user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Nota da FAG aos Municipários de Cacheirinha

category brazil/guyana/suriname/fguiana | história do anarquismo | comunicado de imprensa author Sunday May 29, 2011 16:52author by Federação Anarquista Gaúcha - FAG Report this post to the editors

Alguns ignorantes tem feito mau uso da palavra anarquia, fazendo inclusive acusações dizendo que anarquistas querem dar um golpe no sindicato. Essas manifestações demonstram um total desconhecimento e falta de respeito com os anarquistas e a ideologia...


Anarquismo e Sindicalismo


Alguns ignorantes tem feito mau uso da palavra anarquia, fazendo inclusive acusações dizendo que anarquistas querem dar um golpe no sindicato. Essas manifestações demonstram um total desconhecimento e falta de respeito com os anarquistas e a ideologia.

O anarquismo é uma ideologia que nasce junto com as idéias socialistas no século XIX. Naquele período o anarquismo acompanhou e até hoje está aliado aos trabalhadores que lutam e sonham com uma transformação profunda dessa sociedade desigual dominada pelo sistema capitalista.

A própria organização dos trabalhadores nos seus primeiros sindicatos surge na mesma época em que nasce a ideologia anarquista. Quando foi formada a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), Bakunin e outros anarquistas pontuavam a importância dos sindicatos como instrumento de organização dos trabalhadores. Também destacavam que: as lutas dos trabalhadores devem ter independência de todo partido político; as conquistas devem ser fruto da ação direta dos trabalhadores contra os governos e patrões; as reivindicações econômicas são o elemento de atração dos trabalhadores para as lutas.

Desse modo, a relação entre o anarquismo e o sindicalismo se dá a partir do fortalecimento que os militantes anarquistas promovem estimulando a participação dos trabalhadores no sindicato. De modo algum o anarquismo pretende se apropriar do sindicato para propagar a sua ideologia. O sindicato é uma forma de organização que é patrimônio dos trabalhadores, portanto, nenhuma ideologia deve converter um sindicato a sua maneira de pensar. Essa bandeira os anarquistas defendem quando se fala no princípio da independência de classe.

Dentro dos sindicatos os anarquistas defendem a democracia direta e o protagonismo dos trabalhadores na tomada das decisões em oposição ao centralismo e a burocratização que afastam e desestimulam a participação.

Portanto, o que o anarquismo tem para contribuir com o sindicalismo é um conjunto de princípios e métodos, entre esses: a democracia direta, a solidariedade de classe, a independência de classe e a ação direta. Esse conjunto de idéias forma parte de uma tradição no movimento sindical chamada de sindicalismo revolucionário. E foi justamente a tradição do sindicalismo revolucionário que no Brasil e no mundo impulsionou as primeiras greves gerais e as conquistas de direitos históricos para a classe trabalhadora.

Enfim, ao contrário de alguns que propagam a ignorância, a proposta anarquista está baseada na educação pelos fatos, estimulando que os trabalhadores construam a consciência através das práticas cotidianas e não sejam enganados pelas mentiras e promessas dos discursos oportunistas.

Federação Anarquista Gaúcha

11 de maio de 2011

Related Link: http://www.vermelhoenegro.co.cc

This page has not been translated into Türkçe yet.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
Employees at the Zarfati Garage in Mishur Adumim vote to strike on July 22, 2014. (Photo courtesy of Ma’an workers union)

Front page

Reseña del libro de José Luis Carretero Miramar “Eduardo Barriobero: Las Luchas de un Jabalí” (Queimada Ediciones, 2017)

Análise da crise política do início da queda do governo Temer

Dès maintenant, passons de la défiance à la résistance sociale !

17 maggio, giornata internazionale contro l’omofobia.

Los Mártires de Chicago: historia de un crimen de clase en la tierra de la “democracia y la libertad”

Strike in Cachoeirinha

(Bielorrusia) ¡Libertad inmediata a nuestro compañero Mikola Dziadok!

DAF’ın Referandum Üzerine Birinci Bildirisi:

Cajamarca, Tolima: consulta popular y disputa por el territorio

Statement on the Schmidt Case and Proposed Commission of Inquiry

Aodhan Ó Ríordáin: Playing The Big Man in America

Nós anarquistas saudamos o 8 de março: dia internacional de luta e resistência das mulheres!

Özgürlüğümüz Mücadelemizdedir

IWD 2017: Celebrating a new revolution

Solidarité avec Théo et toutes les victimes des violences policières ! Non à la loi « Sécurité Publique » !

Solidaridad y Defensa de las Comunidades Frente al Avance del Paramilitarismo en el Cauca

A Conservative Threat Offers New Opportunities for Working Class Feminism

De las colectivizaciones al 15M: 80 años de lucha por la autogestión en España

False hope, broken promises: Obama’s belligerent legacy

Primer encuentro feminista Solidaridad – Federación Comunista Libertaria

Devrimci Anarşist Tutsak Umut Fırat Süvarioğulları Açlık Grevinin 39 Gününde

The Fall of Aleppo

Italia - Ricostruire opposizione sociale organizzata dal basso. Costruire un progetto collettivo per l’alternativa libertaria.

Recordando a César Roa, luchador de la caña

© 2005-2017 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]