Benutzereinstellungen

Neue Veranstaltungshinweise

Internacional

Es wurden keine neuen Veranstaltungshinweise in der letzten Woche veröffentlicht

Kommende Veranstaltungen

Internacional | História do anarquismo

Keine kommenden Veranstaltungen veröffentlicht

[Dielo Truda]. “A Plataforma Organizacional” (fac-simile, nova tradução e ‘Suplemento’)

category internacional | história do anarquismo | comunicado de imprensa author Mittwoch Januar 25, 2017 19:46author by Instituto de Teoria e História Anarquista - ITHAauthor email ithanarquista at gmail dot com Report this post to the editors

Em 2016 comemoram-se 90 anos da primeira publicação da chamada “Plataforma”. “A Plataforma Organizacional da União Geral dos Anarquistas” foi publicada originalmente na França, em 1926, na revista Dielo Truda, pelo Grupo de Anarquistas Russos no Estrangeiro, do qual participavam Nestor Ivánovitch Makhno, Piotr Andreyevich Arshinov, Ida Mett (pseudônimo de Ida Gilman), Jean Walecki (pseudônimo de Isaak Gurfinkiel) e Maxime Ranko (pseudônimo de Benjamin Goldberg).

Neste post comemorativo, o Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA) — além de inaugurar a seção “Arquivo”, que constituirá um banco de dados com fontes produzidas pelos próprios anarquistas — disponibilizará, em três datas diferentes, os seguintes documentos: 1.) A versão fac-simile dos números da revista Dielo Truda em que a “Plataforma” foi originalmente publicada; 2.) A nova tradução da Plataforma ao português, realizada a partir do original em russo; 3.) A tradução ao português do documento conhecido como “Suplemento à Plataforma Organizacional”.

delo_trudo.png

1.) Versão fac-simile dos números da revista Dielo Truda em que a Plataforma foi originalmente publicada

Publicamos este documento pela primeira vez na internet; ele foi conseguido, depois de uma longa pesquisa, no Instituto de História Social de Amsterdã (IIHS), o qual foi responsável por sua digitalização. A Plataforma foi publicada em três números sequenciais da revista Dielo Truda: a edição nº 13-14 (Paris: junho-julho de 1926, parte de baixo das páginas 8 a 18), a edição nº 15 (Paris: agosto de 1926, parte de baixo das páginas 4 a 12) e a edição nº 16 (setembro de 1926, parte de baixo das páginas 4 a 8). Abaixo estão os seguintes arquivos: a edição nº 13-14 (completa) e as edições nº 15 e nº 16 (somente as páginas com a “Plataforma” num mesmo PDF).

Dielo Truda nº 13-14 (completa) [Baixe aqui]

Dielo Truda nº 15 e nº 16 (partes com a Plataforma) [Baixe aqui]

2.) Nova tradução da Plataforma ao português, realizada a partir do original em russo

[Baixe aqui]

3.) Tradução ao português do documento conhecido como “Suplemento à Plataforma Organizacional”

[Baixe aqui]

Verwandter Link: https://ithanarquista.wordpress.com/2017/01/20/dtruda-p...trad/
author by José Antonio Gutiérrez D.publication date Mi Jan 25, 2017 21:13Report this post to the editors

Muchas gracias compas por subir esto.... será que tienen también las portadas de los números 15 y 16?

Un abrazo y muchas gracias por su esfuerzo!

author by Pablopublication date Mi Jan 25, 2017 23:20Report this post to the editors

Si las tienen por favor publiquenlas!

 
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
¿Què està passant a Catalunya?

Hauptseite

Noi comunisti anarchici/libertari nella lotta di classe, nell'Europa del capitale

Luttons contre le harcèlement et toutes les violences patriarcales !

The Old Man and the Coup

Hands off the anarchist movement ! Solidarity with the FAG and the anarchists in Brazil !

URGENTE! Contra A Criminalização, Rodear De Solidariedade Aos Que Lutam!

¡Santiago Maldonado Vive!

Catalunya como oportunidad (para el resto del estado)

La sangre de Llorente, Tumaco: masacre e infamia

Triem Lluitar, El 3 D’octubre Totes I Tots A La Vaga General

¿Què està passant a Catalunya?

Loi travail 2017 : Tout le pouvoir aux patrons !

En Allemagne et ailleurs, la répression ne nous fera pas taire !

El acuerdo en preparacion entre la Union Europea y Libia es un crimen de lesa humanidad

Mourn the Dead, Fight Like Hell for the Living

SAFTU: The tragedy and (hopefully not) the farce

Anarchism, Ethics and Justice: The Michael Schmidt Case

Land, law and decades of devastating douchebaggery

Democracia direta já! Barrar as reformas nas ruas e construir o Poder Popular!

Reseña del libro de José Luis Carretero Miramar “Eduardo Barriobero: Las Luchas de un Jabalí” (Queimada Ediciones, 2017)

Análise da crise política do início da queda do governo Temer

Dès maintenant, passons de la défiance à la résistance sociale !

17 maggio, giornata internazionale contro l’omofobia.

