user preferences

Solidariedade com os povos europeus em luta!

category international | Économie | communiqué de presse author Thursday December 02, 2010 14:09author by Alternative Libertaire - AL Report this post to the editors

Estas últimas semanas, os sinais da cólera dos povos europeus multiplicam-se: greve geral em Portugal, manifestações de amplitude histórica na Irlanda, movimento estudantil em Inglaterra, e - esperemo-lo- o arranque de um movimento de longo fôlego após a mobilização em torno das pensões de reforma, em França. [Français] [English] [Castellano] [Italiano] [Català]

300_0___20_0_0_0_0_0_al_3.jpg


Solidariedade com os povos europeus em luta!


Estas últimas semanas, os sinais da cólera dos povos europeus multiplicam-se: greve geral em Portugal, manifestações de amplitude histórica na Irlanda, movimento estudantil em Inglaterra, e - esperemo-lo- o arranque de um movimento de longo fôlego após a mobilização em torno das pensões de reforma, em França. Se as palavras de ordem podem variar de país para país, a revolta tem em todo o lado a mesma origem: a recusa dos povos em pagar a crise da qual não são responsáveis, custeando os pacotes de austeridade que são os únicos a suportar, para que não sejam os capitalistas a pagá-los.

O caso da Irlanada é emblemático: abaixamento das prestações sociais, despedimento dos efectivos da função pública e cortes nos salários dos funcionários; aplicação do imposto sobre o rendimento aos que estavam isentos (os mais modestos). Mas o governo não irá tocar no imposto sobre as sociedades, apesar deste ser um dos mais baixos da Europa. O povo irlandês não dobra a espinha e dezenas de milhares de manifestantes ocuparam a rua na semana passada.

Em Inglaterra e na Irlanda, as propinas nas universidades explodem, acentuando ainda mais a selecção pelo dinheiro à entrada do ensino superior. Também aqui, os estudantes responderam por um movimento de protesto particularmente combativo. Na Itália, igualmente, os estudantes mobilizam-se contra uma nova lei que transforma a Universidade em escrava da lógica capitalista.

Não sejamos ingénuos: se a União Europeia e o FMI impõem estas medidas de austeridade, não é por necessidade económica, visto que estes planos vão fazer mergulhar um pouco mais os países na recessão; é porque eles vêm nesta crise uma ocasião histórica de varrer os magros direitos sociais que nos restam.

Perante isto, devemos responder pelo combate e pela solidariedade entre trabalhadores e trabalhadoras dos países atingidos. Frente a estes ataques, o internacionalismo é mais necessário do que nunca: precisamos de um moviomento social europeu.

Alternative libertaire afirma a sua solidariedade com os povos em luta contra os planos de austeridade e a barbárie capitalista.

Alternative libertaire

30 de novembro de 2010

(tradução por MB , A-Infos)

Related Link: http://www.alternativelibertaire.org

This page has not been translated into Română yet.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
Employees at the Zarfati Garage in Mishur Adumim vote to strike on July 22, 2014. (Photo courtesy of Ma’an workers union)

Front page

Reseña del libro de José Luis Carretero Miramar “Eduardo Barriobero: Las Luchas de un Jabalí” (Queimada Ediciones, 2017)

Análise da crise política do início da queda do governo Temer

Dès maintenant, passons de la défiance à la résistance sociale !

17 maggio, giornata internazionale contro l’omofobia.

Los Mártires de Chicago: historia de un crimen de clase en la tierra de la “democracia y la libertad”

Strike in Cachoeirinha

(Bielorrusia) ¡Libertad inmediata a nuestro compañero Mikola Dziadok!

DAF’ın Referandum Üzerine Birinci Bildirisi:

Cajamarca, Tolima: consulta popular y disputa por el territorio

Statement on the Schmidt Case and Proposed Commission of Inquiry

Aodhan Ó Ríordáin: Playing The Big Man in America

Nós anarquistas saudamos o 8 de março: dia internacional de luta e resistência das mulheres!

Özgürlüğümüz Mücadelemizdedir

IWD 2017: Celebrating a new revolution

Solidarité avec Théo et toutes les victimes des violences policières ! Non à la loi « Sécurité Publique » !

Solidaridad y Defensa de las Comunidades Frente al Avance del Paramilitarismo en el Cauca

A Conservative Threat Offers New Opportunities for Working Class Feminism

De las colectivizaciones al 15M: 80 años de lucha por la autogestión en España

False hope, broken promises: Obama’s belligerent legacy

Primer encuentro feminista Solidaridad – Federación Comunista Libertaria

Devrimci Anarşist Tutsak Umut Fırat Süvarioğulları Açlık Grevinin 39 Gününde

The Fall of Aleppo

Italia - Ricostruire opposizione sociale organizzata dal basso. Costruire un progetto collettivo per l’alternativa libertaria.

Recordando a César Roa, luchador de la caña

© 2005-2017 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]