user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Carta de saudação pelos 10 anos de história e luta do CAZP

category brazil/guyana/suriname/fguiana | movimento anarquista | comunicado de imprensa author Thursday April 19, 2012 21:05author by Organização Resistência Libertária - ORL Report this post to the editors

Nos próximos dias 13 e 14 de abril o Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares (CAZP) comemora dez anos de história! Para nós da Organização Resistência Libertária (ORL) isso é motivo de muita alegria e comemoração. É um momento de afirmação da memória de luta construída por uma organização irmã, que compartilha conosco uma militância libertária há alguns anos, mantendo relações de solidariedade e troca de experiências militantes.


Carta de saudação pela comemoração dos 10 anos de história e luta do Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares (CAZP) - Alagoas


Nos próximos dias 13 e 14 de abril o Coletivo Anarquista Zumbi dos Palmares (CAZP) comemora dez anos de história! Para nós da Organização Resistência Libertária (ORL) isso é motivo de muita alegria e comemoração. É um momento de afirmação da memória de luta construída por uma organização irmã, que compartilha conosco uma militância libertária há alguns anos, mantendo relações de solidariedade e troca de experiências militantes. Saber que uma organização anarquista próxima a nossa, no campo do pensamento e da ação, está completando uma década de história é algo que nos dá muita força para seguirmos em frente; anima-nos a continuar nossa caminhada de luta rumo aos socialismo libertário, empunhando nossa bandeira vermelha e negra.

Não são dez anos apenas de simples existência. Sabemos que são dez anos de uma existência marcada por muita luta, por muita militância, no terreno das lutas sociais de nosso tempo, em meios aos movimentos sociais e populares. Compartilhamos com o CAZP a atuação militante em uma região mais ao norte do Brasil, denominada como "Nordeste", onde temos especificidades históricas e um contexto social com características distintas de outras regiões, o que marca certas diferenças em relação a outras partes do Brasil. Por esse motivo, temos uma afinidade específica com o CAZP, além de nossa proximidade ideológica. Não significa que esse tipo de proximidade implica um isolamento das organizações anarquistas de certas regiões em relação às organizações em outras partes. Significa sim o reconhecimento de especificidades de lutas regionais e locais, o que merece um olhar diferenciado e uma análise e atuação também diferenciadas. É preciso que fortaleçamos os laços entre os grupos numa escala local, regional, e também nacional, se quisermos melhor entender os desafios das lutas sociais atuais e se quisermos desenvolver uma militância mais próxima da realidade em que vivemos. O diálogo entre nossas organizações tem se estreitado bastante nos últimos anos, fato este, que sem dúvida, propiciou e está prociando um debate teórico e estratégico em nossa região. Junto aos compas de Pernambuco e do sertão alagoano seguiremos firme no avanço de nossa ideologia, reafirmando o Especifismo em nosso meio e em auxílio a novas organizações. É fazer avançar a construção da Cordenação Nacional no norte desse país, e estamos firmementes empenhados e ao lado de vossa militância.

Ao longo desses anos o CAZP tem construído sua história de luta e resistência ao lado dos oprimidos e explorados em seu local de atuação, especialmente em Alagoas, evocando em seu nome a memória de Zumbi dos Palmares, personagem símbolo da luta contra a escravidão negra, que faz parte de um importante capítulo da história do Brasil. A história de luta do CAZP deve ser reconhecida por todos nós que acompanhamos sua trajetória desde alguns anos. Mas também é algo a ser reconhecido para além do campo do anarquismo, em meios às organizações populares, especialmente aquelas com as quais o CAZP tem caminhando mais de perto. Esse reconhecimento se deve a dedicação militante, a perseverança e o compromisso, em meio a tantas dificuldades que sabemos passarem todos e todas que lutam por um mundo novo, livre da exploração e da dominação, livre do capitalismo e do estado.

Saudamos os dez anos do CAZP com entusiasmo! Se for necessário, que venham mais dez anos de luta companheiros! Que venha o tempo que for necessário para destruirmos essa sociedade de miséria, prisão e sofrimento, para construirmos um mundo novo, baseado na solidariedade, igualdade e liberdade.

Viva o CAZP!

Viva o Anarquismo Organizado!

Pelo Socialismo Libertário!

Organização Resistência Libertária [ORL]

Fortaleza - Ceará/Brasil, 13 de Abril de 2012

Related Link: http://www.resistencialibertaria.org/
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]