user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week
En el Brasil del tercer turno, tenemos el dolor de leer frases como “. Que se joda la Venezuela”, el clásico “Va para Cuba”, o entonces coro político cantando: “Patada en el culo de ella, eso aquí no es Venezuela!”.
brazil/guyana/suriname/fguiana / community struggles / opinión / análisis Tuesday September 08, 2015 01:45 by BrunoL   image 1 image
07 de septiembre 2015, Bruno Lima Rocha.

Es tiempos de avanzada de la nueva derecha ideológica brasileña, se nota el retorno de una vieja práctica política latino-americana. En la mitad del siglo XX vivíamos en América Latina una paradoja, por un lado, había algunos gobiernos con cortes nacionalistas y llamamientos populares (y populistas).
read full story / add a comment
Se as condições de permanência de Joaquim Levy forem manter a maldita Taxa Selic por mais 12 meses batendo nos índices de 14,25% ao mês, então não haverá outra saída a não ser avançar nos recortes das políticas sociais.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Monday September 07, 2015 21:43 by BrunoL   image 1 image
06 de setembro de 2015, Bruno Lima Rocha.

"Estamos diante de um momento crítico de reversão de expectativas e com retirada de políticas públicas. Piora o cenário a recessão inflacionada provocada pela elevação de preços administrados. A hora é de enfrentar a crise do modelo e não de atirar salva-vidas para quem escolheu governar com a direita por dentro do governo que, eleito no 2º governa de fato no e 3º turno", escreve Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
Por más escándalos en sucesión que existan (y son reales) no hay nada concreto envolviendo directamente la figura de la presidenta.
brazil/guyana/suriname/fguiana / community struggles / opinión / análisis Tuesday September 01, 2015 04:34 by BrunoL   image 1 image
31 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

Cuando escribí el último análisis de coyuntura (los produzco semanalmente para los medios alternativos brasileños), me referí al hecho de que la derecha post-moderna, salga a las calles pidiendo un recurso casi inalcanzable. El debate acerca de una salida presidencial, tiene más repercusión en los círculos de la nueva derecha, que las condiciones concretas para su realización.
read full story / add a comment
Ainda que a vontade política da maioria da Câmara Federal comandada pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja pelo impedimento da presidente Dilma Rousseff, em havendo irregularidades, estas teriam de ocorrer a partir de 1º de janeiro de 2015.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Sunday August 30, 2015 09:53 by BrunoL   image 1 image
28 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

"Há uma evidente confluência de ideias-guia entre os que defendem o impeachment nas ruas (os grupos neoliberais) e os políticos de tradição oligárquica no Congresso Nacional. É por isso que no atual momento o povo perde de todos os lados. Seja pela direita que é governo, com o tucano e Chicago Boy Joaquim Levy à frente da pasta do Ministério da Fazenda (o mais importante dos ministérios); seja pela Agenda Brasil e a “salvação” do governo implicando em abrir mão de quase tudo para manter o mandato; seja pela oposição política formal que sem nenhum pudor apresenta um projeto entreguista de exploração de petróleo como o do senador José Serra (PSDB-SP), e na ponta direita da política, o povo brasileiro corre sério risco se as ideias reacionárias expressas nas ruas de 16 de agosto se tornarem realidade em alguma proporção. Logo, há muito mais em jogo do que a continuidade institucional a qualquer custo", constata Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo. read full story / add a comment
As manifestações passaram na TV com a ausência de contraditório, sem que nenhum repórter tenha sequer colocado um microfone em cadeia nacional na boca dos que diziam querer intervenção militar.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Tuesday August 25, 2015 00:42 by BrunoL   image 1 image
24 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

"Ou o que resta de base social mobilizada ou desembarca de vez do governo e acaba com qualquer resto de duplo discurso como o do tal "apoio crítico" ou toda a esquerda vai pagar um preço alto demais se tudo ruir", escreve Bruno Lima Rocha, professor de de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
As manifestações passaram na TV com a ausência de contraditório, sem que nenhum repórter tenha sequer colocado um microfone em cadeia nacional na boca dos que diziam querer intervenção militar.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Tuesday August 25, 2015 00:41 by BrunoL   image 1 image
24 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

