preferenze utente

cerca nell'archivio del sito Cerca cerca nell'archivio del sito


Search comments

ricerca avanzata

Nuovi eventi

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

nessun evento segnalato nell'ultima settimana

Mazelas das campanhas municipais

category brazil/guyana/suriname/fguiana | community struggles | opinião / análise author Monday October 29, 2012 22:18author by Bruno Lima Rocha Segnalare questo messaggio alla redazione

Um tema recorrente quando se debate a política municipal brasileira é o baixo nível político dos representantes locais. Trata-se de uma evidência, irrefutável.
brasilsaopaulo.jpg

Um tema recorrente quando se debate a política municipal brasileira é o baixo nível político dos representantes locais. Trata-se de uma evidência, irrefutável.

A baixa compreensão da política nota-se de forma exagerada, especialmente em momentos de campanhas, com destaque na disputa para vereança.

Embora reconheça este aspecto como uma deficiência de nossa democracia, o problema não se supera por decreto. É preciso uma série de movimentos, dentre eles a polêmica necessidade de uma formação política prévia. Idealmente, uma república formaria cidadãos plenos de direitos e deveres, e seria dotada de instituições formadoras de uma cultura cívica. Assim, o treinamento para a política seria parte da educação pública, massiva e universal, incluída nos currículos escolares, ao menos do ensino médio.

Ao massificar a compreensão das disputas sociais por poder e recursos, as maiorias estariam em condições de se contrapor às oligarquias partidárias, quebrando a estrutura que tende a reproduzir elites políticas.

Entendo ser simplesmente impossível o aumento da participação política se esta não for precedida de no mínimo três aspectos: formação massiva, tendo como base os direitos constitucionais; a organização social, promovendo as lutas reivindicativas e mecanismos institucionais de consulta pública, como plebiscitos e referendos para as decisões fundamentais de uma sociedade.

Pois bem, o tipo-ideal de formação para a política narrado acima é justamente o oposto do que ocorre no mundo real.

Para piorar o modelo, a massificação da concorrência política se verifica nas disputas municipais, onde impera o senso comum e a cultura política dominante. Esta é, hegemonicamente, paroquiana, localista, clientelista e movida por interesses e pautas imediatas.

A contradição está aí. As minorias organizadas, em tese, teriam de transformar a sociedade, e não simplesmente reproduzir os comportamentos já estabelecidos.

No jargão da política profissional, os candidatos a vereança “amassam barro com poeira”, recrutando as energias sociais existentes (como clubes de mães, times de várzea, escolas e blocos de carnaval), muitas vezes apelando para interesses familiares no apoio a suas candidaturas. É esta a base do clientelismo de baixa intensidade.

Romper com este mecanismo cruel é condição prévia para melhorar o nível da política brasileira. Sem a massificação de uma cultura participativa, teremos a permanência e a naturalização dos grotescos espetáculos observados nas campanhas municipais do país.

Bruno Lima Rocha

Link esterno: http://www.estrategiaeanalise.com.br
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2001-2024 Anarkismo.net. Salvo indicazioni diversi da parte dell'autore di un articolo, tutto il contenuto del sito può essere liberamente utilizzato per fini non commerciali sulla rete ed altrove. Le opinioni espresse negli articoli sono quelle dei contributori degli articoli e non sono necessariamente condivise da Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]