user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Ricardo Teixeira e a janela de oportunidade

category brazil/guyana/suriname/fguiana | cultura | opinião / análise author Friday March 16, 2012 19:50author by Bruno Lima Rocha Report this post to the editors

O ex-Imperador Ricardo Teixeira viu-se emparedado pelas relações duras com o Planalto e a hiper-exposição na FIFA após as investigações do jornalista Andrew Jennings.Leva a fortuna amealhada nestes anos de esforço consigo e deixa um malufista em seu lugar.
teixeira.jpg

Ricardo Teixeira resignou no dia 12 de março e isto é motivo de comemoração comedida. A troca de presidente não altera as estruturas de poder que governam o esporte profissional espelho da cultura popular brasileira. O ex-genro de João Havelange (e ainda seu protegido) renunciou ao magnânimo posto sobre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) diante de forças superiores e múltiplos ataques, incluindo a perda de espaço na FIFA e o enfraquecimento de sua posição diante da realização da Copa do Mundo de 2014; incluindo a hostilidade do Executivo, não repetindo Dilma o comportamento de Lula para com ele.

Ao analisar as correlações de força do futebol competitivo brasileiro, chegamos a algumas certezas conceituais. Uma delas trata da dominação estrutural de dirigentes semi-profissionais que terminam por fazer do maior espetáculo nacional sua forma de vida através de renda não declarada. Outra enfrenta a passividade do governo anterior – e do atual – que emparedou o todo poderoso Teixeira em função da mídia internacional e da FIFA e não por lealdade ao programa original da campanha de 2002. A terceira certeza afirma ser o futebol uma indústria governada de fato pelas duras regras da economia política. Nestas os agentes hegemônicos ditam os padrões técnico-produtivos, como a exigência de elenco grande para atender o calendário múltiplo; estabelecem as barreiras à entrada de novos agentes, como as verbas advindas dos direitos de transmissão, onde Corinthians e Flamengo ganham mais que os demais membros da primeira divisão; e reforçam vínculos político-institucionais que blindam os possíveis réus-cartolas. Assim procedeu na CPI da CBF-Nike, quando até o livro que dela saíra teve a edição apreendida.

A mudança de elites dirigentes é sempre positiva quando a estrutura dominada é injusta e a alteração foi fruto de lutas prolongadas (a exemplo de paladinos como o jornalista Juca Kfouri), denúncias recentes (vindas do escocês Andrew Jennings) e nova organização social (como a Associação Nacional de Torcedores). Mas, apenas esta alteração não muda a natureza da instituição. É preciso modificar o processo decisório e aumentar o nível de participação. Saiu Ricardo Teixeira e entra José Maria Marin, um cartola com trajetória no malufismo. Por sorte Marin não é nada legítimo diante dos pares e pode – e deve - vir a cair antes da Copa de 2014. Talvez seja esta a janela de oportunidade tão esperada para transformar as relações de poder que governam a paixão nacional.

Bruno Lima Rocha

Related Link: http://www.estrategiaeanalise.com.br
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]