Benutzereinstellungen

Neue Veranstaltungshinweise

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

Es wurden keine neuen Veranstaltungshinweise in der letzten Woche veröffentlicht

Kommende Veranstaltungen

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana | Education

Keine kommenden Veranstaltungen veröffentlicht

Education

textProgettifici e dittatori scolastici 23:09 Jul 05 0 comments

textLa Buona Scuola 02:50 Oct 05 0 comments

textLa Buona Scuola 16:04 Sep 09 0 comments

textEducar para la bobada 07:32 Jan 08 0 comments

textAteismo diventa materia scolastica in Irlanda 17:59 Sep 27 0 comments

mehr >>

As várias mortes de Edson Luís

category brazil/guyana/suriname/fguiana | education | opinião / análise author Friday March 30, 2012 21:26author by Bruno Lima Rocha Report this post to the editors

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), posa com bandeira da União Nacional dos Estudantes após sancionar meia passagem estudantil. Apesar da importância dos ganhos pela via institucional, abandonar a luta das ruas e a independência do movimento estudantil significa matar Edson Luís todos os dias.
eduardopaes.jpg

Na data de publicação deste artigo completa-se 44 anos do assassinato do estudante Edson Luís de Lima Souto. O extermínio “acidental” representou o momento em que a repressão política forçava a tensão interna da ditadura, passando para outro nível de violência contra as parcelas organizadas dos brasileiros.

Não sou a favor de ficar produzindo textos memorialísticos, mas, infelizmente, o caso da morte de um migrante paraense, nos corredores do extinto restaurante Calabouço (Centro do Rio), ultrapassa o martírio de 1968 e opera como baliza para movimentos estudantis pós-ditadura.

Particularmente me lembro da segunda metade da década de ’80, quando a Associação Municipal de Estudantes Secundaristas (AMES) promovia a Semana Edson Luís, reforçando a identidade dos jovens de então com o exemplo de “secundas” dos anos ’60.

À época, desenvolvia-se o discurso de que aquela morte se repetiria nos porões do regime. Essa mística retroalimentava a orgânica da entidade e sua postura não governista.

Passados quase um quarto de século da Marcha dos 10.000 de 1988 no Rio, vemos um desastre político-ideológico se consumando. Infelizmente, uma parcela daqueles ativistas hoje é gestor de governo, detentor de mandato e ajuda no pacto da tal da governabilidade a qualquer custo e com aliança ampla, geral e irrestrita.

Semanalmente a direita que não está no governo repete que a luta contra a corrupção e a moralidade pública deveria ser encabeçada pelos estudantes, sindicatos e movimentos sociais.

Também afirma que os setores organizados não o fazem porque se transformaram em grupos de interesse material na base do toma lá dá cá em relação ao governo de centro-esquerda.

Dessa vez a oligarquia na oposição está correta, embora se equivoque no remédio que gostaria ver empregado. Caso houvesse pré-disposição para a luta contra a cultura política hegemônica no Brasil (fisiológica, corrupta, patrimonial, de clientela e plutocrata), os canhões estariam apontados para dentro e fora do Palácio do Planalto.

A mística agregadora dos mártires involuntários e as bandeiras utópicas organizam o pensamento e o imaginário de quem está organizado. O resultado disso é antagonismo e pressão, muita pressão, de baixo para cima.

Mas, como disse uma velha raposa gaúcha cujo partido apoia o governo, hoje as centrais querem assento nos conselhos do FAT e FGTS e a entidade estudantil quer uma sede nova.

Sai barato ter apoio político-social no país do Golpe de 1º abril. Agora, matam Edson Luís por abandono.

Bruno Lima Rocha

Verwandter Link: http://www.estrategiaeanalise.com.br
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana | Education | pt

Tue 19 Mar, 14:38

browse text browse image

cab_uffs.png imageTodo apoio à luta contra a intervenção de Bolsonaro na UFSS 05:09 Sun 08 Sep by Coordenação Anarquista Brasileira 0 comments

A educação pública está sob ataque! Os vermes que assumiram o governo brasileiro em 2019 vêm atacando dia após dia todas as esferas da educação, com o objetivo de sucatear o pouco que a população pode contar para estudar. Escolas sendo fechadas em diversos estados, a falta e a desvalorização de professoras(es),a retirada de disciplinas da formação básica das escolas públicas e a Base Nacional Comum Curricular são exemplos que já são sentidos no cotidiano das comunidades. Além disso, cresce a perseguição política e o constrangimento de educadoras(es), quando setores conservadores estimulam que suas aulas sejam filmadas e denunciadas, passando por cima da liberdade de ensino.