"Ou o que resta de base social mobilizada ou desembarca de vez do governo e acaba com qualquer resto de duplo discurso como o do tal "apoio crítico" ou toda a esquerda vai pagar um preço alto demais se tudo ruir", escreve Bruno Lima Rocha, professor de de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
A semana que culmina com o ato da UDN pós-moderna pedindo o impeachment de Dilma Rousseff (no domingo dia 16 de agosto) traz a proposta de nova articulação com a mesa do Senado.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Sunday August 16, 2015 08:56 by BrunoL   image 1 image
14 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

"Talvez a saída para brecar o golpe em andamento venha do andar de cima. O desempate pode sair do que resta de empresariado nacional que, assustado com a Lava Jato e não predisposto a abrir mão de tudo em função de uma ideologização neoliberal inconsequente, pode pender para a governabilidade. Se avançar a CPI do BNDES vão criminalizar o financiamento das empresas estratégicas. Isso é simplesmente o núcleo central de acumulação capitalista no Brasil. Portanto, freá-lo é inviabilizar o país dentro do modo de produção vigente", analisa Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo. read full story / add a comment
José Dirceu foi novamente preso, desta vez na 17ª fase da Operação Lava-Jato, na manhã de 03 de agosto de 2015. Ele não abre nada, nunca abriu, assim como Dilma.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Wednesday August 05, 2015 09:48 by BrunoL   image 1 image
04 de agosto de 2015, Bruno Lima Rocha

"Dirceu não abre e nem gagueja na hora do depoimento. Entendo que Dirceu macula e lastima ex-combatentes da ditadura. O ex-Ministro forte de Lula está do lado errado do conflito social, opera com a mentalidade do antigo inimigo de classe, e atua de forma assemelhada a Rodolfo Galimberti brasileiro e vai se comportar do mesmo jeito de sempre; sem entregar ninguém e menos ainda ceder a pressões externas", opina Bruno Lima Rocha, professor de Relações Internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
O perfeito idiota latino-americano em sua versão brasileira mais explícita.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Tuesday July 28, 2015 09:13 by BrunoL   image 1 image
26 de julho de 2015, Bruno Lima Rocha

As frases são sempre as mesmas: "Populismo fiscal, suporte do Estado e fraude política a caminho"....assistimos a teleconferência apregoando o Manual do perfeito idiota daqueles que nos xingam de idiotas latino-americanos sendo aplicado.

Assistindo o programa Globonews Painel (deste sábado 25 de julho de 2015), cuja bancada era composta por dois economistas vinculados a consultorias privadas e um colega da ciência política igualmente vinculado a outra consultoria, me dei conta que há um tema de fundo nesta crise política. No primeiro mandato de Dilma, o ministro Guido Mantega de fato tentou uma inflexão desenvolvimentista, mas sem uma base social mobilizada e tampouco a predisposição do partido de governo para confrontar a sangria desatada de mais de 40% do orçamento da União para a especulação da agiotagem rentista. No segundo turno de 2014, houve uma eleição plebiscitária cuja chapa vitoriosa aceitou o brete do rentismo e chamara um ministro da Fazenda que apoiara Armínio Fraga para tomar conta do caixa da 8a economia do mundo. read full story / add a comment
curdacazp.jpg
brazil/guyana/suriname/fguiana / community struggles / opinião / análise Tuesday July 14, 2015 20:27 by Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares (CAZP)   image 1 image
A cidade que passou ao longo de sua existência a aglutinar o conjunto da população que antes ocupava em maior número o campo, e que buscava uma forma de organização societária de maneira a atender o bem coletivo, foi aos poucos sendo atravessada por uma relação de poder específica, denominada de domínio, que surgiu com a divisão em classes sociais e que implicava que a organização da vida atendia os interesses de uma minoria em detrimento da maioria. Isso permitiu o desenvolvimento do Estado, sendo um instrumento que sempre serviu aos interesses das classes dominantes, disfarçando sua política essencialmente opressora das mais variadas formas. read full story / add a comment
O poder de veto da população organizada barrou a barbárie na 4ª feira 01 de julho de 2015, mas os custos desta mobilização podem ser menos extensos do que o poder de manipulação regimental de Eduardo Cunha e suas péssimas companhias.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Friday July 10, 2015 07:55 by BrunoL   image 1 image
09 de julho de 2015, Bruno Lima Rocha

