Benutzereinstellungen

Kommende Veranstaltungen

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana | Miscellaneous

Keine kommenden Veranstaltungen veröffentlicht

A tal da governabilidade e lobotomia ideológica

category brazil/guyana/suriname/fguiana | miscellaneous | opinião / análise author Saturday March 24, 2012 00:27author by Bruno Lima Rocha Report this post to the editors

Em 2009, a então senadora Ideli Salvatti (PT) trocou afagos com o presidente do Senado Federal, o sempre vivo e bem articulado José Sarney (PMDB). Qualquer semelhança do fato com a ideia de governabilidade não é mera coincidência.

ideli_beija_sarnei.jpg

Tem momentos que a análise política cansa. Não o trabalho de mergulho ou o estudo de profundidade, pois esta modalidade – embora mais trabalhosa – sempre empolga. O problema é analisar o dia a dia do presidencialismo de coalizão somado ao pacto de governabilidade.

Entra ano e sai ano e digitamos laudas sem fim do mesmo dilema: a barganha política acalma as partes, mas opera como lobotomia ideológica, exterminando o que restara de idéias coletivistas após anos de governo de centro-esquerda não classista.

Desculpem a falta de paciência,mas entendo que a lógica que operara o suposto Mensalão – do ponto de vista da tal da governabilidade – está correta. Afinal, esperar o que ao dividir orçamentos, contratos, compras de governo, possibilidades de licitação, preenchimento de milhares de cargos de confiança, tudo através de acordos na macro-política tecidos com relações pouco ou nada republicanas?

Para aqueles que julguem como exagero, convido a analisar o embate entre PT e PR, a “rebeldia” da base aliada – em especial a de ex-arenistas a pulular no PMDB e PP – assim como a motivação factual da maioria das trocas de ministros de Dilma até o momento.

Alguns colegas dirão tratar-se da real politik – conceito elevado às alturas da ciência por Lênin -, outros citarão o exemplo da fábrica de salsichas e o parlamento e os mais eruditos evocarão autores que “naturalizam” as oligarquias partidárias. Puro conformismo de ocasião.

É triste constatar que o governo de Dilma, assim como o de Lula, promoveram um aumento da renda do brasileiro e sua qualidade de vida, mas não se preocuparam em alterar a natureza das formas de se fazer política profissional no Brasil.

Alguns colegas – analistas e estudiosos acadêmicos da política – escrevem artigos e teses justificando o modus operandi como única forma de convívio tolerável com o modus vivendi de caciques partidários. Pode até ser, mas isto opera como efeito narcotizante da boa política.

Governar a qualquer custo e com qualquer um que aceite entrar na disputa interna por nacos de poder (na corrida de porcos por lavagem, segundo a ciência política dos EUA), mesmo que para o bem de todos, não conforma necessariamente um bom governo, mas apenas o melhor possível desde que o andar de cima da pirâmide social não se sinta incomodado.

Conforme já disse em outras ocasiões, há diferença substantiva nas realizações da Era Lula com a de FHC. Porém a cultura política é exatamente a mesma, assim como a sanha dos “aliados”.

Bruno Lima Rocha

Verwandter Link: http://www.estrategiaeanalise.com.br
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
Revista "Socialismo Libertário" num. 2

Latest News

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana | Miscellaneous | pt

Mon 21 Apr, 05:03

browse text browse image

viacampesina2.jpg imageMulheres Em Ação, Eucalipto No Chão! 06:06 Sat 14 Mar by da redação 0 comments

textA farsa do referendo 16:50 Tue 11 Oct by Federação Anarquista Gaúcha 2 comments

Opinion and Analysis

imageOs Limites do Neodesenvolvimentismo e o Preço do Pacto de Classes Mar 26 by Coordenação Anarquista Brasileira (CAB) 0 comments

imageNo país de Natan Donadon Sep 06 by Bruno Lima Rocha 0 comments

imageLula, indicação particular e o senso comum Dec 07 by Bruno Lima Rocha 0 comments

imageA Operação Porto Seguro e o debate oculto Dec 05 by Bruno Lima Rocha 0 comments

imageA Operação Porto Seguro e a hierarquia paralela Nov 30 by Bruno Lima Rocha 0 comments

more >>

Press Releases

textA farsa do referendo Oct 11 FAG 2 comments

© 2005-2014 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]