user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Lutar Contra o Aumento da Tarifa Pela Força e Vontade das Ruas!

category brazil/guyana/suriname/fguiana | community struggles | feature author Wednesday June 19, 2013 03:23author by Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ) - Integrante da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB)author email farj at riseup dot net Report this post to the editors

featured image
Ocupando o Palácio Tiradentes

Quem ganha com o aumento da tarifa de ônibus? Certamente são os donos das empresas que, além de oferecem um péssimo serviço de transporte público, foram isentos totalmente de impostos (PIS/PASEP e COFINS) por parte do governo federal.

Ou seja, as empresas de ônibus recebem privilégios do governo e podem aumentar as tarifas para lucrarem mais... Mas trabalhadores, desempregados e estudantes tem que sofrer diariamente nas péssimas condições do transporte público do Rio de Janeiro e ainda por cima tem que pagar mais caro!

[English] [Italiano]

Veja também:

A Luta contra o aumento das passagens e o Anarquismo - Coordenação Anarquista Brasileira – CAB [Italiano]
Resistir até a tarifa sumir! – Coletivo Anarquista Bandeira Negra [English] [Français] [Italiano]
Estamos escrevendo a História! – Khaled, Coletivo Anarquista Bandeira Negra [English]
Protesto não é crime! Basta de criminalização aos movimentos sociais! – Coordenação Anarquista Brasileira – CAB [Italiano]
É hora de avançar – Federação Anarquista Gaúcha
Lutar contra a tarifa – Federação Anarquista Gaúcha
Vencer o aumento das tarifas nas ruas, vencer o reformismo nos movimentos sociais! – Coletivo Anarquista Luta de Classe [Italiano]
Uma leitura Socialista Libertária sobre as lutas que eclodem no Brasil – Coletivo Mineiro Popular Anarquista [Italiano]
Tomar as ruas por uma agenda contra a direita e o governismo. Avançar um programa de soluções populares! – Federação Anarquista Gaúcha [Castellano]
Entrevista com a OASL sobre as mobilizações no Brasil – Organização Anarquista Socialismo Libertário [Italiano] [English]
O enredo de uma farsa. A tentativa de criminalização da FAG – Federação Anarquista Gaúcha [English]
Breve análise sobre os últimos acontecimentos e as mobilizações sociais no Brasil e propostas socialistas libertárias para a luta – Federação Anarquista do Rio de Janeiro
Nota pública do CAZP sobre as últimas manifestações – Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares

English:

Double struggle in Brazil


Lutar Contra o Aumento da Tarifa Pela Força e Vontade das Ruas!

Quem ganha com o aumento da tarifa de ônibus? Certamente são os donos das empresas que, além de oferecem um péssimo serviço de transporte público, foram isentos totalmente de impostos (PIS/PASEP e COFINS) por parte do governo federal. Ou seja, as empresas de ônibus recebem privilégios do governo e podem aumentar as tarifas para lucrarem mais... Mas trabalhadores, desempregados e estudantes tem que sofrer diariamente nas péssimas condições do transporte público do Rio de Janeiro e ainda por cima tem que pagar mais caro!

Ônibus, barcas, trens, metrô... somos diariamente violentados por um péssimo sistema de transporte público. Esperamos em intermináveis filas, viajamos horas em transportes superlotados e sem manutenção, correndo risco de vida. Sofremos com o a violência da ganância, do descaso, da roubalheira, das máfias das empresas de transporte público, ajudadas pelos governantes a lucrarem cada vez mais.

Na região metropolitana e interior, faltam ônibus para atender os moradores de determinadas regiões distantes, que esperam horas e muitas vezes pegam dois ou três transportes diferentes. Trens que quebram frequentemente entre as estações, apertados, quentes e inseguros, o povo é humilhado e agredido todos os dias.

Mas quando o povo vai para as ruas reclamar contra esta injustiça o que acontece? É violentado! Tropas de choque, gás lacrimogêneo, spray de pimenta, bombas, balas de borracha à queima roupa que podem cegar ou até matar. Todo um aparato de guerra é usado contra o povo, e dezenas de manifestantes são presos e feridos pela polícia. Será que não podemos ir às ruas para manifestarmos nossa indignação e lutarmos por justiça? Será que voltamos à ditadura militar?

Diante dos problema sociais do Rio, a resposta do poder público vem através de uma sinistra política de terror sobre os pobres. Diariamente somos violentados pelos governantes e empresários. Camelôs querem trabalhar, mas sofrem a violência do choque de ordem. Na Aldeia Maracanã, indígenas lutam por seus direitos e territórios, mas são violentados pela Prefeitura e empresários da Copa. Centenas de moradores de comunidades são despejados de suas casas, sem diálogo e sem receber uma justa indenização, sofrendo a violência da especulação. Empreiteiros e empresários vão lucrar com obras de urbanismo e com os BRT’s. Pessoas doentes sofrem a violência do descaso em filas de hospitais, e estudantes em escolas publicas com péssimas condições e sem recursos do estado. Muitos motoristas acumulam as funções de cobrador, e ambos sofrem com a pressão por metas e horários que os patrões impõem, obrigando-os a não aceitarem mais de 40 gratuidades por dia.

Tanto a truculência da polícia e o descaso do poder público para o social, quanto o desrespeito que os empresários do transporte público nos fazem passar diariamente, todas estas são formas de violência contra o povo. E todas as formas que o povo usa para se defender contra esta violência são legítimas. O povo, organizado nos movimentos sociais, manifestando-se por justiça, não pode ser criminalizado, agredido ou preso.