"Neste momento da política brasileira, com a presidente se equilibrando com 9% de apoio declarado; com o partido de governo recebendo “bola nas costas” de Lula, o líder com poder de veto e que melou o congresso do PT; com a canha rentista forçando uma inflação baseada em preços controlados; e, com a desinformação estrutural estruturando falsas consciências viralizadas nas redes sociais brasileiras, a conclusão é óbvia. Os setores que tiverem direitos adquiridos e não se mobilizarem, recusando-se a organização de tipo reivindicativo e classista, simplesmente corre o risco de perdê-lo. O Tea Party brasileiro existe embora seja multifacetado e chegou às raiais da desfaçatez. Sua meta passa por cumprir a profecia auto anunciada por Fernando Henrique Cardoso. Ao avançar no desmonte da herança varguista, irão pelo ralo também as estruturas da regulação do mundo do trabalho e boa parte dos direitos conquistados na Constituição de 1988. Todo o cuidado é pouco", escreve Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
read full story / add a comment
Para Luiz Inácio, ao que parece, é mais relevante preservar seu próprio capital político do que ver-se associado ao naufrágio do modelo por ele próprio inaugurado.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Saturday June 27, 2015 09:51 by BrunoL   image 1 image
"No Brasil o lobby formal é proibido, mas os setores empresariais com mais poder de pressão conseguem isentar-se das medidas mais duras. Observamos uma cadeia alimentar, onde o setor financeiro-especulativo comanda; seguido dos setores com poder empresarial para fechar grandes contratos de governo ou arcar com a infra-estrutura do país e após setores específicos - alguns voltados para exportação - com condições de influência sobre bancadas estaduais e federais. O aumento do custo da geração de emprego direto para o empregador faz parte da fórmula da ortodoxia neo-neo monetarista e o resultado societário é horrível", constata Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais. read full story / add a comment
A solução dada pelo partido de governo para o governo de coalizão é guinar à direita e hipotecar a sua própria base restante.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Tuesday June 16, 2015 02:56 by BrunoL   image 1 image
15 de junho de 2015, Bruno Lima Rocha

Tendo como pano de fundo o 5º Congresso Nacional do PT, Bruno Lima Rocha, jornalista e cientista político, professor de Relaões Internacionais, afirma "o lulismo vai deixar uma sequela ideológica difícil de ser superada tanto nesta agrupação política como na sociedade brasileira".

Segundo ele, "superar o paradigma do pacto de classes e do minimalismo vai exigir profunda autocrítica e radicalidade através das bases sociais mobilizadas".
read full story / add a comment
cazp2.jpg
brazil/guyana/suriname/fguiana / movimento anarquista / opinião / análise Sunday June 14, 2015 22:19 by Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares (CAZP)   image 1 image
O anarquismo, nascido no calor das lutas sociais do século XIX, sempre bem delimitou seus princípios desde um plano organizativo. As ideias de federalismo e de autogestão, senão exclusivas do anarquismo, tiveram em nossa corrente socialista um espaço desde as suas bases e se constituindo em princípio ativo, organizador de sua prática política e ponto de partida de suas elaborações teóricas. Assim, consideramos que o anarquismo se constitui enquanto ideologia e prática política. read full story / add a comment
bakunin_olhos.jpg
brazil/guyana/suriname/fguiana / movimento anarquista / opinião / análise Monday June 01, 2015 23:04 by Felipe Corrêa   image 1 image
Na obra bakuniniana, o Estado moderno, em todas as suas formas ou regimes de governo, é considerado um instrumento político de dominação de classe que possui natureza dominadora, caráter de classe e função de garantir a dominação de classe. Essa tese bakuniniana será discutida a seguir por meio de quatro argumentos: 1.) A dinâmica do Estado, em suas distintas formas, está relacionada a diferentes tipos de dominação, na esfera política e em outras; 2.) As dominações do Estado são levadas a cabo em função de interesses das classes dominantes, sendo que a burocracia é uma dessas classes; 3.) Tanto o Estado quanto a burocracia tendem a conservar-se, principalmente em caso de a dominação em nível sistêmico e estrutural perdurar; 4.) A abolição do Estado é imprescindível para o estabelecimento do socialismo e a garantia da emancipação popular. Pretende-se, com isso, dar respostas a algumas questões. Mesmo relacionando Estado e dominação, como se explica essa natureza dominadora do Estado? Por que o Estado domina? Ainda que relacionando Estado e classes dominantes, como se definem e explicam as classes sociais e o caráter de classe da dominação do Estado? Como e por que a dinâmica do Estado contribui com a função de manter a dominação de classe na sociedade? Quais são as implicações estratégicas dessa análise teórica? read full story / add a comment
Na charge adaptada da original estadunidense, o grafista nos chama a atenção para o óbvio. Quem empresta dinheiro ao banco é o correntista e ele o “devolve” na forma de crédito. Os bancos operam como a casa (a banca) no cassino.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Saturday May 30, 2015 23:59 by BrunoL   image 1 image
30 de Maio de 2015, Bruno Lima Rocha