0001.jpg imageToda solidariedade à luta do CPERS 09:29 Fri 25 Nov by Tendência Sindical Resistência Popular 0 comments

Trabalhadores em educação de Rio Grande do Sul en greve

Estado imageLançamento Livros Reclus na 12ª Festa do Livro USP 10:46 Sat 06 Nov by Adriano Skoda 0 comments

A Editora Imaginário e a editora Expressão e Arte farão, entre os dias 24, 25 e 26 de novembro, o lançamento dos seguintes títulos de Élisée Reclus na 12ª Festa do Livro da USP: - O ESTADO MODERNO; - A CULTURA E A PROPRIEDADE; - EDUCAÇÃO; - AS REPÚBLICAS DA AMÉRICA DO SUL suas guerras e seu projeto de federação; - DA ESCRAVIDÃO NOS ESTADOS UNIDOS.

text[Brasil] Site da Juventude LIbertária - JULI 15:18 Thu 28 Jun by estudante do povo 0 comments

Visite o site da Juventude LIbertária (JULI), frente estudantil da Resistência Popular (RP).

textA Luta Estudantil Anarquista Frente À Pandemia Mar 30 by Coordenação Anarquista Brasileira 0 comments

A cada dia, os números da pandemia se multiplicam por todo o mundo, onde a grande maioria dos países já tem casos confirmados. Segundo a Unesco, cerca de 80% de todas as estudantes do mundo estão com as aulas suspensas nos níveis básico e superior, totalizando mais de 1,3 bilhões de pessoas (https://bit.ly/unesco2403).

Aqui no brasil, Bolsonaro discursa contra medidas individuais fundamentais como buscar o isolamento social e as rotinas de higiene porque não tem nenhuma preocupação com nossas vidas, apenas com o lucro dos bancos e dos patrões. Além de defender essas recomendações de saúde, a coordenação anarquista brasileira (CAB) já ressaltou a necessidade de derrubar o teto de gastos (emenda constitucional 95) e o não-pagamento da dívida pública para investir diretamente no sus; a incorporação da rede hospitalar privada pelo sus; e a garantia de um salário mínimo universal e a suspensão das contas e alugueis para permitir o isolamento das trabalhadoras precarizadas (https://anarquismo.noblogs.org/?p=1261).

imageMoção de Apoio à Luta na UDESC Mar 28 by Coletivo Anarquista Bandeira Negra 0 comments

Moção de Apoio à Luta na UDESC

text[Brasil] A situação da Educação em Goiás Jan 24 by Coletivo pró Organização Anarquista em Goiás 0 comments

A situação da educação em Goiás não é diferente da do restante do Brasil, estudantes e trabalhadores/as de escolas e universidades públicas enfrentam no seu cotidiano o sucateamento e o descaso do Estado com a educação. Tudo isso não acontece por acaso, este sucateamento das instituições públicas de ensino é uma estratégia neoliberal para justificar a privatização da educação e, no caso de Goiás também serve para justificar a militarização que vem ocorrendo em diversas escolas públicas de nosso Estado.

textContribuição à análise do Movimento Estudantil Mar 16 by CAZP 0 comments

Esse texto busca analisar o movimento estudantil, particularmente o universitário, em suas potencialidades enquanto agente transformador da realidade e instrumento para superação do capitalismo.

imageTodo apoio à luta contra a intervenção de Bolsonaro na UFSS Sep 08 CAB 0 comments

A educação pública está sob ataque! Os vermes que assumiram o governo brasileiro em 2019 vêm atacando dia após dia todas as esferas da educação, com o objetivo de sucatear o pouco que a população pode contar para estudar. Escolas sendo fechadas em diversos estados, a falta e a desvalorização de professoras(es),a retirada de disciplinas da formação básica das escolas públicas e a Base Nacional Comum Curricular são exemplos que já são sentidos no cotidiano das comunidades. Além disso, cresce a perseguição política e o constrangimento de educadoras(es), quando setores conservadores estimulam que suas aulas sejam filmadas e denunciadas, passando por cima da liberdade de ensino.

imageToda solidariedade à luta do CPERS Nov 25 0 comments

Trabalhadores em educação de Rio Grande do Sul en greve

© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]