user preferences

China, Brasil e o espelho retorcido

category internacional | ambiente | opinião / análise author Friday January 18, 2013 19:28author by Bruno Lima Rocha Report this post to the editors

A poluição de Beijing, em níveis absurdos e humanamente insuportáveis, é o reflexo de uma escolha de crescimento capitalista a todo e qualquer custo. [English]
beijingpollution.jpg

No sábado dia 12 de janeiro Beijing, capital da China e cidade imperial, bateu recordes absolutos de poluição atmosférica. Lembrando os piores dias de Cubatão, o ar ficou irrespirável superando em quarenta vezes os índices toleráveis pela humanidade.

Como já escrevi aqui em outras ocasiões, nada disso é novidade e faz parte do paradoxo contemporâneo. Desde que implantaram como razão de Estado o lema de Deng Xiao Ping (Enriqueçam!), o país de Mao Zedong não mede esforços para o crescimento econômico e o desenvolvimento – a qualquer custo - das forças produtivas. O problema reside aí.

Inicialmente através de Zonas de Processamento de Exportações (nos anos 1980), depois com a progressiva liberalização da economia (embora ainda sem a abertura do mercado de capitais), o capitalismo chinês aproximou dois extremos complementares. Por um lado, aplica de forma exemplar a premissa neoliberal de que as liberdades econômicas estão acima das liberdades políticas. Por outro, as formas de contenção das democracias liberais de pouco ou nada valem. Dentre estas, o pacote de leis ambientais, que embora melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, em último caso, reduzem a produtividade e os ganhos em escala. Entre o lucro e a vida, os mandarins convertidos em empresários selvagens fizeram sua escolha.

Já a democracia brasileira arrumou uma “solução” para este mesmo problema. Temos outro tipo de paradoxo, menos sincero. Aqui se combinam a mais avançada legislação ambiental do mundo com um selvagem crescimento do agro-negócio e da extração de matérias-primas. Liderada pelas commodities soja e minério, a balança comercial brasileira ancora o crescimento nacional. Dependemos da venda de produtos primários sem valor agregado. A conta é salgada, tanto em termos de dependência da apreciação destas mercadorias como para os biomas brasileiros. O desenvolvimentismo nacional não leva em conta o fator cultural e nem as formas de vida. Projetos como Jirau ou Belo Monte materializam o conceito. Para completar a tragédia, os colunistas conservadores classificam quem defende o uso racional dos bens não duráveis de “eco chatos”.

Elogia-se o crescimento chinês em seus piores aspectos enquanto aqui se consolida uma irresponsável plataforma de exportação primária. A biodiversidade é considerada o ativo mais importante nos discursos oficiais, mas nunca é prioridade nas políticas de desenvolvimento. É esta a convicção do Executivo. O cenário internacional dos emergentes é como um espelho retorcido.

Bruno Lima Rocha

Related Link: http://www.estrategiaeanalise.com.br

This page has not been translated into Polski yet.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]