O nome deste breve texto poderia ser: como é simples expor as bases do rentismo e mobilizar quem está organizado para combater este absurdo. No final da tarde de 19 de maio tive a oportunidade de retornar ao contato com a base de trabalhadores do município de Cachoeirinha (Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha), na Região Metropolitana de Porto Alegre. O tema da formação para a categoria era a relação da dívida pública com a financeirização da economia e a ausência de controle democrático sobre os rumos da riqueza nacional. A exposição em si levou menos de uma hora e quinze minutos, incluindo um saudável intervalo.
read full story / add a comment
As MPs 664 e 665 têm uma perigosa coerência com o Projeto Lei 4330, o que aprova a terceirização da atividade-fim das empresas. Qualquer cálculo de isenção, fraude e sonegação fiscal ultrapassa as medidas de ajuste promovidas pelo ministro banqueiro.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Sunday May 17, 2015 22:14 by BrunoL   image 1 image
17 de maio de 2015, Bruno Lima Rocha

A base do modelo de empresa – e empresa em rede para a sociedade. Isto é o que está em jogo com o processo de austeridade fiscal que vem do governo e o golpe da reação com o Projeto Lei 4330, desengavetado por Eduardo Cunha. Nesta semana, a Câmara votou a Medida Provisória 664 e, através de outra manobra surpresa do cardeal neo-pentecostal e dono de mídia do PMDB fluminense, apareceu o projeto que revisa a base de cálculo previdenciário. Na prática, o Brasil assistiu outro triste espetáculo com políticos camaleões, onde neoliberais travestiram-se de defensores dos aposentados e ex-reformistas incorporaram o discurso da tal da governabilidade. Assim, a Previdência que é superavitária em mais de R$ 83 bilhões ao ano, caso este projeto venha a ser aprovado após passar por todo o rito parlamentar e a sanção da ex-guerrilheira arrependida (algo que duvido), pode gerar uma sobrevida um pouco menos injusta para os que contribuíram com o país por mais de 35 anos e da União levam a escassez porque tudo tem de entrar no maldito regime de caixa para gerar dividendos para os que vivem de capital fictício.

Vejamos na sequência alguns episódios mais marcantes desta semana última no cenário político e ideológico brasileiro.
read full story / add a comment
No festival de oportunismo e traição da Câmara, a oposição de direita se arvora de defensora dos trabalhadores e cobra a coerência de Dilma e sua bancada. Os parlamentares petistas, vergonhosamente, votam a favor do regime de caixa da direita financeira.
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Monday May 11, 2015 09:56 by BrunoL   image 1 image
Bruno Lima Rocha, 10 de maio de 2015

