preferenze utente

cerca nell'archivio del sito Cerca cerca nell'archivio del sito


Search comments

ricerca avanzata

Nuovi eventi

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

nessun evento segnalato nell'ultima settimana

O pacto político rompido, o lulismo ladeira abaixo e a dimensão estratégica do golpe paraguaio em andamento

category brazil/guyana/suriname/fguiana | economia | opinião / análise author Thursday April 07, 2016 05:15author by BrunoL - 1 of Anarkismo Editorial Groupauthor email blimarocha at gmail dot com Segnalare questo messaggio alla redazione

06 de abril de 2016, Bruno Lima Rocha

"Não adianta o pensamento mágico de que o governo vai dar um giro à esquerda porque não vai. Ou a esquerda restante marca a pauta após derrotar o golpe ou veremos mais uma vez a agenda da legalidade atropelar a defesa dos interesses do povo. No dia seguinte, havendo golpe paraguaio, virá o rolo compressor do Congresso. Caso o governo sobreviva, as medidas anti-populares virão, mas a conta gotas, ainda na euforia da possível – mas hoje pouco provável – derrota do impeachment", constata Bruno Lima Rocha, professor de ciência política e de relações internacionais.

Eis o artigo.
Como projeto político o lulismo naufragou, tal como o varguismo. Todo pacto de classes é apenas mais uma etapa de morte anunciada com ventos iniciais de bonança.
Como projeto político o lulismo naufragou, tal como o varguismo. Todo pacto de classes é apenas mais uma etapa de morte anunciada com ventos iniciais de bonança.

Novamente inicio esta breve análise em um esforço concentrado de caracterização do momento atual. Este governo é de centro-direita e está negociando tudo desde novembro de 2014, começando pela indicação de um Chicago Boy - o ex-ministro Joaquim Levy - para a Fazenda, passando pela política anti-indígena e a lei antiterrorista. Caracterizar que há um golpe branco em andamento não isenta nem beatífica o governo, e sim demonstra que o pacto de classes ruiu. Ainda assim não há como concordar com um golpe motivado por manipulações de massa com ultra liberais, neo-conservadores e os grandes grupos de mídia (capitaneados pela Globo) abusando de sua condição de força, além de punição seletiva e exibição também seletiva.

O impeachment em si só está andando porque Eduardo Cunha não fechou o acerto com a base do PT na Câmara para evitar seu processo de cassação. Só por isso que o Blocão do baixo clero e das bancadas BBBB (Boi, Bola, Bíblia e Bala) partiu para a aventura política. Entendo que o suicídio do menor pior ampliou a margem de manobra da direita ideológica em todos os níveis. Isso porque eles (BBBB) estavam aprovando tudo, por dentro e com rubrica (com projetos lei anti-populares) e o silêncio cínico do Planalto e do comando lulista.

Mas, como diz o provérbio futebolístico, uma coisa é uma coisa e outra coisa outra coisa. Frear o golpe não significa alinhar com o governo e os arautos da moralidade seletiva se serviram do PT, mas não os querem mais.

Logo, fazer coro com a Fiesp é inadmissível assim como abrir mão de qualquer direito em nome sei lá de que tampouco. O momento é delicado mesmo e se o curto prazo é voltado para barrar o golpe, o reboquismo leva ao abismo como sempre levou.

Não adianta pensamento mágico de que o governo vai dar um giro à esquerda porque não vai. Ou a esquerda restante marca a pauta após derrotar o golpe ou veremos mais uma vez a agenda da legalidade atropelar a defesa dos interesses do povo. No dia seguinte, havendo golpe paraguaio, virá o rolo compressor do Congresso. Caso o governo sobreviva, as medidas anti-populares virão, mas a conta gotas, ainda na euforia da possível – mas hoje pouco provável – derrota do impeachment.

O fato é duro e de necessária constatação. Como projeto político o lulismo naufragou, tal como o varguismo. Todo pacto de classes é apenas mais uma etapa de morte anunciada com ventos iniciais de bonança. No médio e longo prazo, há que se combater permanentemente esta ideia estapafúrdia de um pacto de classes duradouro. Ou temos forças reais organizadas socialmente de modo a construir uma hegemonia de combate na esquerda e sequencialmente ampliar direitos coletivos através de luta direta, ou vamos assistir análises mirabolantes delirando sobre um comportamento político que visa o próprio interesse e tem como base uma elite que todos os dias pragueja ao destino por haver nascido no Brasil e na América Latina.

O acerto entre Eduardo Cunha e Michel Temer e possíveis consequências para a vida política no médio prazo

A semana também foi atravessada pelo fruto dos acertos dos oligarcas peemedebistas na Páscoa. A síntese do arranjo Cunha e Temer é a marca dos acórdãos entre oligarquias e os financiados das entidades neoconservadoras dos EUA. Agora, no desespero do toma lá dá cá, Eduardo Cunha se afastaria da Presidência da Câmara e teria a manutenção de foro privilegiado. Pela terceira vez a Presidência deve cair no colo dos oligarcas sem receberem um voto para isso. Temer, Renan e Cunha sintetiza a cleptocracia oligárquica brasileira. Não deixa de ser interessante para a crítica política. “Quem mandou se aliar a esta laia? Quem mandou se perder ideologicamente e imitar o estilo de vida do inimigo de classe?”

