user preferences

New Events

Rússia / Ucrânia / Bielorússia

no event posted in the last week

Reportagem da Assembléia Geral do Ação Autônoma

category rússia / ucrânia / bielorússia | movimento anarquista | news report author Thursday October 08, 2009 20:32author by Ellenor Hutson - Liberty & Solidarity Report this post to the editors

Representando o projeto Anarkismo.net, este ano tive o privilégio de participar da 8ª Conferência Anual do Ação Autônoma, um grupo anarquista com coletivos espalhados por toda a Rússia, Bielorússia e Ucrânia A conferência foi realizada em um lugar secreto nos Montes Urais, onde foi montado um acampamento com o que laboriosamente foi transportado numa caminhada de 6 horas morro acima. Essa precaução era necessária por causa da polícia, e também porque forneceu alojamentos econômicos num país em que a pobreza está bastante generalizada.

[Italiano] [English] [Castellano]

300_0___20_0_0_0_0_0_ufa2.jpg

O local do acampamento era maravilhoso; localizado em um intacto bosque de coníferas vibrando com a vida selvagem, mas boa parte formada por uma variedade de insetos. O/as companheiro/as foram os mais fantásticos anfitriões, indo e vindo várias vezes para que eu me sentisse bem vinda, apresentando as pessoas, encontrando tradutores para mim, levando às suas casas antes e depois da conferência e em geral cuidando muito bem de mim durante a minha estadia.

Durante a longa viagem ao local do acampamento o/as companheiro/as puderam me explicar algumas coisas sobre a história recente do Anarquismo Russo no qual achei muito interessante. Após serem totalmente aniquilado/as pelo movimento Bolchevique que se seguiu à Revolução Russa, o/as anarquistas na Rússia Soviética, nos anos 80, tiveram que encarar a tarefa de reconstruir um movimento do nada, quando a política da Perestroika de Mikhail Gorbachev uma vez mais permitiu a oposição política. Não foi uma tarefa fácil, dado que o número de anarquistas vivos em um país maior que a Europa poderia literalmente ser contado numa só mão. A primeira tarefa do/as anarquistas nos anos 80 foi, portanto, atuar nas iniciativas de propaganda para informar às pessoas sobre a filosofia anarquista. Como em outros países, o movimento anarquista foi muito influenciado pelos movimentos subculturais como o punk. O movimento ambiental também tem sido uma grande influência. Em particular os Rainbow Keepers, um equivalente russo do Earth First!, ativos nos anos 90, influenciados pelas idéias e princípios organizacionais anarquistas e tem sido uma base para popularizar as idéias anarquistas entre ativistas.

A coordenação dos grupos que levou à formação do Ação Autônoma (siglas A.D. em russo) começou mais ou menos em 2000, como tentativa de organizar os elementos difusos da atividade anarquista em uma federação capaz de se defender e se coordenar de uma forma mais organizada.

O Ação Autônoma tem agora cerca de 120 membros. 12 grupos enviaram delegados para a Assembléia Geral representando as cidades de Tyumen, Ufa, Nizhni Novgorod, Moscou, Irkutsk, Magnitogorsk, Novosibirsk, Barnaul, e Minsk. Além disso, dois novos grupos de Cheboksary e Kazan foram admitidos na federação durante a assembléia, e também uma individualidade que veio de São Petersburgo.

Também estavam presentes como convidados membros da União de Jovens Autônomos, a ala jovem da Confederação Siberiana do Trabalho (SKT), um sindicato com aproximadamente 6.000 filiado/as, principalmente na área de controle de tráfico aéreo, saúde e transporte público. 48 pessoas estiveram presentes no total.

No Ação Autônoma, as individualidades e os grupos devem aceitar seguir o manifesto e os princípios organizativos. Foi aprovada uma proposta durante a conferência de que os membros devem se abster de expressar publicamente opiniões que contradigam as posições que foram postas em acordo no Ação Autônoma. Fora isso estes grupos têm uma grande autonomia para adaptar a atividade às suas condições locais.

