user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

O Sindicato

category brazil/guyana/suriname/fguiana | workplace struggles | opinião / análise author Sunday February 16, 2014 09:55author by Franz Ícaro de Sá Silva - Grupo de Estudos Anarquistas do Piauíauthor email franzicaro_bio at hotmail dot com Report this post to the editors

"Uma instituição burguesa como outra qualquer" e sua crise de representatividade.

De início, uma advertência aos incautos: O subtítulo é uma sátira a uma afirmação do atual presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (SINDSERM), onde o mesmo, durante uma conversa, declarou que o sindicato "é uma instituição burguesa como outra qualquer".
http://anarquistas-pi.blogspot.com.br/2014/02/o-sindicato-uma-instituicao-burguesa.html
http://anarquistas-pi.blogspot.com.br/2014/02/o-sindicato-uma-instituicao-burguesa.html

"Não é novidade que as táticas sindicais não somente estão enferrujadas, como também não dialogam com práticas que deveriam garantir a defesa e inclusão dos trabalhadores. A busca por novas formas de gerenciamento, assim como métodos que façam com que efetivamente os anseios dos sindicalizados sejam atendidos foram deixados de lado, por vezes sendo substituídos por uma tentativa grotesca de manutenção e perpetuação do poder dentro de determinada associação de amparo dos setores laborais. Por vezes, estas querelas são travadas por dispositivos que pleiteiam as eleições burguesas por meio do sufrágio universal, o que transforma o sindicato em uma guerrilha partidária.

Talvez, essa realidade possa ser encontrada em outros sindicatos no Brasil e fora dele, porém, o companheiro Franz Ícaro lança seu olhar sobre o Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina, o SINDSERM, e com um misto de coloquialidade, termos teóricos e ironia, costura sua perspectiva acerca deste entrave dentro de seu sindicato, buscando suscitar o debate acerca da importância da retomada de um sindicalismo pautado nos interesses da base, buscando a ampliação desta, e que efetivamente seja autônomo, classista e combativo".

Segue o link para download do material:

Related Link: http://anarquistas-pi.blogspot.com.br/2014/02/o-sindicato-uma-instituicao-burguesa.html
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]