Na noite de 4ª, 5 de maio o texto-base da Medida Provisória 665 foi aprovado na Câmara com o apoio de boa parte da base do “governo” tendo a bancada federal do Partido dos Trabalhadores (PT) fechado questão a favor. Na véspera da votação, o mundo parecia de ponta cabeça, incluindo a rebeldia de parlamentares petistas, seguindo a linha de independência e algum classismo manifestado pelo senador e ex-trabalhador metalúrgico Paulo Paim. No plenário da câmara baixa, houve de tudo. Seguindo a lógica maquiavélica, onde moral e política podem não se coadunar e tampouco a coerência discursiva vale de algo, a oposição da direita que não é governo se portara como o PT dos anos ’80. Parlamentares tucanos e udenistas brandiam réplicas de papelão de carteiras de trabalho e nas galerias, a Força Sindical se travestia de base autêntica do período da Conclat. Tudo para constranger o governo de centro-direita e tentar aumentar a celeuma entre a direita que está no governo e a que se localiza fora da partilha dos ministérios.
read full story / add a comment
Dilma Rousseff e Armando Monteiro, seu ministro da Indústria e Comércio, o senador pelo PTB pernambucano e ex-presidente da CNI. A materialização do peleguismo quando a ex-esquerda segue desesperada atrás da miragem de um empresariado nacional
brazil/guyana/suriname/fguiana / economia / opinião / análise Monday May 04, 2015 03:36 by BrunoL   image 1 image
03 de maio de 2014, Bruno Lima Rocha

Vejam o exemplo material da traição de classe deste governo que fez campanha dizendo que não mexeria em nenhum direito dos trabalhadores. O ministro do de Indústria e Comércio de Dilma é Armando Monteiro ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), senador pelo PTB de Pernambuco. Dilma passou o final de semana anterior ao 1º de Maio preparando um pacote de privatizações indiretas da ordem de 150 bilhões para concessões de portos, aeroportos, rodovias, hidrovias e ferrovias. E mesmo com tantas vantagens o Planalto é incapaz de impor uma condição de negociar com a CNI a manutenção da CLT, considerando que o empresariado acumula ganhos por uma década através do financiamento via BNDES e bancos estatais. A propaganda da CNI que está sendo distribuída via redes sociais, assim como a ofensiva de mídia da Fiesp e demais federações empresariais são a prova cabal da imposição de agenda com aceitação de Dilma e cia.
read full story / add a comment
era um racional estado de pânico para a massa assalariada brasileira; as condições de resistência estão prejudicadas pelo peleguismo histórico e a adesão governista da última década.
brazil/guyana/suriname/fguiana / community struggles / opinião / análise Friday May 01, 2015 10:24 by BrunoL   image 1 image
30 de maio de 2015, Bruno Lima Rocha

Abertura – Na semana de 1º de maio de 2015, vivemos um momento ímpar. A classe trabalhadora pode estar diante da pior derrota na história recente do país desde a traição de João Goulart (quando este optou por não resistir) quando do golpe de 1º de abril de 1964. O absurdo é estarmos vivendo esta circunstância em função de um governo frágil, que fez campanha por esquerda (em especial no 2º turno), ganhou raspando – acertadamente polarizando o país – e já entregara quase tudo ainda no ano de 2014. A conjuntura é tensa porque esta mudança vinda do Projeto Lei 4330 na prática altera – e para o bem da acumulação dos patrões e empregadores, além de rentistas que se beneficiam dos recursos coletivos da União – a estrutura das relações de trabalho no Brasil. Logo, quando uma conjuntura pode influir de modo estrutural e desestruturante, esta se torna estratégica. Eis a arena onde as maiorias brasileiras hoje se encontram. read full story / add a comment

Front page

Strike in Cachoeirinha

(Bielorrusia) ¡Libertad inmediata a nuestro compañero Mikola Dziadok!

DAF’ın Referandum Üzerine Birinci Bildirisi:

Cajamarca, Tolima: consulta popular y disputa por el territorio

Statement on the Schmidt Case and Proposed Commission of Inquiry

Aodhan Ó Ríordáin: Playing The Big Man in America

Nós anarquistas saudamos o 8 de março: dia internacional de luta e resistência das mulheres!