Os projetos locais e as campanhas são decididas na conferência, mas a participação dos grupos locais não é obrigatória. As resoluções das atividades conjuntas têm o status de “recomendações”. A conferência aprovou vários projetos conjuntos, incluindo a publicação de um manual ativista “Como fazer...” e uma campanha nacional contra o Centro de Prevenção do Extremismo, que é uma iniciativa policial contra o/as ativistas.

As decisões são feitas a nível nacional de três formas: por votação ou consenso entre delegados do grupo, por conferência ou por referendum entre os membros.

O conselho de delegado/as é realizado a cada duas semanas através da internet. Espera-se que cada grupo se reúna regularmente para discutir a ordem do dia e que eleja um/a delegado/a. O conselho de delegado/as tem poderes limitados comparados com a conferência, por exemplo, não podem mudar nenhuma regra, admitir coletivos ou expulsar alguém.

A conferência caso seja possível toma as decisões por consenso, ou por votos de 2/3 caso não seja. Os membros não presentes não podem votar. O referendum dos membros permite que as decisões sobre os temas importantes não sejam tomadas entre as conferências. Podem ser iniciadas por qualquer grupo e decididas em um mês. Como na conferência, se busca primeiramente chegar num consenso. O período permitido para se alcançar um consenso é de um mês, após este prazo é aceito uma votação de maioria de 2/3. Este período é mais curto do que o anterior, já que o acesso à internet na região chegou ao ponto onde todos os grupos têm ao menos um membro que tem acesso à internet. Isto está melhorando a eficiência na tomada de decisões.

A conferência começava a cada manhã com um entretenimento físico. Estou envergonhada de dizer que nunca soube no que isto implicava, considerando que a marcha pelas montanhas do primeiro dia já foi bastante dura, preferindo passar as minhas manhãs molhando tranquilamente os pés no rio. A programação logo continuou com uma discussão sobre vários temas, muitas vezes se estendendo até a noite. Os temas eram: antifascismo, Cruz Negra Anarquista, a crise econômica e treinamentos para lidar com a polícia. Também houve decisões sobre propostas nacionais. Estas eram em geral de natureza administrativa, mas também houve propostas para um programa de ações conjuntas. Discutiu-se a estratégia e a direção que o Ação Autônoma deveria tomar no futuro.

Grande parte da conferência foi dedicada aos informes de cada grupo sobre suas atividades e a situação na região, seguida de debates e sugestões. Isto proporcionou um panorama extremamente interessante sobre a atividade e o trabalho do Ação Autônoma. Fiquei impressionada pelo tom de respeito e companheirismo dos debates e a vontade do/as participantes de escutar críticas construtivas.

A maior parte dos grupos dedicou um tempo significativo em seus informes ao antifascismo e às atividades da Cruz Negra Anarquista. O movimento fascista na região é bastante grande embora se desconheça o número exato, já que muitos fascistas estão organizados de forma descentralizada em gangues de rua.

O movimento neonazi adota uma via radical ao invés de parlamentar, e tem a idéia de criar uma superioridade nas ruas e destruir toda oposição política como passo prévio para tomar o poder estatal. O popular lema “Rússia para os russos” é saudado através de ataques contra os imigrantes. A existência dessas agrupações claramente necessita de uma resposta militante do movimento anarquista. O/as companheiro/as reportaram que a violência está aumentando, freqüentemente envolvendo o uso de facas onde antigamente só se usava os punhos.

A nível nacional, 9 companheiro/as foram assassinados pelos fascistas no últimos anos: Nikolay Girenko, Timur Kacharava, Aleksandr Ryukhin, Stanislav Korepanov, Ilya Borodaenko, Fyodor Filatov, Stanislav Markelov, Anastasia Baburova e Ilya Dzhaparidze.

