preferenze utente

cerca nell'archivio del sito Cerca cerca nell'archivio del sito


Search comments

ricerca avanzata

Nuovi eventi

América do Norte / México

nessun evento segnalato nell'ultima settimana

Convocatória ao Encontro Internacional Anarquista na Cidade do México, julho 8, 9 e 10 de 2007

category américa do norte / méxico | movimento anarquista | comunicado de imprensa author Thursday April 05, 2007 00:04author by BibliotecaSocial Reconstruír Segnalare questo messaggio alla redazione

A rebeldia galopa em nossos corações, milhões de seres humanos, os invisíveis, os pobres e os ignorantes se levantam contra a dominação em todos os rincões do planeta. Milhões de indivíduos se empenham em realizar a batalha para defender o gênero humano e o seu planeta; esses milhões se negam a integrar-se no mundo global, ao mundo da democracia e da pluralidade homogênea, pouco lhes importa a ridícula era da informação e a infinidade de possibilidades, porque eles são os que pagam o preço da comodidade de uns quantos.
terrea_1_1.jpg


Convocatória ao Encontro Internacional Anarquista na Cidade do México, julho 8, 9 e 10 de 2007



A rebeldia galopa em nossos corações, milhões de seres humanos, os invisíveis, os pobres e os ignorantes se levantam contra a dominação em todos os rincões do planeta. Milhões de indivíduos se empenham em realizar a batalha para defender o gênero humano e o seu planeta; esses milhões se negam a integrar-se no mundo global, ao mundo da democracia e da pluralidade homogênea, pouco lhes importa a ridícula era da informação e a infinidade de possibilidades, porque eles são os que pagam o preço da comodidade de uns quantos.

O vendaval da insubmissão tem uma ampla tradição e essa eterna tradição se traduz em conhecimento, num saber acumulado através de séculos de luta. Este conhecimento é o que dá ao anarquismo a certeza de que seu caminho é o correto. As novas formas de organização têm deixado muito atrás as velhas forma de controle da rebeldia, os partidos políticos, os sindicatos vendidos, as escolas e universidades se prestam ao serviço daqueles que dominam e apenas ficam olhando, perplexos, como a humanidade avança para a emancipação sem líderes e sem vanguardas.

A história da humanidade é uma história de rebeldia, desde que aparece a desigualdade aparecem os/as rebeldes, os/as ilegais e os sonhadores, aqueles que se empenham em desafiar a ordem superior e não temem os castigos divinos nem as ridiculizações, porque tem compreendido que somos criação de nós mesmos, que somos autocriação e que como tais podemos configurar um mundo baseado na liberdade e na igualdade.

Em todos os tempos e lugares se têm lutado contra a dominação e com todas essas lutas se configuram numa herança de incalculável valor, uma herança que leva a indivíduos e comunidades por uma trilha perigosa e quase desconhecida, a trilha da rebelião.

E nossa geração não pode ficar a margem dela, não podemos ficar olhando como o mundo se desfaz em pedaços, esperando as condições objetivas, o golpe de sorte que nos leve a emancipação, a liberdade não se busca, se constrói. Muito se fala de democracia e liberdade, de progresso e futuro, de bem estar e equidade, de pluralidade e tolerância, mas nada desse ridículo e atroz discurso pode ser observado na realidade. As palavras são só isso, representações. Contam-se em milhões as vítimas do progresso e da civilização.

Assim como são muitas as formas de controle, são múltiplas as formas de insubmissão. Cada um em seu âmbito contribui na destruição desta injusta ordem social. Na América, e México concretamente, cresce o descontentamento e apesar das ferozes ofensivas do Estado e das multinacionais, são milhares os que se rebelam a cada dia. Essa luta cotidiana e ancestral pela libertação nos obriga a tomar nosso lugar na construção da liberdade. A experiência nos tem ensinado que o melhor caminho para a emancipação é a organização.

Mas toda organização necessita da sustentação das idéias para poder realizar um trabalho efetivo e não contraditório, de tal forma que possa não impor, senão sugerir para a prática libertária as múltiplas manifestações de rebeldia.

Por isso, a Biblioteca Social Reconstruir convoca a indivíduos e coletivos a participar em um Encontro Internacional Anarquista a realizar-se no próximo mês de julho deste ano de 2007, na Cidade do México, nos dias 8 , 9 e 10.

Ao encontro se propõe três objetivos fundamentais (como proposta da Biblioteca):

Primeiro. Fomentar a discussão das idéias ácratas e, sobretudo nossa formação à nível teórico. Para isto se propõe que no encontro se realize uma mesa de discussão sobre o passado, presente e futuro do ideário anarquista, sobre idéias básicas e novas que nos ajudem a realizar tanto uma análise como uma crítica séria da sociedade atual.

Segundo. Compartilhar experiências organizativas baseadas no anarquismo. Neste apartado indivíduos e coletivos podem compartilhar tanto experiências como propostas de organização, para que os participantes possuam os elementos necessários para a análise dos alcances e limitações das mesmas.

Terceiro. O encontro e o que se possa aprender neste se inscrevem em uma série de esforços, que desde já há vários anos indivíduos e coletivos realizam, encaminhados na construção de uma organização ampla e forte que logre unificar o trabalho disperso que realizamos desde nossos respectivos âmbitos locais. Se as condições o permitirem este encontro pode ser o ponto de partida para impulsionar o caminho à organização.

A partir destas três premissas, que podem ser modificadas, poderão participar todos os coletivos e indivíduos tanto na organização do encontro como nas mesas do mesmo. A presente convocatória não têm o afã de aglutinar nem de incluir no grupo convocantes àqueles que participam, senão o de trabalhar em conjunto com absoluto respeito as inclinações e autonomia de cada participante.

Os/as interessados podem ir a Biblioteca Social Reconstruir nas reuniões preparatórias nas quartas-feiras (cada 15 dias, como proposta) à partir de 28 de março às 17 horas ou escrever ao correio: biblioteca@libertad.org.mx ou caravanalibertaria@riseup.net

Liberdade e não violência!

Notas:

- Aqueles que dominam uma língua que não seja o castelhano que nos apóiem nas traduções.

- Aos grupos e indivíduos que queiram participar e não tenham lugar para seu alojamento é necessário confirmar sua participação com antecedência para proporcionarmos a ele, na medida do possível.

- A data específica, assim como os calendários de atividades, serão determinados nas reuniões preparatórios.

- Foi escolhido o mês de julho porque ele permite que aqueles que participem no Encontro Zapatista em Chiapas tenham a oportunidade de participar no desta cidade sem atrapalhar suas atividades agendadas, já que este encontro é independente de qualquer organização não anarquista.

- Os locais onde se realizará o encontro serão três, até o momento, mas podem extender-se segundo sejam proposto pelos coletivos ou indivíduos.

Tradução: Juvei

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2001-2024 Anarkismo.net. Salvo indicazioni diversi da parte dell'autore di un articolo, tutto il contenuto del sito può essere liberamente utilizzato per fini non commerciali sulla rete ed altrove. Le opinioni espresse negli articoli sono quelle dei contributori degli articoli e non sono necessariamente condivise da Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]