user preferences

Editorial do Caderno Luta Social Nº5 ( Jan. 2010)

category internacional | imperialismo / guerra | opinião / análise author Saturday January 16, 2010 06:53author by Colectivo Luta Social (Portugal)author email iniciativalutasocial at gmail dot com Report this post to the editors

Já se pode baixar em Caderno Luta social Nº5
ls5.jpg


Caderno Luta Social Nº5 ( Jan. 2010)


Editorial

O Colectivo Luta Social tem sobrevivido ao longo do tempo (já lá vão 5 anos desde 2005!) e tem sabido encontrar os caminhos para uma intervenção socialmente significativa e útil em termos sociais.

Depara-se-nos um novo ano com desafios múltiplos, vamos enfrentando uma crise sistémica, que nos desafia a encontrar as pontes para um renovado combate de classe. Para nós está claro que sem uma ampla unidade na base, não haverá possibilidade de contrariar um capitalismo tanto mais feroz quanto os seus lucros estão em perigo. Mas sem esquecer o outro combate de esclarecer melhor, de formar trabalhadores, para que de não deixem o campo livre a todas as manifestações de comprometimento/ capitulação por parte daqueles que se arvoram em «representantes dos trabalhadores», para melhor fazer o jogo do patronato e do governo.

Tem sido um combate difícil, mas temos averbado algumas vitórias: conseguimos erguer uma coligação ampla, a Plataforma Anti-Guerra e Anti-NATO (PAGAN), com intervenção visível e com contactos internacionais, para a qual contribuímos federando energias das mais diversas, na maioria, bastante distantes ideologicamente do nosso projecto. Mas, para se fazer uma política unitária de verdade, temos de aceitar colaborar, na medida da nossa recíproca vontade, com todos/as aqueles/as que partilham, nem que seja de modo muito parcial, algumas das nossas preocupações e dos caminhos para a sua solução.

O caderno agora editado foi reservado a um estudo exaustivo efectuado pelo nosso companheiro que assina o blogue «Esquerda Desalinhada».

Esperamos com esta publicação possa contribuir para avivar o debate sobre o que é a NATO, sobre o papel que tem tido na política e na vida em geral deste país, assim como das formas concretas de luta pela emancipação desta estrutura militarista e do Império que a segrega.

Estamos, como sempre, abertos a colaborações, críticas e sugestões. O diálogo não é um luxo» ou «condescendência» para nós, é mesmo uma parte integrante da nossa militância e da nossa postura, especialmente quando apontamos para uma frente social e política de classe.

Related Link: http://luta-social.blogspot.com/

 #   Title   Author   Date 
   Link para o Caderno Nº5*     Luta Social    Mon Jan 18, 2010 04:47 


 

This page has not been translated into Kurdî / کوردی yet.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]