user preferences

New Events

Mashriq / Arabia / Iraq

no event posted in the last week

Israel: Anarquistas Contra o Muro solicita ajuda

category mashriq / arabia / iraq | community struggles | chamada / petição author Wednesday July 25, 2007 20:45author by Anarquistas Contra o Muro - AATWauthor email donate at awalls dot org Report this post to the editors

Os crescentes custos legais da luta conjunta palestina-israelense contra a ocupação nos obrigam a fazer este chamamento urgente em busca de fundos. E pedimos vosso apoio para prosseguir o trabalho do coletivo israelense Anarquistas Contra o Muro.


Anarquistas Contra o Muro solicita ajuda

Querid@s amig@s,

Os crescentes custos legais da luta conjunta palestina-israelense contra a ocupação nos obrigam a fazer este chamamento urgente em busca de fundos. E pedimos vosso apoio para prosseguir o trabalho do coletivo israelense Anarquistas Contra o Muro.

Durante os últimos quatro anos, o coletivo tem apoiado a luta palestina contra a ocupação israelense e, mais específicamente, contra o muro de segregação israelense. Semana após semana, nós @s anarquistas contra o muro nos unimos a resistência popular palestina contra ele mesmo em diversas zonas da franja ocidental, incluindo as localidades de Bil'in a oeste de Ramala, al-Ma'asara e Ertas, ao sul de Belén, e Beit Ummar, ao norte de Hebrón.

Frequentemente, @s ativistas têm sido detid@s e denunciad@s por sua participação na luta. Por sorte, o coletivo está representado por uma dedicada advogada, Gaby Lasky. A advogada Lasky tem trabalhado incansavelmente defendendo @s ativistas detid@s em manifestações e ações diretas na Margem Ocidental e Israel. Apesar de que o apoio legal que nos proporciona exige praticamente uma dedicação a em tempo integral, aceitou nos cobrar somente uma quantidade simbólica. Porém, o coletivo não conseguiu cobrir nem sequer esta quantia e agora deve aproximadamente 30.000 euros pelos custos legais de mais de 60 processos judiciais. Além desta enorme dívida legal, @s ativistas de Anarquistas Contra o Muro se vêem obrigad@s a gastar grandes quantidades em transportes e chamadas telefônicas.

Por favor, faça uma doação que nos ajude a prosseguir esta luta.

Obrigado por tua solidariedade.

Anarquistas contra o muro / Anarchists Against the Wall


Para mais informação sobre a iniciativa Anarquistas Contra o Muro, nossas ações e como fazer uma doação visite nossa página web: www.awalls.org ou escrevanos a donate@awalls.org .


Tradução de a-infos-pt.

Related Link: http://www.awalls.org
author by A-infos-ptpublication date Thu Jul 26, 2007 20:54author address author phone Report this post to the editors

http://www.ainfos.ca/pt/ainfos03748.html

http://www.ainfos.ca/en/ainfos19702.html

Notas de I. S. Membro de AATW e editor do colectivo de A-Infos:
* O nome Anarquistas Contra o Muro ( Anarchists Against the Wall - AATW) foi adoptado embora o espectro de activistas mais envolvido nele seja um pouco mais amplo (nem todos se chegam a definem como anticapitalistas antiautoritários...) Este nome surgiu como designação da acção directa contra o muro de separação em Mas'ha há cerca de 4 anos e que obteve uma vasta publicidade mediática e daí adoptarmos como nome permanente.

*1* Ao longo dos anos, tem havido apoios de várias maneiras: Pessoas com as mesmas ideias e outras que apenas simpatizam com a nossa luta realizaram campanhas em todo o mundo e além da distribuição da informação recolheram fundos para nós. Sempre que possível, activistas de AATW viajaram e participaram nessas acções.

*2* Após uma oficina na Conferência da AGP (verão de 2002) em Leiden sobre a luta na nossa região, onde a ideia de um acampamento conjunto foi encarada, tal acampamento materializou-se (Primavera de 2003) em Mas'ha – junto do traçado do muro de separação. Neste acampamento participaram anarquistas e outros simpatizantes da ideia de luta conjunta e palestinianos dessa localidade. Gradualmente as acções conjuntas começaram e a iniciativa ganhou impulso e cobertura da média.

*3* Trata-se mais de aderir a uma luta conjunta do que de apoio externo… Embora enquanto cidadãos de Israel com “privilégios democráticos de Israelitas” possamos fazer algumas coisas que os nossos companheiros palestinianos não podem.

*4* A nossa política é de vir quando convidados pelas iniciativas das aldeias locais, para nos encontrarmos e coordenarmos e participarmos quando pudemos. Assim como a nossa celebridade aumentou, começámos a ser convidados para nos juntarmos a lutes no interior das fronteiras de Israel também – tanto por cidadãos israelitas palestinianos e por lutas sociais dos mais acossados (vítimas dos projectos de separação étnica e os sem casa).
Ultimamente, até uma iniciativa No Border em apoio aos refugiados do Darfur está a começar.

*5* Devido a conflitos internos do sistema israelita, a existência de uma advogada a tempo inteiro, para pressionar os vários burocratas permitiu-lhe bloquear muitos aspectos da repressão policial. Assim, ao longodos anos, muita gente simpatizante e mesmo pessoas curiosas da esquerda israelita sentiram-se suficientemente imunes da repressão policial e atreveram-se a participar nas nossas acções que têm sido quase sempre declaradas ilegais.
Devido aos seus esforços apenas uns poucos de nós passoumais do que algumas horas detido pela polícia ou exército. Muito poucos passaram mais de um dia antes de serem trazidos diante dum juíz, que sempre os soltava. Alguns tiveram que fazer «trabalho comunitário». Apenas dois ompanheiros que preferiram a prisão a um serviço ou multa cumpriram um breve período de prisão.
(Devido aos seus serviços, mesmo os cidadãos palestinianos presos nas manifestações conjuntas tiveram um tratamento menos brutal do que os palestinianos usualmente recebem)

*6* Visto que a maioria dos participantes são estudantes universitários e do ensino secundário com mais vontade de se juntarem À luta do que dinheiro para as despesas directas com os transportes para as manifestações regulares das Sextas contra o muro de separação.

*7* Visto que há muito mais pessoas do que apenas os nossos camaradas interessadas em Israel em unir-se à luta conjunta de judeus e palestinianos, contra o muro de separação e a ocupação, recrutar o seu apoio por actividades de recolha de fundos é possível, mesmo que os companheiros com as mesmas ideias sejam pobres também…

 
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]