Los Mártires de Chicago: historia de un crimen de clase en la tierra de la “democracia y la libertad”

Strike in Cachoeirinha

Internacional | História do anarquismo | Comunicado de imprensa | pt

Mi 13 Dez, 11:32

browse text browse image

"A Internacional" de James Guillaume image"A Internacional: Documentos E Recordações: Vol. I", James Guillaume 17:36 Mi 09 Sep by Faísca Editora 0 comments

A publicação deste volume, para nós, é histórica. Há muitos anos o tradutor insistia que deveríamos publicar esta obra de Guillaume, de alguma maneira, pela importância da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), que ficou conhecida como Primeira Internacional, e pela importância para os anarquistas desta obra, que relata, de maneira detalhada, seus episódios. Conseguimos operacionalizar sua publicação em diversos volumes, cujo primeiro fazemos agora o lançamento.

sacvan_5.jpg imageSacco e Vanzetti: dia 23 de Agosto de 1927 16:03 Do 23 Aug by FdCA-OAE-AL-ZACF-WSM-MACG-AKI-RL-WSA-OCL 0 comments

23 de Agosto de 1927:
Há 80 anos, o Estado de Massachussets e o governo dos EUA assassinaram Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti na cadeira eléctrica, dois imigrantes italianos acusados de ser anarquistas e activistas radicais operários e anti-militaristas.

textActualizado o Arquivo Nestor Makhno 00:07 Do 29 Sep by Nestor Makhno Archive 0 comments

O Arquivo Nestor Makhno foi actualizado com a adição de novos documentos

imageÉlisée Reclus e a concepção de Estado: elementos de uma crítica multideterminante Feb 17 by João Gabriel da Fonseca Mateus 0 comments

Este breve texto visa analisar, principalmente, a concepção de Estado para Élisée Reclus. Seu pensamento não é fragmentado e determinista; ele analisa o Estado através da compreensão da sociedade enquanto uma totalidade, ou seja, liga o Estado ao capitalismo e todas suas instituições. O militante anarquista foi espectro de estudos de diversas áreas do conhecimento, sobretudo da Geografia. Sendo assim, é considerado como um dos principais teóricos do anarquismo ao lado de Mikhail Bakunin, Pierre Joseph-Proudhon, Louise Michel, Piotr Kropotkin, Errico Malatesta, Cafiero, entre outros. O anarquista francês foi militante na AIT de 1864 e na Comuna de Paris de 1871 e influenciou além dos movimentos operários, o ambiente escolar-acadêmico através de sua metodologia, a educação para o ensino de geografia, além de dar um enfoque finalista: a destruição do capitalismo e do Estado.

imageSurgimento e Breve Perspectiva Histórica do Anarquismo Jan 19 by Felipe Corrêa 0 comments

Esse texto apresenta uma breve história do surgimento e do desenvolvimento do anarquismo. Constitui, mais do que um grande tratado ou um estudo de fontes primárias, uma tentativa de compilar e resumir estudos históricos sobre o tema, de maneira apresentar um mapa geral dos acontecimentos fundamentais que envolveram o anarquismo, desde seu surgimento até o presente, e indicar bibliografia aos leitores.

imageO sentido do termo Anarquia Mär 21 by Felipe Corrêa 0 comments

O sentido comum e a opinião pública em torno do anarquismo podem ser compreendidos, em parte, por meio da leitura de obras teóricas que, entre os séculos XIX e XX, contribuíram para reforçar o sentido de anarquismo como sinônimo de destruição, caos, desorganização, relacionando-o, frequentemente, com o crime e a loucura. Dois autores demonstram essa relação: Cesare Lombroso e Gustave Le Bon.

imagePedra e Caminho. Uma aproximação aos conceitos políticos de Camillo Berneri Jun 12 by Evandro Couto 0 comments

O pesamento político de Camillo Berneri, ilustre desconhecido dos nossos tempos de luta, de nossa geração, especialmente para os simpatizantes da língua portuguesa, é o que discutimos aqui com ganas de fazer justiça aos seus aportes. Tirar da poeira o pensamento e a batalha deste inesquecível companheiro anarquista é uma devida contribuição à produção do discurso político atual que desafia a corrente libertária. [English]

imageComuna de Paris: Autogestão, Democracia Direta e Federalismo Apr 03 by Colectivo anarquista Zumbi dos Palmares 0 comments

Há 140 anos, no mês de março, pela primeira vez na história os trabalhadores puderam ter a experiência, por um curto período de tempo, de se organizarem pela autogestão e pelo federalismo. Acontecia na França o que ficou conhecido como A Comuna de Paris.

more >>

image"A Internacional: Documentos E Recordações: Vol. I", James Guillaume Sep 09 Imaginário Editora 0 comments

A publicação deste volume, para nós, é histórica. Há muitos anos o tradutor insistia que deveríamos publicar esta obra de Guillaume, de alguma maneira, pela importância da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), que ficou conhecida como Primeira Internacional, e pela importância para os anarquistas desta obra, que relata, de maneira detalhada, seus episódios. Conseguimos operacionalizar sua publicação em diversos volumes, cujo primeiro fazemos agora o lançamento.

imageSacco e Vanzetti: dia 23 de Agosto de 1927 Aug 23 0 comments

23 de Agosto de 1927:
Há 80 anos, o Estado de Massachussets e o governo dos EUA assassinaram Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti na cadeira eléctrica, dois imigrantes italianos acusados de ser anarquistas e activistas radicais operários e anti-militaristas.

textActualizado o Arquivo Nestor Makhno Sep 29 0 comments

O Arquivo Nestor Makhno foi actualizado com a adição de novos documentos

© 2005-2017 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]