Özgürlüğümüz Mücadelemizdedir

IWD 2017: Celebrating a new revolution

Solidarité avec Théo et toutes les victimes des violences policières ! Non à la loi « Sécurité Publique » !

Solidaridad y Defensa de las Comunidades Frente al Avance del Paramilitarismo en el Cauca

A Conservative Threat Offers New Opportunities for Working Class Feminism

De las colectivizaciones al 15M: 80 años de lucha por la autogestión en España

False hope, broken promises: Obama’s belligerent legacy

Primer encuentro feminista Solidaridad – Federación Comunista Libertaria

Devrimci Anarşist Tutsak Umut Fırat Süvarioğulları Açlık Grevinin 39 Gününde

The Fall of Aleppo

Italia - Ricostruire opposizione sociale organizzata dal basso. Costruire un progetto collettivo per l’alternativa libertaria.

Recordando a César Roa, luchador de la caña

Prison Sentence to Managing Editor of Anarchist Meydan Newspaper in Turkey

Liberación de la Uma Kiwe, autonomía y territorio: una mirada libertaria para la comprensión de la lucha nasa

Misunderstanding syndicalism

American Anarchist and Wobbly killed by Turkey while fighting ISIS in Rojava

Devlet Tecavüzdür

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

Sat 29 Apr, 13:27

browse text browse image

index.jpeg imageNa jornada de luta camponesa Pequenos Agricultores e Sem Terra retomam as terras do Açu 20:40 Wed 19 Apr by FARJ 1 comments

Os pequenos agricultores do Açu, 5º distrito de São João da Barra, Norte do Estado do Rio de Janeiro junto com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) reocuparam na manhã desta quarta-feira (19/04), às 5h da manhã, suas terras., após oito anos afastados por força do decreto do governo estadual Nº 41.195, de 19 de junho de 2009.

460_0___30_0_0_0_0_0_17626668_1508526595825560_1799299064694025669_n_1.jpg imageAnte la Brutal Represión a los Municipales de Cachoerinha 16:08 Fri 31 Mar by Resistencia y Solidaridad–ROE 0 comments

Hoy, 30 de marzo de 2017, luego de 25 días de huelga, con varios trabajadores en huelga de hambre, en reclamo para que no se aprobara en la Cámara de Vereadores (ediles) la rebaja del monto por vale de alimentación y escalonamiento de los salarios, la Brigada Militar reprimió con dureza la movilización de los trabajadores municipales. Balas de gomas, golpes con todo tipo de objetos y gases lacrimógenos fue la respuesta de Miki Breier (PSB) -Prefecto de Cachoerinha- y la Policía Militar a los justos reclamos de los trabajadores y trabajadoras.

17626668_1508526595825560_1799299064694025669_n.jpg imagevideoRepression and Imprisonment in Cachoeirinha, Brazil 01:36 Fri 31 Mar by Coordenação Anarquista Brasileira 1 comments

Repression in Brazil.

460_0___30_0_0_0_0_0_17626668_1508526595825560_1799299064694025669_n.jpg imageRepressão e prisões em Cachoeirinha 01:13 Fri 31 Mar by Solidariedade 0 comments

Solidariedade aos municipários de Cachoeirinha.

videoInterview with dona Adriana, mother of Rafael Braga 05:13 Mon 13 Mar by farj 0 comments

Rafael is a young poor Black man that until June 2013 used to work picking up material for recycling on the streets of Rio de Janeiro, Downtown. He used to sleep on the streets and only sometimes go back home, in favela Vila Cruzeiro, so that he would save up the transportation money. However, on June 20th, his routine changed.

text[Santos-SP/Brasil]: Companhia de teatro é atacada pela PM e Guarda Municipal 05:25 Mon 31 Oct by R.U. 0 comments

Integrantes da Trupe Olho da Rua, companhia de teatro de rua, foram cercados, ameaçados e um dos seus integrantes foi preso pela PM de Santos na tarde deste domingo, 30 de Outubro.

