user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

"A DEFESA" nro 1

category brazil/guyana/suriname/fguiana | miscellaneous | policy statement author Saturday December 05, 2015 07:17author by JORNAL DE APOIO ÀS LUTAS ESTUDANTIS EM SÃO PAULO - COMITÊ DE APOIO LOCALauthor email comitedeapoiolocal at bol dot com dot br Report this post to the editors
A DEFESA Nº1, NOVEMBRO DE 2015
* * PORTA-VOZ DAS OCUPAÇÕES ESCOLARES * *

ESSE INFORMATIVO NÃO PERTENCE A NENHUM PARTIDO, SINDICATO ,ONG OU IGREJA

comitedeapoiolocal@bol.com.br

Importante mencionar que a propagação desse jornal há dias atrás em algumas escolas ocupadas fez os estudantes expulsarem o sindicato APEOESP (chefiado pelo PT) de dentro da ocupação e agora, quando o governador anuncia a "suspensão" da "reorganização" escolar em São Paulo, esses mesmos estudantes afirmam que vão manter as escolas ocupadas e que a luta prossegue, já que sabem qual é a manobra do estado.
Prévia do jornal
Prévia do jornal

114 ESCOLAS OCUPADAS EM SÃO PAULO


PRIORIDADE DO MOMENTO: MANTER E PROPAGAR AS OCUPAÇÕES!!!

Desde o mês de outubro, quando o governador Alckmin (de “direita”), incentivado e autorizado pelos cortes de verbas impostos pelo governo federal (de “esquerda”) anunciou o fechamento de escolas, remoção forçada de estudantes e professores, superlotação e sucateamento ainda maiores da rede de ensino estadual, uma onda de lutas estudantis envolvendo piquetes, passeatas e ocupações vem ocorrendo em várias escolas estaduais; conseguindo apoio até em outros estados do país e também em outros lugares do mundo, como Europa e Oriente Médio. Essa onda de lutas não ocorre por acaso: ela faz parte de todo um esforço da classe trabalhadora e explorada no Brasil e no mundo para enfrentar a ofensiva de miséria imposta por patrões e governantes em nome da crise que eles mesmos criaram. Desta forma, houve um aumento nas greves do funcionalismo, nas greves de caminhoneiros, nas mobilizações de trabalhadores rurais e indígenas, além da greve de professores em São Paulo, a maior desde 1989. Como sempre, os aliados do sistema, que infiltram o movimento para depois entregá-lo para as autoridades em mesas de negociação ou em troca de lucros eleitorais (sindicatos, partidos, ONGs, organizações ditas “estudantis”), já vêm realizando todo um esforço para se apoderar da luta social encabeçada pelos estudantes, ou seja por filhos de trabalhadores e trabalhadores em idade escolar. Vejamos as medidas realizadas pelo inimigo e como poderemos contra-atacar:

A OFENSIVA DO ESTADO:

- Em todos os lugares dizem que o secretário de educação (o secretino) anunciou a “suspensão” do fechamento das escolas. Suspensão não é cancelamento das medidas, mas uma pausa, uma coisa temporária pra ganhar tempo contra os estudantes. Estão fazendo isso para todos desistirem, entrarem no clima de “já ganhou” e encerrarem as ocupações. Enquanto não sair uma resolução ou um decreto cancelando a chamada “Reorganização” das escolas, toda suspensão é armadilha. A imprensa, o governo e os partidos de “esquerda” estão comemorando a tal “suspensão”.

- As Diretorias de Ensino estão passando sigilosamente ordens para diretores e supervisores de ensino fecharem as escolas, impedirem aproximação até de pais, controlarem rigorosamente os portões e entradas e transferirem/cancelarem as atividades de fim de semana.

- Estão espalhando que as ocupações estão sendo feitas por “infiltrados”, pessoas “estranhas”, etc., como forma de denegrir o movimento.

- Foram dadas ordens de transferir na surdina móveis e documentos das escolas que serão fechadas.Muita atenção com isso!!!

- O governador cortou o SARESP nas escolas ocupadas.

A RESISTÊNCIA DAS OCUPAÇÕES
- Chamar a comunidade para dentro das escolas, realizar passeatas e ações de propaganda (whatsapp, redes sociais, panfletagens, cartazes, pinturas em muros) esclarecendo a importância do movimento e do apoio de todos, assim o isolamento é quebrado.

- Unificar as ocupações enviando representantes às outras escolas. Nenhuma confiança em partidos políticos, sindicalistas e entidades que dizem falar em nome dos estudantes. São todos profissionais da política e vão se alimentar do movimento enquanto for interessante para eles como moeda de troca com as autoridades. Contatar as pessoas realmente avançadas (não os conciliadores ou gente disposta a se vender para o Estado) nas ocupações para formar um comitê de luta. As ocupações devem estar interligadas.

- Não confiar em promessas de governantes ou em sentenças de juízes: tudo o que fazem é ganhar tempo contra nós. Só a luta vai trazer resultado.

- Nas escolas que foram despejadas ou desocupadas, entrar de novo! A PM será derrotada pelo cansaço. Aproveitar fins de semana, abertura da escola pelo caseiro, horários de entrada e sempre com visual a caráter (mochila, uniforme ou roupa parecida).

BOICOTE O SARESP!!!!!!
ESTUDANTE: NÃO COMPAREÇA NOS DIAS 24 E 25/11 OU SE COMPARECER, NÃO FAÇA A PROVA(OU FAÇA PARA ERRAR!). PROFESSOR(A): DÊ FALTA MÉDICA OU DOE SANGUE.

comitedeapoiolocal@bol.com.br

APOIO: INICIATIVA REVOLUÇÃO UNIVERSAL revolução_universal@yahoo.com

author by Comitê de Redação - A Defesapublication date Mon Dec 07, 2015 05:06author email comitedeapoiolocal at bol dot com dot brauthor address author phone Report this post to the editors

Agradecimentos a todos que tornaram possível a publicação da edição. Esse jornal tem circulado em várias ocupações e ganhou o apoio de muitos estudantes. É uma iniciativa totalmente da base, independente e protagonista.

Em poucas horas estará aparecendo aqui o número 2, denunciando as manobras do governo de SP contra o movimento.

 

This page has not been translated into العربية yet.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]