user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week
Search author name words: Frank Mintz

Anarquismo Social

category brazil/guyana/suriname/fguiana | movimento anarquista | debate author Tuesday February 03, 2009 20:15author by Frank Mintz Report this post to the editors

Excertos

Trechos do livro Anarquismo Social de Frank Mintz, editado pela editora Imaginário, em co-edição com Faísca Publicações, FARJ e Coletivo Anarquista Terra Livre.
82591437_ca4876161a.jpg


ANARQUISMO SOCIAL

EXCERTOS

Frank Mintz

O ANARQUISMO É SOCIAL DESDE O BERÇO

Este título [Anarquismo Social] deveria ser inútil, pois os dois termos estão implicitamente ligados. É do mesmo modo equivocado porque sugere que pode existir um anarquismo não-social, fora das lutas; mas “está claro, por outro lado, que a etiqueta anarquismo recobre um conjunto de elementos heterogêneos e, em certos casos, incompatíveis.”

ANARQUISTA E LIBERTÁRIO

Aplico o nome “anarquista” a pessoas militando em um grupo anarquista, e “libertário” a pessoas simpatizantes ou próximas, mas sem atividades ligadas a um grupo.

ANARQUISMO SOCIAL

É todo esse conjunto que é o anarquismo social. Sob diferentes aspectos, anarco-comunismo, anarco-sindicalismo, defesa da base e recusa ao capitalismo pelos I.W.W. e Cronstadt, é uma organização de todos os trabalhadores de baixo para cima que é visado, não uma academia elitista rubro-negra.(...)

É preciso conservar os princípios trabalhando com os outros, no meio dos outros. Esta última observação é fundamental e deveria ser inscrita em letra de ouro em todo local onde os anarquistas se reúnem: sem anarquismo social, o anarquismo não é nada.(...)

Saber aguardar o momento revolucionário, entrementes agindo com os explorados, sem se separar deles, sem cair no reformismo de curta visão, é a provação que inúmeros grupos e indivíduos têm dificuldade de suportar.

São os movimentos de massa que representam a única maneira de opor-se a um capitalismo que monopoliza, por muito tempo ainda, a força e as iniciativas nesse campo. A ação nas massas supõe uma contra-informação para poder ser acessível.(...)

É estando com os explorados, os assalariados, as vítimas do autoritarismo que as idéias anarquistas podem ser conhecidas e aplicadas. Os grupos de iniciados fechados sobre si mesmos matam as idéias que tencionam defender. São os militantes implicados em atividades sociais (anarco-sindicalismo, atividades de bairro etc.) que são a fonte de um desenvolvimento rápido das idéias de Bakunin e Kropotkin.(...)

Neste mundo de bases podres, o anarquismo social é uma esperança para todos.

* Tradução: Plínio A Coelho.

* Seleção: Felipe Corrêa.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]