user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Estamos escrevendo a História!

category brazil/guyana/suriname/fguiana | community struggles | opinião / análise author Tuesday June 18, 2013 00:22author by Khaled - Coletivo Anarquista Bandeira Negra Report this post to the editors

Depois de passar os últimos dias em São Paulo, volto a Florianópolis com todos os pensamentos tomados pelo tema que tem monopolizado as conversas na cidade: as manifestações do Movimento Passe Livre. Não sei exatamente se foi por escolha ou por imposição da vida (talvez um misto dos dois) que deixei São Paulo para morar na capital catarinense, mas a verdade é que apesar dos mais de 5 anos e meio que se passaram, nunca rompi os laços políticos e afetivos que me ligam a SP, que se encontram mais fortes do que nunca por conta do momento político que atravessa a cidade. [English]
492_665711213444120_621504567_n.jpg

Estamos escrevendo a História!

Carregamos um mundo novo em nossos corações, que cresce a cada momento.
Ele está crescendo neste instante [...].

Buenaventura Durruti

Depois de passar os últimos dias em São Paulo, volto a Florianópolis com todos os pensamentos tomados pelo tema que tem monopolizado as conversas na cidade: as manifestações do Movimento Passe Livre. Não sei exatamente se foi por escolha ou por imposição da vida (talvez um misto dos dois) que deixei São Paulo para morar na capital catarinense, mas a verdade é que apesar dos mais de 5 anos e meio que se passaram, nunca rompi os laços políticos e afetivos que me ligam a SP, que se encontram mais fortes do que nunca por conta do momento político que atravessa a cidade.

Perdoem-me os mais frios e impessoais, mas nunca tive talento para esconder as emoções. A verdade é que hoje eu não consigo mais pensar sem usar o coração. Até a citação aí acima deve ter soado meio “brega”. Mas aposto que muitos mais além de mim também carregam essa mesma emoção.

Na volta para casa fui tomado por um turbilhão de lembranças que me obrigou a escrever (sabem como é?). Foi aí que eu comecei a lembrar da primeira reunião em que participei do “Passe Livre São Paulo”, na sede da JOC (Juventude Operária Católica), em março de 2005, antes mesmo daquele grupo aderir formalmente ao Movimento Passe Livre, o que veio a ocorrer entre Junho e Julho daquele mesmo ano, pouco antes do II ENMPL (Encontro Nacional do Movimento Passe Livre). Lembrei também daquele tumultuado e fatídico encontro em Campinas; em seguida do Seminário “Transporte Público e Passe Livre – pela desmercantilização do transporte público”, ainda em outubro daquele ano, quando pela primeira vez tivemos contato com o cara que veio pra “mudar tudo”, Lúcio Gregori, que nos trouxe a discussão da Tarifa Zero. Depois veio a Semana Nacional de Luta pelo Passe Livre, no final do mesmo mês, com atos onde o movimento tinha seus comitês locais e que pra mim foi marcado pelas primeiras aparições da Bateria do MPL e pelo lançamento do primeiro e único número do Jornal do MPL.

(Um parêntese, vale aqui registrar um e-mail enviado por um dos integrantes da Bateria do MPL-SP após aquela primeira jornada de lutas, intitulado “Endemoniados”:

Galera,
O que foi aquilo??? Faíscas saiam dos instrumentos no dia do último ato no centro!!! Nunca tocamos tão bem em toda a História!!! A bateria deu um show à parte e as pessoas saiam na janela e ficavam sambando ao som dos tambores pegando fogo!!! Tudo deu certo! Foi lindo… Parabéns pra nós!!!

(Pedro)

Daí para frente é impossível enumerar tudo o que veio em seguida: a luta contra o aumento em 2006, quando pela primeira vez ultrapassamos as centenas e conseguimos reunir os primeiros milhares de pessoas nas manifestações que chamamos, e mais muitas e muitas atividades. Lembro de como era difícil falar em Tarifa Zero naquela época, éramos simplesmente taxados de loucos por todos e foi preciso um grande trabalho de formação, elaboração e discussão, com seminários, palestras, e uma infinidade de atividades até que a proposta começasse a ser compreendida e minimamente aceita por diferentes setores da sociedade, inclusive dentro da própria esquerda.

