user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

[Brasil, Feira-Bahia] Luta Contra os Tubarões do Transporte

category brazil/guyana/suriname/fguiana | community struggles | news report author Saturday May 06, 2006 16:25author by lutador Report this post to the editors

Dia 04 de maio (Quinta-feira), estudantes e trabalhadores de Feira de Santana/Bahia, saíram às ruas num primeiro ato demonstrando o repudio do povo, contra os tubarões do transporte público (representados pelo Sincol/Sindicato dos empresários) e o prefeito ladrão (José Ronaldo/PFL).


Luta Contra os Tubarões do Transporte



Feira de Santana, Bahia

Dia 04 de maio (Quinta-feira), estudantes e trabalhadores de Feira de Santana/Bahia, saíram às ruas num primeiro ato demonstrando o repudio do povo, contra os tubarões do transporte público (representados pelo Sincol/Sindicato dos empresários) e o prefeito ladrão (José Ronaldo/PFL). O ato foi organizado pelo Movimento de Luta pelo Transporte Público, que conta com a participação da Associação Feirense de Estudantes Secundaristas (AFES), Grêmios e núcleos de base, e pelo Grupo Ousar e Diretórios Acadêmicos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), além de contar com o apoio de outras entidades. Tendo como principal reivindicação a suspensão imediata do aumento de tarifa (de 1,40 para 1,50) que já esta em vigor e o inicio da discussão para a redução da tarifa, visto que com a implementação do Sistema Integrado de Transporte – SIT (com muitas falhas, diga-se de passagem!) na cidade no final do ano passado, as empresas obtiveram um aumento de 25% no número de passageiros pegando ônibus e consequentemente nos seus lucros, considerando que todo o projeto do SIT foi financiado com dinheiro público e que não houve aumento nos combustíveis, a lógica seria haver uma redução no preço da tarifa, como antes colocava a prefeitura enquanto gastava horrores do dinheiro público para construir três estações de transbordo na cidade. O ato foi convocado para as 17:00 hs, na estação de transbordo do centro, que foi ocupada frente a quase 100 policiais militares, mais cavalaria e tático-móvel, que formavam o aparato repressivo. De inicio um carro de som que era utilizado por militantes da AFES para chamar os estudantes nas escolas do centro foi multado e apreendido, contudo por volta de 300 estudantes secundaristas e universitários, contando ainda com a adesão de moradores dos bairros próximos e trabalhadores que estavam na estação, fecharam o transbordo do centro durante quase uma hora, enquanto uma comissão passava nos ônibus conversando com os passageiros e outra panfletava nos carros, a manifestação seguiu com batuque e palavras de ordem e protesto para o centro fechando as principais vias e foi encerrada com uma assembléia na praça central, onde ficou marcada uma reunião do Movimento para o dia 08 de maio, na sede da AFES e um indicativo de novo ato para o dia 10, que será avaliado na reunião.

Outras questões importantes como à vitória do Movimento, que é autônomo e independente, frente a outros grupos estudantis dominados autoritariamente por partidos oportunistas, que dividem a luta e tinham convocado um ato para o dia anterior, que não ocorreu pelo pouco número de pessoas, foi outro ponto positivo. Além disso, a AFES avalia que é também um momento importante para dar vazão a campanha Passe Livre e contra a lógica do lucro no transporte público. E também prestar solidariedade à luta contra o salvador card e pelo passe livre que segue na capital.

Jose Ronaldo, ladrão! 1,50 eu não pago não! Redução Imediata da Tarifa! Passe Livre Já!

Por comissão de mídia da AFES
Movimento de Luta pelo Transporte Público


contatos: estudantes_em_luta@yahoo.com.br

author by militante mpl-goiâniapublication date Sat May 06, 2006 16:31Report this post to the editors

força na luta compas de feira! não tá morto quem luta!

 
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
¿Què està passant a Catalunya?
© 2005-2017 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]