user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Aberrações e caricaturas da ex-esquerda brasileira a partir do lulismo

category brazil/guyana/suriname/fguiana | miscellaneous | opinião / análise author Wednesday September 03, 2014 11:39author by BrunoL - 1 of Anarkismo Editorial Groupauthor email blimarocha at gmail dot com Report this post to the editors

Bruno Lima Rocha, 02 de agosto de 2014

Neste breve texto, aponto três aberrações, duas sistêmicas e uma na forma de pessoa física, todas estas características da ex-esquerda outrora reformista. Hoje a legenda de Luiz Inácio, José Dirceu e José Genoino amarga uma eleição apertada e com reais chances de sair derrotada para uma dissidência personalista de si mesma.
Lula presidente, ao centro, rodeado de suas criaturas (ao menos na política nacional). Ao não ser ungida sucessora, a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, abandona a sigla que ajudara a fundar na Amazônia para disputar contra a ex-pedetista.
Lula presidente, ao centro, rodeado de suas criaturas (ao menos na política nacional). Ao não ser ungida sucessora, a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, abandona a sigla que ajudara a fundar na Amazônia para disputar contra a ex-pedetista.

A Reforma Política que nunca houve

Em junho de 2013 o país entrou em polvorosa saindo de uma longa hibernação de dez anos do lulismo. Na época a presidente Dilma Rousseff colocou o bode na sala, tirando da manga a carta da Constituinte Exclusiva para a Reforma Política. O hoje candidato a reeleição no Senado pelo Rio Grande do Sul, o decano da política profissional Pedro Simon (PMDB-RS) chegou a afirmar que a rebelião popular era inédita, pois se indignava contra o Parlamento. Meses antes, o Poder Legislativo, onde o governo tem maioria (o Executivo no Brasil quase sempre monta maiorias fisiológicas) não deixou nem passar pela Comissão o bom relatório do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), cujo texto previa a possibilidade da população colher assinaturas eletrônicas e praticar experimentalismos democráticos, chegando até a chance de proposição de Emendas Constitucionais. Hoje estas só são possíveis por maiorias absolutas – e quase sempre vem a partir de “golpes” legislativos, tal como na famigerada emenda da reeleição – e sempre atentam contra direitos adquiridos e não regulamentados no texto constitucional de 1988. Em setembro de 2014, um mês antes do 1º turno das eleições gerais, convoca-se um plebiscito popular propondo a Reforma Política. Agora é tarde.

Governar com as oligarquias de PMDB e PP é abandonar a formação de coligações ideológicas

Mesmo sem reforma política, o Planalto de Lula e agora Dilma, poderia (deveria) haver se esforçado para criar uma regra de verticalização das alianças. Assim, seria mais factível a formação de coligações ideológicas, acabando com os palanques heterodoxos. De cima para baixo, as oligarquias estaduais perderiam espaço e – por tabela – reforçariam as oligarquias nacionais, os caciques e coronéis que controlam as convenções dos partidos. Mas, como toda estrutura termina sendo estruturante, o PT passa a ser regido por medianos caciques locais e chefes políticos nacionais, começando pelo próprio Lula, que deve ungir os candidatos para com eles se comprometer (mesmo que parcialmente) em dispendiosas campanhas eleitorais. O lulismo fecha com PMDB e PP nacionais e, por tabela, sai desesperadamente à caça dos mais de 40 milhões de potenciais eleitores atendidos em seus direitos sociais básicos pelos programas de governo. Para completar o quadro de horror, mais fácil contar com aliados neopentecostais, como os líderes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), do que com as bases sociais impossíveis de serem identificadas.

Marina Silva é o “lulismo em si”

Marina Silva é a aberração da caricatura em que o partido reformista, ao migrar para o centro do espectro eleitoral, tornou-se. Os problemas se sucederam nesta década de poder compartilhado com o pior das oligarquias brasileiras. A tal da governabilidade e o poder de veto ao ter (ou não ter) Lula como padrinho, ampliou os horizontes político-eleitorais de quem abandonou qualquer ideologia de câmbio profundo. Marina é a consequência de tudo isso. E, para piorar, sua tentativa de criar a Rede de Sustentabilidade (Rede) foi barrada pelo TSE, ao contrário do PROS (legenda de Ciro Gomes) e do Solidariedade (sigla do inconfundível Paulinho da Força). Quem diria que isto, mais o desastre aéreo, dariam as condições para uma comoção nacional e uma onda de factóides que podem chegar a elegê-la - talvez - ainda em 1o turno (e os de sempre estão plantando como nunca!). Ai, pobre de um país que tem uma (ex) esquerda como esta.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]