textNovo site do Arquivo Bakunin 00:50 Wed 17 Aug by Arquivo Bakunin 0 comments

Curta a página do Arquivo Bakunin: https://www.facebook.com/Arquivo-Bakunin-1088745281220411/

manifportoalegre.jpg imageNon farsi intimidire, non smobilitare! Tutta la nostra solidarietà al compagno Vicente! 23:46 Fri 20 Feb by Federação Anarquista Gaúcha 0 comments

Il compagno Vicente, come altri militanti ed attivisti di altre organizzazioni, di altri collettivi e di altre ideologie non è il primo e non sarà l'ultimo giovane nero ed anarchico ad essere condannato in questo Brasile razzista. Migliaia di persone nere ed in condizione di povertà vengono sterminate e condannate quotidianamente dalla polizia militare all'interno di questo sistema giudiziario borghese e razzista. [Português]

460_0___30_0_0_0_0_0_manifportoalegre_2.jpg imageΑλληλεγγύη μας στο&#... 18:20 Tue 10 Feb by Federação Anarquista Gaucha 0 comments

Ο σύντροφος Vicente, όπως και άλλοι αγωνιστές και μαχητές από άλλες οργανώσεις, συλλογικότητες και ιδεολογίες δεν ήταν ο πρώτος και δεν θα είναι ο τελευταίος μαύρος και αναρχικός νεολαίος που θα έχει καταδικασθεί σε αυτό το ρατσιστικό κράτος της Βραζιλίας. Χιλιάδες μαύροι και φτωχοί άνδρες και γυναίκες εξοντώνονται και καταδικάζονται καθημερινά από τη στρατιωτική αστυνομία και το ρατσιστικό σύστημα της αστικής δικαιοσύνης.

manifportoalegre.jpg imageSin dejarse intimidar, sin desmovilizar!. Toda nuestra solidaridad con el compañero Vicente! 14:07 Tue 10 Feb by Federação Anarquista Gaúcha 0 comments

Enero de 2015. En las vísperas de retome de las luchas contra el aumento de los pasajes y en defensa de un transporte 100% público en Porto Alegre, recibimos la noticia de sentencia dada al compañero Vicente, militante de la Federación Anarquista Gaúcha (FAG) y luchador social del Bloque de lucha por el Transporte Público de Porto Alegre. Vicente está siendo condenado a un año y medio de prisión por daño al patrimonio público y crimen ambiental, “crímenes” que se habrían cometido en abril de 2013 durante una manifestación del Bloque de Lucha frente a la Prefectura de Porto Alegre. Se trata de la primer condena en Porto Alegre y para nosotros una clara tentativa de intimidar y meter miedo al conjunto de los luchadores y organizaciones que se están rearticulando las luchas en este inicio de 2015. Un expediente político e histórico utilizado por los sectores dominantes de nuestra ciudad y de todo el mundo: el encarcelamiento de los que se levantan. No nos desmovilizaremos y nuestra solidaridad será militante en las calles!!! [Português]

more >>

imageReflexiones sobre el trabajo de base de matriz libertaria Apr 24 by Antônio Ade 0 comments

La izquierda brasilera vive una crisis de movilización que viene de décadas atrás. Eso queda en evidencia frente al escenario de ajuste, de recomposición conservadora y del retroceso en temas de derechos en el Brasil pre y pos dictadura. Así nos encontramos desarmados ante tantos ataques.

A pesar de las buenas movilizaciones recientes, posibilitadas en gran medida por los nuevos medios y redes sociales, el fracaso constante al movilizar amplios sectores de las clases oprimidas quedó claro tras el 2013 pues se evidenció el carácter volátil y pulverizado de los conflictos. A pesar de que en ese momento algunas movilizaciones lograron un relativo grado de radicalidad, muy raramente se encontraron entre sí, expresando una clara señal de fragmentación.

imageAusência de ideologia de câmbio e a base para a guinada à direita Apr 20 by BrunoL 0 comments

É lugar comum ouvir em análises e expressões vindas de todas as camadas da esquerda e da centro-esquerda, algo como “quando este povo vai se levantar indignado”? Além do sentimento de revolta e frustração – totalmente compartilhado por este que escreve – a afirmação também traz elementos de certa condescendência com o governo deposto e algo da perigosa inocência politica. Neste breve texto, tento demonstrar como a categoria ideologia foi desprezada e, por óbvia consequência, a relação com o oligopólio da mídia – em especial com a empresa líder – foi reificada.

