user preferences

New Events

Internacional

no event posted in the last week
Recent articles by Coordenação Anarquista Latino-americana
This author has not submitted any other articles.
Recent Articles about Internacional Movimento anarquista

Lucio Urtubia, revolucionario Jul 30 20 by José Luis Carretero

¡Salú Lucio Urtubia! Jul 20 20 by Federación Anarquista Uruguaya

Reflexiones acerca de la intelectualidad anarquista: Sobre la presenta... Jul 08 20 by per http://alma-apatrida.blogspot.com/

Comunicado de Relançamento da CALA (Coordenação Anarquista Latino-americana)

category internacional | movimento anarquista | comunicado de imprensa author Saturday December 28, 2019 04:23author by Coordenação Anarquista Latino-americana - CALA Report this post to the editors

Dezembro de 2019

Após uma série de reuniões e instâncias, organizações anarquistas da América Latina decidiram relançar a Coordenação Anarquista Latino-Americana, no marco deste complexo contexto político e social que o nosso continente está vivendo.

[English] [Ελληνικά] [Italiano] [Türkçe]

cala_5.jpg

Comunicado de Relançamento da Coordenação Anarquista Latino-americana (CALA)

Dezembro de 2019

Após uma série de reuniões e instâncias, organizações anarquistas da América Latina decidiram relançar a Coordenação Anarquista Latino-Americana, no marco deste complexo contexto político e social que o nosso continente está vivendo. São tempos de efervescência em toda a América Latina. Tempos em que o povo está ganhando as ruas, resistindo e enfrentando o avanço brutal dos setores mais reacionários do continente e a presença ativa do imperialismo estadunidense em seus diferentes modos de intervir. As ruas do Chile, da Colômbia, do Haiti, de Porto Rico e do Equador estão sendo cenários de disputa cara a cara com a classe dominante, que tenta por todos os meios possíveis aprofundar um sistema de fome e precariedade, atacando as reivindicações mais importantes da classe oprimida. A isso temos que acrescentar a enorme resistência popular realizada contra o Golpe de Estado civil-militar na Bolívia, onde a violência racista dos de cima está sendo combatida com trancamentos de via, manifestações e bloqueios. Nitidamente, como afirmamos desde sempre, as hesitações e especulações eleitoreiras da esquerda parlamentar perdem o sentido. Neste momento, as organizações políticas do anarquismo especifista não apenas reafirmam a necessidade de estarem organizadas e sintonizadas com o momento histórico, como apontávamos nas Jornadas Anarquistas de Porto Alegre no início deste ano:

“… Estamos convencidos e convencidas de que o Anarquismo deve ser operativo, ágil, estar sintonizado com as novas realidades sociais para enfrentar a crueldade que esse impiedoso sistema impõe aos e às de baixo. Mas para isso reiteramos que o Anarquismo deve se organizar politicamente. É a Organização Política que permite que as e os militantes processem as discussões e debates necessários, é ela que permite realizar as análises de conjuntura pertinentes, definir os planos de ação e de desenvolvimento, afinar a tática com precisão, mas também elaborar uma estratégia finalista e a adequação dessa estratégia para cada período de ação, para cada conjuntura…”
Entendemos que este contexto também requer que nos alimentemos de todos esses aspectos em função de posicionamentos firmes e de manifestações imediatas de solidariedade, bem como de maiores níveis de ação coordenada em todo o continente. Para isso, decidimos rearticular a CALA, expressão de coordenação que funcionou desde meados dos anos 90 até o final daquela década, entre organizações políticas anarquistas do Uruguai, do Brasil e da Argentina. Desde 2011 estamos fazendo esforços na direção de alcançar maiores níveis de articulação, expressos justamente nas Jornadas Anarquistas que têm ocorrido a cada dois anos, aproximando diferentes organizações da região e do mundo.

Entendemos que este é o momento de relançar a CALA como expressão dessa coordenação do conjunto de nossas forças, como expressão do Especifismo, como corrente histórica e com projeção do Anarquismo. Um Anarquismo Organizado Politicamente bem enraizado nos povos latino-americanos e neste tempo.

Ainda nesse sentido, nos propomos de maneira conjunta a tarefa de continuar desenvolvendo e aprofundando um trabalho teórico e de elaboração de elementos conceituais que nos permitam realizar análises da realidade o mais precisas possível, de modo a agir na conjuntura latino-americana conjuntamente. Nos propomos também a estabelecer orientações concretas para esse trabalho coordenado, bem como apontar para o fortalecimento e a consolidação de novas organizações no continente. A conjuntura exige caminhar sem pressa, mas sem pausa.

Nos parece que a CALA é uma ferramenta necessária na etapa que está começando na América Latina, de povos nas ruas resistindo ao modelo neoliberal, para articular nossa presença nesses acontecimentos e apresentar uma posição firme e nítida do Anarquismo Organizado. A etapa que está começando deve nos encontrar organizados e organizadas, articulados e articuladas da melhor maneira possível na região. Por isso convidamos outras organizações a ir construindo esse caminho em conjunto.

Pela construção de Poder Popular!!!
Pelo socialismo e a liberdade!!!

Coordenação Anarquista Latino-Americana (CALA)

fAu – federação Anarquista uruguaia
CAB – Coordenação Anarquista Brasileira
FAR – Federação Anarquista de Rosario

Related Link: https://anarquismo.noblogs.org/
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
George Floyd: one death too many in the “land of the free”
© 2005-2020 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]