user preferences

New Events

América do Norte / México

no event posted in the last week

Convocatória ao Encontro Internacional Anarquista na Cidade do México, julho 8, 9 e 10 de 2007

category américa do norte / méxico | movimento anarquista | comunicado de imprensa author Thursday April 05, 2007 00:04author by BibliotecaSocial Reconstruír Report this post to the editors

A rebeldia galopa em nossos corações, milhões de seres humanos, os invisíveis, os pobres e os ignorantes se levantam contra a dominação em todos os rincões do planeta. Milhões de indivíduos se empenham em realizar a batalha para defender o gênero humano e o seu planeta; esses milhões se negam a integrar-se no mundo global, ao mundo da democracia e da pluralidade homogênea, pouco lhes importa a ridícula era da informação e a infinidade de possibilidades, porque eles são os que pagam o preço da comodidade de uns quantos.
terrea_1_1.jpg


Convocatória ao Encontro Internacional Anarquista na Cidade do México, julho 8, 9 e 10 de 2007



A rebeldia galopa em nossos corações, milhões de seres humanos, os invisíveis, os pobres e os ignorantes se levantam contra a dominação em todos os rincões do planeta. Milhões de indivíduos se empenham em realizar a batalha para defender o gênero humano e o seu planeta; esses milhões se negam a integrar-se no mundo global, ao mundo da democracia e da pluralidade homogênea, pouco lhes importa a ridícula era da informação e a infinidade de possibilidades, porque eles são os que pagam o preço da comodidade de uns quantos.

O vendaval da insubmissão tem uma ampla tradição e essa eterna tradição se traduz em conhecimento, num saber acumulado através de séculos de luta. Este conhecimento é o que dá ao anarquismo a certeza de que seu caminho é o correto. As novas formas de organização têm deixado muito atrás as velhas forma de controle da rebeldia, os partidos políticos, os sindicatos vendidos, as escolas e universidades se prestam ao serviço daqueles que dominam e apenas ficam olhando, perplexos, como a humanidade avança para a emancipação sem líderes e sem vanguardas.

A história da humanidade é uma história de rebeldia, desde que aparece a desigualdade aparecem os/as rebeldes, os/as ilegais e os sonhadores, aqueles que se empenham em desafiar a ordem superior e não temem os castigos divinos nem as ridiculizações, porque tem compreendido que somos criação de nós mesmos, que somos autocriação e que como tais podemos configurar um mundo baseado na liberdade e na igualdade.

Em todos os tempos e lugares se têm lutado contra a dominação e com todas essas lutas se configuram numa herança de incalculável valor, uma herança que leva a indivíduos e comunidades por uma trilha perigosa e quase desconhecida, a trilha da rebelião.

E nossa geração não pode ficar a margem dela, não podemos ficar olhando como o mundo se desfaz em pedaços, esperando as condições objetivas, o golpe de sorte que nos leve a emancipação, a liberdade não se busca, se constrói. Muito se fala de democracia e liberdade, de progresso e futuro, de bem estar e equidade, de pluralidade e tolerância, mas nada desse ridículo e atroz discurso pode ser observado na realidade. As palavras são só isso, representações. Contam-se em milhões as vítimas do progresso e da civilização.

Assim como são muitas as formas de controle, são múltiplas as formas de insubmissão. Cada um em seu âmbito contribui na destruição desta injusta ordem social. Na América, e México concretamente, cresce o descontentamento e apesar das ferozes ofensivas do Estado e das multinacionais, são milhares os que se rebelam a cada dia. Essa luta cotidiana e ancestral pela libertação nos obriga a tomar nosso lugar na construção da liberdade. A experiência nos tem ensinado que o melhor caminho para a emancipação é a organização.

Mas toda organização necessita da sustentação das idéias para poder realizar um trabalho efetivo e não contraditório, de tal forma que possa não impor, senão sugerir para a prática libertária as múltiplas manifestações de rebeldia.

Por isso, a Biblioteca Social Reconstruir convoca a indivíduos e coletivos a participar em um Encontro Internacional Anarquista a realizar-se no próximo mês de julho deste ano de 2007, na Cidade do México, nos dias 8 , 9 e 10.

Ao encontro se propõe três objetivos fundamentais (como proposta da Biblioteca):

Primeiro. Fomentar a discussão das idéias ácratas e, sobretudo nossa formação à nível teórico. Para isto se propõe que no encontro se realize uma mesa de discussão sobre o passado, presente e futuro do ideário anarquista, sobre idéias básicas e novas que nos ajudem a realizar tanto uma análise como uma crítica séria da sociedade atual.

Segundo. Compartilhar experiências organizativas baseadas no anarquismo. Neste apartado indivíduos e coletivos podem compartilhar tanto experiências como propostas de organização, para que os participantes possuam os elementos necessários para a análise dos alcances e limitações das mesmas.

Terceiro. O encontro e o que se possa aprender neste se inscrevem em uma série de esforços, que desde já há vários anos indivíduos e coletivos realizam, encaminhados na construção de uma organização ampla e forte que logre unificar o trabalho disperso que realizamos desde nossos respectivos âmbitos locais. Se as condições o permitirem este encontro pode ser o ponto de partida para impulsionar o caminho à organização.

A partir destas três premissas, que podem ser modificadas, poderão participar todos os coletivos e indivíduos tanto na organização do encontro como nas mesas do mesmo. A presente convocatória não têm o afã de aglutinar nem de incluir no grupo convocantes àqueles que participam, senão o de trabalhar em conjunto com absoluto respeito as inclinações e autonomia de cada participante.

Os/as interessados podem ir a Biblioteca Social Reconstruir nas reuniões preparatórias nas quartas-feiras (cada 15 dias, como proposta) à partir de 28 de março às 17 horas ou escrever ao correio: biblioteca@libertad.org.mx ou caravanalibertaria@riseup.net

Liberdade e não violência!

Notas:

- Aqueles que dominam uma língua que não seja o castelhano que nos apóiem nas traduções.

- Aos grupos e indivíduos que queiram participar e não tenham lugar para seu alojamento é necessário confirmar sua participação com antecedência para proporcionarmos a ele, na medida do possível.

- A data específica, assim como os calendários de atividades, serão determinados nas reuniões preparatórios.

- Foi escolhido o mês de julho porque ele permite que aqueles que participem no Encontro Zapatista em Chiapas tenham a oportunidade de participar no desta cidade sem atrapalhar suas atividades agendadas, já que este encontro é independente de qualquer organização não anarquista.

- Os locais onde se realizará o encontro serão três, até o momento, mas podem extender-se segundo sejam proposto pelos coletivos ou indivíduos.

Tradução: Juvei

This page has not been translated into Nederlands yet.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]