Nesses mais de 8 anos de movimento, seja em São Paulo ou em Floripa, foram inúmeros os momentos decisivos na formação daquele que sou hoje, assim como das pessoas inesquecíveis e das grandes amizades que fiz. Foram muitos e muitas as pessoas que passaram pelo movimento, as discussões, as polêmicas, as tensões, as crises… Sei que dediquei, junto a muitos outros companheiros e companheiras, horas e mais horas de trabalho, atividades e reuniões do movimento. Fomos muitos os que dispenderam parte considerável dos seus “melhores anos” da juventude nesse movimento, perderam cabelos, ganharam fios brancos e alguns quilos a mais. E não foi sempre fácil, pelo contrário, os momentos de “baixa” talvez tenham superado os de ascenso do MPL, não foram poucas as dúvidas, nem aqueles momentos de descrédito em que sempre ponderamos: “será que vale mesmo a pena?”.

Todo esse esforço coletivo para ampliar não só a organização mas também o aspecto ideológico da luta, de convencimento da população sobre a justeza dessa pauta, veio agora a se somar à espontaneidade dos milhares que saem hoje às ruas – em São Paulo mas também em todo Brasil e em muitas cidades do mundo. E a partir da fusão entre organização e espontaneidade, vivemos esse momento riquíssimo de mobilização, de desenvolvimento de práticas de ação direta, horizontalidade e autonomia, princípios caros ao movimento. À organização do MPL se juntou a coragem e força das milhares de pessoas, das mais diversas, que mesmo com toda violência e truculência do Estado têm enfrentado a repressão, os processos e toda manipulação da grande mídia, conseguindo balançar São Paulo e ameaçando mexer com todo país em um processo de difícil análise e previsão.

***

Se vocês ficassem isolados, se cada um de vocês fosse obrigado a agir por
conta própria, seriam sem dúvida impotentes; mas ao ficarem unidos e
organizarem suas próprias forças – por mais escassas que elas possam ser
no começo – exclusivamente para a ação conjunta, orientados por um
pensamento e uma atitude comum, e pelo esforço para um objetivo comum,
vocês se tornarão invencíveis.

Mikhail Bakunin

Assim chegamos ao momento atual, ápice de toda nossa história, sem dúvida surpreendendo todas as expectativas. Chegamos ao centro do cenário da política nacional, ganhando destaque e reconhecimento sem precedentes.

Não sei qual será o futuro disso tudo – além de ter certeza de que a revogação do aumento em São Paulo virá. De qualquer forma, sei que eu e muitos outros além de mim carregamos hoje um orgulho enorme de ter contribuído de alguma forma a escrever essa história. Com muita convicção, mesmo nos piores momentos de dúvidas e aflição, carreguei a certeza de que nunca me arrependeria disso tudo. Certeza baseada numa aposta, pois quando lutamos nunca temos garantia de nada.

A única coisa que consigo pensar agora é: valeu a pena. Estamos escrevendo a História, amigos, amigas, companheiros, companheiras, camaradas de luta e de classe.

O que vem daqui pra frente é imprevisível. Mas aprendi que tudo o que fazemos hoje, por menor que possa parecer, pode repercutir amanhã, retomando o voluntarismo de Errico Malatesta:

Acreditamos que a revolução é um ato de vontade, vontade dos indivíduos, das massas, pensamos que ela exige para ter sucesso certas condições objetivas, mas que não acontece fatalmente por fatores econômicos e políticos.

Related Link: http://tarifazero.org/2013/06/17/estamos-escrevendo-a-historia/

999538_10151952760168496_1970855661_n.jpg

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]