Antes da debandada do PMDB, tivemos o golpe de cena da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Ordem embarcou na onda das três estrelas do mundo jurídico pró-impeachment; Sérgio Moro - juiz federal de 1a. Instância; José Dias Toffoli - ministro do STF, entrou pela janela através da indicação de José Dirceu e cia; e Cláudio Lamachia - presidente da OAB nacional - outrora campeão estadual no Rio Grande do Sul atuou como fonte de oposição da “sociedade civil” contra o governo Yeda Crusius (PSDB).

A onda conservadora destes últimos dias também implicou em ataques de tipo fascista a jornalistas de reconhecida trajetória de esquerda, como o jornalista esportivo Juca Kfouri. Também houve a ensandecida manifestação da Mackenzie em São Paulo. Os macaquinhos da direita republicana e em onda pró Trump, o pessoal da direita da Mackenzie relembra o CCC (Comando de Caça aos Comunistas) fez ato contra a "islamização" do Brasil! A tendência é os ânimos acirrarem e o conflito social também.

Após o anúncio do PMDB - em três minutos – de abandono do governo (a exceção da ministra e senadora da Agricultura Kátia Abreu e mais dois ministros, estes sem base parlamentar), o Planalto parte com tudo para tentar salvar os 171 votos mais um na Câmara e pode estar repetindo as práticas mais condenatórias. Para além do golpe paraguaio (institucional e pela via da legalidade aparente), é preciso vislumbrar a dimensão estratégica e o ambiente político com acirramento da repressão e das tensões internas do país.

No Brasil há um abismo entre a violência endêmica na sociedade e o tipo de acordo de cobertura, entre elites políticas e o que resta de classe dominante ainda nacional. A aproximação destes níveis de violência pode abrir uma importante e perigosa margem, dando espaço para o aumento do conflito político no país.

Insisto que o panorama, apesar de sombrio abre muitas possibilidades para quem opera à esquerda da política. Vejamos alguns itens:

- Necessariamente as bases sociais que hoje se mobilizam contra o golpe paraguaio não vão arrefecer de imediato. Haverá e já há movimento de controle, tanto das direções políticas constituídas - como o senador Humberto Costa (PT-PE) - mas algum nível de luta para além da superficialidade do discurso de defesa das "instituições" e obviamente, com algum nível de conflito, repressão formal e informal motivada por incitação ao ódio pela Internet.

- Na esfera política e em específico da política institucional a direita que saiu do governo não tem projeto e há uma enorme janela de oportunidades, o que pode levar a um acórdão entre oligarcas, mas também abre espaços para novos - velhos entrantes como Marina Silva (REDE) e Luciana Genro (PSOL, mas sem consolidar a posição da direção nacional) e também recursos de mobilização radicalizados por direita, como Jair Bolsonaro (PP-RJ) e o Movimento Brasil Livre (MBL, definitivamente o embrião politicamente operacional de grupos neoconservadores) e seus grupos concorrentes na mesma fatia de "mercado político".

- Na arena mais à esquerda agora é hora de resistir e realmente não aderir ao mal menor ou a "crítica construtiva ao PT" ou qualquer outro giro absurdo como de salvacionismo de um partido de massas estruturalmente perdido e baseado no pacto de classes que é uma tese furada - conforme comprovado empiricamente, novamente.

Esta desilusão vai seguir por mais dez anos até uma nova onda reformista perder a radicalidade e avançar para vias institucionais e novamente corromper-se em todos os sentidos. Ou então, se abrirmos uma nova etapa de hegemonia na esquerda brasileira onde o epicentro passa longe das urnas e da institucionalidade a qualquer preço.

No momento, não tem como não lutar contra o golpe e simplesmente querer surfar na onda do “Fora Todos”, ou qualquer outra palavra de ordem de tipo pensamento mágico ou irrealismo político.

- O próximo ciclo, ainda mais radicalizado caso se consuma o golpe paraguaio, vai depender de todas as forças sociais imagináveis e existentes para realmente conseguir resistir à perda de direitos e abrir uma via ideológica de resistência como forma de acumulação de forças para câmbio profundo.

Bruno Lima Rocha é professor de ciência política e de relações internacionais.

site: www.estrategiaeanalise.com.br
email: strategicanalysis@riseup.nef
facebook: blimarocha@gmail.com

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2001-2024 Anarkismo.net. Salvo indicazioni diversi da parte dell'autore di un articolo, tutto il contenuto del sito può essere liberamente utilizzato per fini non commerciali sulla rete ed altrove. Le opinioni espresse negli articoli sono quelle dei contributori degli articoli e non sono necessariamente condivise da Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]