Destes, Timur Kacharava, Ilya Borodaenko e Anastasia Baburova eram anarquistas, e Ilya e Anastasia também eram membros do Ação Autônoma. Há um racismo muito grande na sociedade em geral contra as pessoas do Cáucaso e da Ásia Central que os racistas conseguem explorar. Um companheiro me contou que muitas pessoas mais estariam envolvidas nos movimentos fascistas se não fosse pelo fato de os anos soviéticos terem engendrado um sentimento de cinismo a qualquer tipo de expressão política! Somente alguns poucos grupos foram capazes de informar sobre a superioridade nas ruas ou progressos para evitar a organização dos fascistas. A experiência anarquista mais comum é de ser localmente ultrapassada em número pelos fascistas. O nível de atenção do Estado sobre o/as anarquistas é alto também. O movimento tem preso/as político/as e muitos grupos têm experienciado o acosso do Centro de Prevenção de Extremismo. Isto se reflete em partes devido às táticas militantes empregadas pelos antifacistas, mas não se explica totalmente por isto. Embora os delegados de Ufa reportarem que o ativismo político em geral se distingue do antifascimo militante e é tolerado localmente, esta experiência não é representativa e de qualquer maneira é somente um desenvolvimento recente lá.

Portanto, não surpreende que a participação na Cruz Negra Anarquista seja uma atividade muito habitual para os membros do Ação Autônoma. Entre as atividades da Cruz Negra Anarquista estão: recolhimento de dinheiro para honorários de advogados, recopilação e publicação de informações sobre preso/as, educação de ativistas em direitos legais básicos, táticas para lidar com a polícia e apoio de resistência ao/às preso/as.

A atividade da CNA está coordenada com a do Ação Autônoma mediante listas de correio. Pelo visto isto não está sendo totalmente eficaz e foram informadas dificuldades em obter informação precisas. Foi feita a proposta de delegar a responsabilidade de algumas tarefas para certas pessoas, mas se decidiu que não, para evitar criar uma elite de ativistas da CNA e para favorecer a responsabilidade coletiva.

Além do antifascismo e dos grupos da CNA, os coletivos informaram sobre uma ampla gama de atividades como: campanhas de direitos animais, campanhas ambientais, produção de propaganda e clube de cinema, iniciativas do Comidas Sim Bombas Não, tentativas de organizar os trabalhadores das fábricas, inquilinos, sindicatos estudantis e fazer campanhas sobre assuntos cotidianos como o preço do transporte público. Os anarquistas, em particular em Ufa estão envolvidos com temas LGBT. A Rússia é um país bastante conservador socialmente e os direitos das pessoas LGBT nem sempre são respeitados. Por exemplo, uma marcha do Orgulho Gay em Moscou esteve sujeita a uma contra-manifestação de membros da Igreja Ortodoxa e outros reacionários.

O/as anarquistas parecem ter alcançado um maior apoio popular nas campanhas ambientais, logicamente, já que há tantos projetos públicos que são danosos às pessoas locais assim como ao meio ambiente em geral. É justo dizer, no entanto, que a busca de organização social e trabalho em campanhas muitas vezes ficam em segundo plano devido à necessidade de sobreviver e de autodefesa. Não é uma crítica ao Ação Autônoma, que me surpreendeu por conseguir manter com êxito uma organização decente baixo tamanha repressão. Um delegado, em uma região bastante abandonada, informou que “tudo que fazermos é pendurar faixas e lutar para sobreviver”.

Outros delegados comentaram sobre os desafios organizacionais cada vez mais difíceis enfrentados pelos grupos como conseqüência da repressão da polícia e dos neonazis.

Mas o Ação Autônoma parece capaz de responder eficazmente a estes desafios, mas a solidariedade de outros países é com certeza muito bem-vinda! A conferência deu a impressão de um movimento pequeno, mas que está muito centrado e bem organizado. Um compa comentou que embora a filiação esteja sempre em torno de 100 pessoas, nos últimos anos a qualidade do/as participantes cresceu em seriedade e autodisciplina. De todas as formas um grupo fantástico de companheiro/as! Só posso terminar a reportagem agradecendo toda a hospitalidade numa semana inspiradora e informativa.

Tradução > Marcelo Yokoi
Agência de Notícias Anarquistas-ANA

Related Link: http://avtonom.org/

This page has not been translated into Română yet.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]