user preferences

Solidariedade com os povos europeus em luta!

category international | Économie | communiqué de presse author Thursday December 02, 2010 15:09author by Alternative Libertaire - AL Report this post to the editors

Estas últimas semanas, os sinais da cólera dos povos europeus multiplicam-se: greve geral em Portugal, manifestações de amplitude histórica na Irlanda, movimento estudantil em Inglaterra, e - esperemo-lo- o arranque de um movimento de longo fôlego após a mobilização em torno das pensões de reforma, em França. [Français] [English] [Castellano] [Italiano] [Català]
300_0___20_0_0_0_0_0_al_3.jpg


Solidariedade com os povos europeus em luta!


Estas últimas semanas, os sinais da cólera dos povos europeus multiplicam-se: greve geral em Portugal, manifestações de amplitude histórica na Irlanda, movimento estudantil em Inglaterra, e - esperemo-lo- o arranque de um movimento de longo fôlego após a mobilização em torno das pensões de reforma, em França. Se as palavras de ordem podem variar de país para país, a revolta tem em todo o lado a mesma origem: a recusa dos povos em pagar a crise da qual não são responsáveis, custeando os pacotes de austeridade que são os únicos a suportar, para que não sejam os capitalistas a pagá-los.

O caso da Irlanada é emblemático: abaixamento das prestações sociais, despedimento dos efectivos da função pública e cortes nos salários dos funcionários; aplicação do imposto sobre o rendimento aos que estavam isentos (os mais modestos). Mas o governo não irá tocar no imposto sobre as sociedades, apesar deste ser um dos mais baixos da Europa. O povo irlandês não dobra a espinha e dezenas de milhares de manifestantes ocuparam a rua na semana passada.

Em Inglaterra e na Irlanda, as propinas nas universidades explodem, acentuando ainda mais a selecção pelo dinheiro à entrada do ensino superior. Também aqui, os estudantes responderam por um movimento de protesto particularmente combativo. Na Itália, igualmente, os estudantes mobilizam-se contra uma nova lei que transforma a Universidade em escrava da lógica capitalista.

Não sejamos ingénuos: se a União Europeia e o FMI impõem estas medidas de austeridade, não é por necessidade económica, visto que estes planos vão fazer mergulhar um pouco mais os países na recessão; é porque eles vêm nesta crise uma ocasião histórica de varrer os magros direitos sociais que nos restam.

Perante isto, devemos responder pelo combate e pela solidariedade entre trabalhadores e trabalhadoras dos países atingidos. Frente a estes ataques, o internacionalismo é mais necessário do que nunca: precisamos de um moviomento social europeu.

Alternative libertaire afirma a sua solidariedade com os povos em luta contra os planos de austeridade e a barbárie capitalista.

Alternative libertaire

30 de novembro de 2010

(tradução por MB , A-Infos)

Related Link: http://www.alternativelibertaire.org

This page has not been translated into Norsk yet.

This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]