user preferences

New Events

América do Norte / México

no event posted in the last week

"Superar as velhas formas de organização da esquerda autoritária"

category américa do norte / méxico | indigenous struggles | entrevista author Tuesday November 29, 2005 22:45author by m. - Anarkismo Report this post to the editors

Entrevista – Parte II

Continuação da entrevista com o Coletivo Autônomo Magonista (CAMA) da Cidade do México.

Entrevista – Parte II

"Superar as velhas formas de organização da esquerda autoritária"

Continuação da entrevista com o Coletivo Autônomo Magonista (CAMA) da Cidade do México.

Agência de Notícias Anarquistas > Como vocês vêem a VI declaração lançada pelo subcomandante Marcos do EZLN, e qual tem sido a repercussão em termos gerais do movimento anarquista no México?

Coletivo Autônomo Magonista < Nosso coletivo aderiu a convocatória da “la otra campaña” lançada pelo EZLN dentro da IV Declaração da Selva Lacandona, por que a consideramos uma proposta política de transformação social que esta pensada em termos aonde uma diversidade de coletividades e individualidades possam construir a resistência ao capitalismo desde o que os zapatistas chamam “outra forma de fazer política”, e que para nós significa desenvolver uma prática e uma teoria de esquerda radical sob esquemas de organização e relacionamento baseados na autonomia, solidariedade, abertura, pluralidade, horizontalidade e crítica ao poder; mas sobre tudo com base em uma ética política, e nestes pontos aonde o anarquismo e o magonismo podem incidir de forma maior. Portanto para nós o centro da outra campanha é superar as velhas formas de organização da esquerda autoritária, corporativista e partidária; para construir um movimento anticapitalista que desde seu próprio interior gere já uma transformação social profunda. O preocupante é que muitas das organizações aderentes a VI Declaração da Selva Lacandona provem desta velha esquerda, por isto que esperamos que no desenvolvimento da Outra campanha ocorram fortes debates. Como dissemos anteriormente para nós é verdadeiramente um meio de chegar à outra forma de política. Com relação à posição do movimento anarquista frente a esta é muito variável, e vai desde a aderência sem questionamentos até a recusa total. Em termos muito gerais nós avaliamos que a maior parte dos anarquistas apóia a Outra campanha e em geral a proposta política dos zapatistas em Chiapas. Sem dúvida falta dentro do movimento anarquista no México uma análise e avaliação profunda do zapatismo, e posições claras com relação a o que estão construindo os insurgentes no México, mas este movimento representa uma importância essencial para nós pelos conceitos que marcam seu pensamento: desde a crítica ao poder, os autogovernos chamados por eles Caracóis, os municípios autônomos etc. Um lastro que temos mantido nós os libertários mexicanos têm sido a adesão sem propostas nem questionamentos as diversas iniciativas que os zapatistas tem impulsionado fora de Chiapas, e em geral dos movimentos sociais que tem se desenvolvido no país, a outra campanha nos parece uma oportunidade de começar a desenvolver um caminhar próprio do movimento libertário no sentido do estabelecimento de alianças e solidariedade com os setores, organizações e coletividades em luta.

ANA > Quais são seus projetos mais imediatos?

CAMA < Em grande medida nossos projetos giram em torno ao Centro Social Libertário Ricardo Flores Magón (CSL-RFM), que teve aberto suas portas em meses recentes com muitas atividades e iniciativas ocorrendo e uma boa aceitação da comunidade libertária, no próximo ano nosso objetivo principal é consolidar os projetos que faz tempo vínhamos trabalhando: manter a constância trimestral do periódico “Autonomia” com quatro números em 2006, a editora “Cultura Libre” publicará outros dois títulos, também terminaremos a catalogação total e começaremos a edição de um boletim da “Biblioteca de Crítica e Alternativas Radicais”, o cine clube Jean Vigo terá uma série de ciclos programados durante o ano.

ANA > Querem dizer algo mais? Valeu pela entrevista!

CAMA < Obrigado a ti pela paciência, e só enviar um fraternal abraço à todos os companheiros libertários do Brasil.

Site: www.espora.org/cama

Contato: camadf@yahoo.com.mx

Colaborou na tradução: Juvei

agência de notícias anarquistas-ana

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]