user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Breve análise de conjuntura após a aprovação da terceirização para as atividades-fim das empresas. O PL da terceirização avança na Câmara e ruma ao Senado

category brazil/guyana/suriname/fguiana | economia | opinião / análise author Monday April 27, 2015 11:48author by BrunoL - 1 of Anarkismo Editorial Groupauthor email blimarocha at gmail dot com Report this post to the editors

Bruno Lima Rocha – 24 de abril de 2015

A 4ª feira 22 de abril iniciou com um leve tom de confiança por parte dos sindicalistas vinculados a CUT e CTB (governistas) e mesmo os representantes da CSP Conlutas e da Intersindical (à esquerda do governo). Como afirmei em textos anteriores, após anos de peleguice e da triste sina de ir a reboque de um governo de centro direita parece que as energias restantes do sindicalismo brasileiro ao menos conseguem ser suficientes para defender direitos adquiridos. O PL 4330 seria a pior derrota desde o golpe de 1964 e deveria ser derrotado. Se este retrocesso fosse interrompido será possível brecar a agenda conservadora do Blocão que também é "base" do governo. Não foi desta vez.
A terceirização é a face legal da acumulação flexível, um dos braços do pós-fordismo que governa nossos tempos e movimentos em todas as escalas. Se aprovado, é a realização da tenebrosa profecia de FHC.
A terceirização é a face legal da acumulação flexível, um dos braços do pós-fordismo que governa nossos tempos e movimentos em todas as escalas. Se aprovado, é a realização da tenebrosa profecia de FHC.

Parecia que, após a resistência da opinião pública (que difere da opinião publicada) e do reposicionamento anunciado pela bancada tucana, o PL 4330 seria enterrado na sua essência, a terceirização da atividade-fim das empresas. No final da noite, a Câmara aprovou por 230 votos a favor contra 203. O texto é pior do que se imagina, pois o mesmo não permite a incidência de taxação sobre a margem de lucro (e sim sobre a folha de pagamento) e autoriza a nefasta quarteirização, que seria a terceirização dos serviços contratados pela empresa já terceirizada de outrem. Tamanho retrocesso teve a seguinte proporção de votos dos partidos que deram condições para esta restauração do período anterior a 1932.

A favor da terceirização: PSDC (100%); PP (90,3%); PMDB (77,4%), SD (76,9%), PSDB (76,7%), PSD (75,0%), PV (75,0%). Ainda tiveram representantes que votaram a favor da terceirização as bancadas de PTB, PTN, PDT, PEN, PHS, PMN, PPS, PR, PRB, PROS, PSB e PSC.

Os únicos partidos que fecharam questão e garantiram a disciplina de seus parlamentares foram: PC do B, PT, PSOL e PTC.

Podemos interpretar o óbvio. Não há lealdade alguma da bancada do governo e a tendência dos partidos nanicos é inclinar-se para a direita e o mesmo ocorre com a falta de fidelidade partidária dos partidos de “centro” e seus membros.

Crise de modelo, fim de hegemonia e o malabarismo ineficaz da ex-esquerda

Agora que o Blocão de Cunha assegurou a derrota dos trabalhadores, é necessária a espera que o Senado vete ou ao menos derrube a ementa que libera a terceirização em todos os setores da empresa. Este é um exemplo concreto de como o Parlamento é uma armadilha para os direitos da população. Um esforço gigantesco para apenas garantir a manutenção de um direito adquirido. Por evidências como estas é que a representação se vê esfacelada na legitimação popular. Depois os liberais não entendem porque a democracia indireta é tão mal vista na América Latina. Esta luta não está perdida, mas constata como há um avanço ideológico à direita e como este fenômeno ocorre em plena década de governo de coalizão. Os fatores de reprodução ideológica não foram abalados e tiveram força renovada com o Bismarckismo Tropical. Novamente a peleguice confia no andar de cima da pirâmide e outra vez mais a patronal não decepciona. Comporta-se como dela se espera: age sanguessuga do Estado e da sociedade. Não foi por falta de aviso esta rotunda derrota. A mentalidade do peleguismo colocou a Força Sindical dentro do governo e, no primeiro mandato de Dilma, um acórdão de corredor garantira a Marco Feliciano a antiga gestão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Agora, com o Blocão andando na margem direita e de cabeça erguida através de Eduardo Cunha, paga-se o pato pela tal da governabilidade.

A terceirização atingiria ainda mais as condições de mobilização popular

A votação da quarta 22 marcou a certeza de que manobras parlamentares e a pressão das ruas ainda não foram recursos suficientes para brecar o retrocesso da terceirização para todas as atividades da empresa. Ao suprimir o serviço público e as empresas de economia mista, por um lado, estamos com a proteção de ao menos uma parte razoável da base sindical brasileira; por outro, se a direita ganhar e acabar com a formalização das relações de trabalho, os servidores públicos e concursados serão vistos como uma espécie de "privilegiados" da classe trabalhadora, o que aumentará a corrida por concursos e, por outro, aumentará o fosso e a falta de solidariedade entre assalariados dos setores privado e público.

Obviamente que isto atende ao interesse de patrões e pelegos históricos (eu diria pelegos coerentes, como Paulinho da Força e seus guias, como Medeiros, Magri e Joaquinzão); mas também vai ao encontro da incoerência de quem se aliou com a direita em busca daquilo que não existe: uma iniciativa privada nacional e nacionalista, que aceita o pacto social e reforça as condições do mercado de trabalho para fortalecer sua posição no mundo e o Brasil no Sistema Internacional.

Pura bobagem. As mesmas empresas que estão na Lava-Jato estão no cartel do metrô de São Paulo e em boa parte na lista do HSBC, e também são fraudadoras localizadas na Operação Zelotes e seriam pegas em flagrante se não houvessem melado a CPI do Banestado. Infelizmente, estamos em um país cuja justiça social é confundida com a postura jacobina do aparelho de Estado e é simplesmente impossível fazer luta de classes aplaudindo ou refutando operações da Polícia Federal. O bom sinal é que ainda dá tempo de não perder este direito adquirido, mas para isso é preciso criar tensão, muita tensão na base do governo, dentro do governo, no plano do ajuste "austericida" de Levy e cia e, deixar exposto para Dilma que caso ela não vete, o pouco que resta de legitimidade vai pelo ralo.

Vale ressaltar que este PL 4330 semeia em solo fertilizado pela grande mídia e os recursos discursivos do neoliberalismo. É preciso fazer a avaliação da semântica da "modernização das leis trabalhistas", ladainha neoliberal mil vezes repetida e que implica, no mundo real, em perda de direitos, precarização do trabalho, aumento da correria louca do pós-fordismo e ainda maior dificuldade em mobilizar pessoas no cotidiano.

Apontando os próximos passos

Ainda é possível a virada no Senado, o que implica um embate direto entre Renan Calheiros (PMDB-AL) e o próprio Cunha (PMDB-RJ). O amigo de Collor de Mello é duro na queda e costuma cobrar caro por seus acordos. Deve entregar o texto remendado para a Câmara e Cunha prometera vetar a mudança da casa revisora. Ou seja, a bomba estará na porta de Chefia de Gabinete da Presidência. Fica a profecia insistente. Se a Dilma tiver de vetar a atividade fim terceirizada e não o fizer então o governo acaba. De vez.

author by Byrd Franklin - x trench runpublication date Mon Oct 09, 2023 18:23author email gannetdespite at gmail dot comauthor address 100 8824 Hickory St. Vincentown, NJauthor phone 4658235756Report this post to the editors

This is an amazing and informative article that covers so much ground.

 
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]