Devemos ter cuidado com a estratégia dos poderes dominantes de criminalizarem “individualmente” militantes e ativistas que lutam contra o aumento da passagem. Muitos já estão com processos nas costas por lutarem. Lutar não é crime! Não podemos deixar que nossos companheiros/as sejam criminalizados/as! Essa criminalização deve ser denunciada! Essa é a verdadeira face da democracia burguesa, escondida de dois em dois anos nas urnas e propagandas eleitorais mas que mostra suas garras quando surgem as flores da resistência!

Até quando vamos aguentar isso? O transporte público deve atender as necessidades dos povo, não as dos empresários!

O AUMENTO DA PASSAGEM É A “PONTA DO ICEBERG”

O recente aumento da passagem mostra o futuro planejado pelas elites para a cidade “maravilhosa”: precarização dos transportes/serviços públicos, maquiagem em ritmo acelerado e transformação do Rio de Janeiro numa cidade turística com altos custos de vida para os trabalhadores. Para garantir que não haja resistência o governo federal, estadual e municipal atuam de maneira coordenada. Aniquilam a resistência indígena, controlam os espaços populares com as UPP’s ou simplesmente reprimem qualquer um que ouse levantar a voz contra o domínio do capital! Ou seja, para os ricos e empresários tudo, para o povo repressão e abandono.

CONSTRUIR A UNIDADE DA LUTA

Vivemos no Rio um contexto difícil, vivemos e lutamos numa cidade controlada pelas forças mais vorazes do capital nacional e internacional, da especulação imobiliária, máfia dos transportes e uma política pública que reprime e volta as costas aos pobres. Apesar disso, diversos segmentos da esquerda (organizações políticas, coletivos, sindicatos, CA’s, etc.), dos movimentos sociais e estudantis saíram às ruas corajosamente para enfrentar o criminoso reajuste da passagem.

Inspirados por tentativas bem sucedidas de mobilização popular em outras cidades, os manifestantes protagonizaram fortes iniciativas de resistência contra os desmandos da máfia do transportes. Esse foi o exemplo do último ato contra o reajuste, reprimido com excesso de violência pelo choque. Consideramos que a unidade na luta e a organização pela base sejam os principais caminhos para derrotarmos a máfia dos transportes, construído com a unidade de diversos setores da esquerda numa bandeira em comum: a derrota da máfia dos transportes e a luta contra o reajuste pela força das ruas!

O TRABALHO DE BASE

Junto com isso surge a necessidade de organizar-nos cada vez mais, sabendo que mesmo se perdermos a batalha, teremos uma longa guerra pela frente. Sabemos que os políticos trabalham para o beneficio dos empresários, e enquanto for assim todo ano haverá aumento das passagens. Por isso devemos pautar e construir essa luta permanentemente nos espaços de moradia, estudo e trabalho! Esse trabalho é o que acumula força social e vai criando, com dificuldades, desafios e avanços, o que chamamos de poder popular! Se a luta da classe trabalhadora passa por um momento difícil e recua um pouco, a importância do trabalho de base é ainda maior. Ir para as ruas é sempre resultado de uma mobilização prévia, de uma luta que começa no bairro, na favela, no colégio, na ocupação, em espaços de organização de base. A ação direta é resultado da mobilização cotidiana nas bases!

INDEPENDÊNCIA DO CAMPO POPULAR: SEM SECTARISMO, DIVISIONISMO E APARELHAMENTO

Outra questão importante é garantir que a unidade seja feita com a independência do campo popular. Como socialistas libertários e classistas sabemos que a luta não será protagonizada por nós, ainda que atuemos nela enquanto fermento. Isto quer dizer que a luta é do povo que se organiza e vai para as ruas levando sua indignação. A luta não pode ser capturada por um partido, domesticada por uma legenda, por que a luta é uma tarefa da classe. A luta também não é “apolítica” e desorganizada. Porque nela nos formamos, aprendemos com os erros, crescemos e acumulamos força para o dia seguinte. Defendemos uma unidade construída sem sectarismos e com respeito às diferentes forças da esquerda. Fazer uma luta apartidária é diferente de fazer luta anti-partido. Isso significa respeitar as diferentes legendas que atuam no interior da mobilização popular, unindo as diferentes forças políticas por pautas em comum.

Também não temos a pretensão de como organização política anarquista e classista “representar” a totalidade do que se convencionou chamar de movimento anarquista, assim como não exigimos a determinados partidos marxistas que respondam pela totalidade dos marxistas. Somos parte de uma organização política anarquista classista que trabalha com princípios em comum, critérios de ingresso, estratégia militante e unidade teórica/ideológica. Neste sentido, rejeitamos a associação preconceituosa dos que vinculam mal-refletidamente o anarquismo a desorganização. Respeitamos, ainda que com diferenças, as distintas formas de associação, sejam elas partidárias, independentes ou de outras bandeiras políticas que venham se somar a luta. Mas rejeitamos quaisquer tentativas de dividir o movimento internamente. O sectarismo venha de onde vier é danoso e divide a classe.

O esforço de diversas organizações políticas, coletivos, militantes e ativistas é o que garante a força do protesto social. A ação popular organizada sem servir de escada para políticos de ocasião e carreiristas deve marcar a força do nosso coração revolucionário.

Protesto não é crime!
Contra a criminalização dos movimentos sociais!
Criar um povo forte! Lutar, criar, poder popular!

Related Link: http://www.farj.org
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]