerda não classista.

Desculpem a falta de paciência,mas entendo que a lógica que operara o suposto Mensalão – do ponto de vista da tal da governabilidade – está correta. Afinal, esperar o que ao dividir orçamentos, contratos, compras de governo, possibilidades de licitação, preenchimento de milhares de cargos de confiança, tudo através de acordos na macro-política tecidos com relações pouco ou nada republicanas?

Para aqueles que julguem como exagero, convido a analisar o embate entre PT e PR, a “rebeldia” da base aliada – em especial a de ex-arenistas a pulular no PMDB e PP – assim como a motivação factual da maioria das trocas de ministros de Dilma até o momento.

Alguns colegas dirão tratar-se da real politik – conceito elevado às alturas da ciência por Lênin -, outros citarão o exemplo da fábrica de salsichas e o parlamento e os mais eruditos evocarão autores que “naturalizam” as oligarquias partidárias. Puro conformismo de ocasião.

É triste constatar que o governo de Dilma, assim como o de Lula, promoveram um aumento da renda do brasileiro e sua qualidade de vida, mas não se preocuparam em alterar a natureza das formas de se fazer política profissional no Brasil.

Alguns colegas – analistas e estudiosos acadêmicos da política – escrevem artigos e teses justificando o modus operandi como única forma de convívio tolerável com o modus vivendi de caciques partidários. Pode até ser, mas isto opera como efeito narcotizante da boa política.

Governar a qualquer custo e com qualquer um que aceite entrar na disputa interna por nacos de poder (na corrida de porcos por lavagem, segundo a ciência política dos EUA), mesmo que para o bem de todos, não conforma necessariamente um bom governo, mas apenas o melhor possível desde que o andar de cima da pirâmide social não se sinta incomodado.

Conforme já disse em outras ocasiões, há diferença substantiva nas realizações da Era Lula com a de FHC. Porém a cultura política é exatamente a mesma, assim como a sanha dos “aliados”.

Bruno Lima Rocha

Link esterno: http://www.estrategiaeanalise.com.br
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2001-2024 Anarkismo.net. Salvo indicazioni diversi da parte dell'autore di un articolo, tutto il contenuto del sito può essere liberamente utilizzato per fini non commerciali sulla rete ed altrove. Le opinioni espresse negli articoli sono quelle dei contributori degli articoli e non sono necessariamente condivise da Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]