imageSectarismo y vanguardismo – Debatiendo un problema en la izquierda Apr 09 by Federação Anarquista do Rio de Janeiro 0 comments

Una práctica política ética que respete las diferencias políticas y procure siempre por el fortalecimiento de la clase trabajadora es lo que diferencia una propuesta liberadora de un proceso autoritario; una meta democrática de un método impositivo. Prácticas informales de articulación y grupos mal estructurados también perjudican el camino hacia el poder popular, porque pueden reproducir por otras vías el vanguardismo, creando “liderazgos ocultos” y desestimulando espacio de construcción colectiva.

imageRevista Socialismo Libertário 3 Mar 16 by Coordenação Anarquista Brasileira (CAB) 0 comments

Terceiro número da revista Socialismo Libertário, publicada pela Coordenação Anarquista Brasileira (CAB). Veja aqui link para baixar a revista e para os artigos!

imageO que é Anarquismo? Mar 16 by Coordenação Anarquista Brasileira (CAB) 0 comments

Neste momento, em que tem havido, por um lado, uma ampla retomada de interesse nos pensamentos e na prática anarquista e, por outro, pouco conhecimento do tema, nos propomos a contribuir, neste breve texto, para que o anarquismo seja melhor e mais adequadamente conhecido.

more >>

imageAnte la Brutal Represión a los Municipales de Cachoerinha Mar 31 Resistencia y Solidaridad–ROE 0 comments

Hoy, 30 de marzo de 2017, luego de 25 días de huelga, con varios trabajadores en huelga de hambre, en reclamo para que no se aprobara en la Cámara de Vereadores (ediles) la rebaja del monto por vale de alimentación y escalonamiento de los salarios, la Brigada Militar reprimió con dureza la movilización de los trabajadores municipales. Balas de gomas, golpes con todo tipo de objetos y gases lacrimógenos fue la respuesta de Miki Breier (PSB) -Prefecto de Cachoerinha- y la Policía Militar a los justos reclamos de los trabajadores y trabajadoras.

imageRepressão e prisões em Cachoeirinha Mar 31 Federação Anarquista Gaúcha 0 comments

Solidariedade aos municipários de Cachoeirinha.

videoInterview with dona Adriana, mother of Rafael Braga Mar 13 0 comments

Rafael is a young poor Black man that until June 2013 used to work picking up material for recycling on the streets of Rio de Janeiro, Downtown. He used to sleep on the streets and only sometimes go back home, in favela Vila Cruzeiro, so that he would save up the transportation money. However, on June 20th, his routine changed.

imageNon farsi intimidire, non smobilitare! Tutta la nostra solidarietà al compagno Vicente! Feb 20 FAG 0 comments

Il compagno Vicente, come altri militanti ed attivisti di altre organizzazioni, di altri collettivi e di altre ideologie non è il primo e non sarà l'ultimo giovane nero ed anarchico ad essere condannato in questo Brasile razzista. Migliaia di persone nere ed in condizione di povertà vengono sterminate e condannate quotidianamente dalla polizia militare all'interno di questo sistema giudiziario borghese e razzista. [Português]

imageΑλληλεγγύη μας στο&#... Feb 10 Anarkismo 0 comments

Ο σύντροφος Vicente, όπως και άλλοι αγωνιστές και μαχητές από άλλες οργανώσεις, συλλογικότητες και ιδεολογίες δεν ήταν ο πρώτος και δεν θα είναι ο τελευταίος μαύρος και αναρχικός νεολαίος που θα έχει καταδικασθεί σε αυτό το ρατσιστικό κράτος της Βραζιλίας. Χιλιάδες μαύροι και φτωχοί άνδρες και γυναίκες εξοντώνονται και καταδικάζονται καθημερινά από τη στρατιωτική αστυνομία και το ρατσιστικό σύστημα της αστικής δικαιοσύνης.

more >>
© 2005-2017 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]