preferenze utente

cerca nell'archivio del sito Cerca cerca nell'archivio del sito


Search comments

ricerca avanzata

Prossimi eventi

International | Économie

nessun evento corrispondente!

Solidariedade com os povos europeus em luta!

category international | Économie | communiqué de presse author Thursday December 02, 2010 15:09author by Alternative Libertaire - AL Segnalare questo messaggio alla redazione

Estas últimas semanas, os sinais da cólera dos povos europeus multiplicam-se: greve geral em Portugal, manifestações de amplitude histórica na Irlanda, movimento estudantil em Inglaterra, e - esperemo-lo- o arranque de um movimento de longo fôlego após a mobilização em torno das pensões de reforma, em França. [Français] [English] [Castellano] [Italiano] [Català]
300_0___20_0_0_0_0_0_al_3.jpg


Solidariedade com os povos europeus em luta!


Estas últimas semanas, os sinais da cólera dos povos europeus multiplicam-se: greve geral em Portugal, manifestações de amplitude histórica na Irlanda, movimento estudantil em Inglaterra, e - esperemo-lo- o arranque de um movimento de longo fôlego após a mobilização em torno das pensões de reforma, em França. Se as palavras de ordem podem variar de país para país, a revolta tem em todo o lado a mesma origem: a recusa dos povos em pagar a crise da qual não são responsáveis, custeando os pacotes de austeridade que são os únicos a suportar, para que não sejam os capitalistas a pagá-los.

O caso da Irlanada é emblemático: abaixamento das prestações sociais, despedimento dos efectivos da função pública e cortes nos salários dos funcionários; aplicação do imposto sobre o rendimento aos que estavam isentos (os mais modestos). Mas o governo não irá tocar no imposto sobre as sociedades, apesar deste ser um dos mais baixos da Europa. O povo irlandês não dobra a espinha e dezenas de milhares de manifestantes ocuparam a rua na semana passada.

Em Inglaterra e na Irlanda, as propinas nas universidades explodem, acentuando ainda mais a selecção pelo dinheiro à entrada do ensino superior. Também aqui, os estudantes responderam por um movimento de protesto particularmente combativo. Na Itália, igualmente, os estudantes mobilizam-se contra uma nova lei que transforma a Universidade em escrava da lógica capitalista.

Não sejamos ingénuos: se a União Europeia e o FMI impõem estas medidas de austeridade, não é por necessidade económica, visto que estes planos vão fazer mergulhar um pouco mais os países na recessão; é porque eles vêm nesta crise uma ocasião histórica de varrer os magros direitos sociais que nos restam.

Perante isto, devemos responder pelo combate e pela solidariedade entre trabalhadores e trabalhadoras dos países atingidos. Frente a estes ataques, o internacionalismo é mais necessário do que nunca: precisamos de um moviomento social europeu.

Alternative libertaire afirma a sua solidariedade com os povos em luta contra os planos de austeridade e a barbárie capitalista.

Alternative libertaire

30 de novembro de 2010

(tradução por MB , A-Infos)

Link esterno: http://www.alternativelibertaire.org
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2001-2024 Anarkismo.net. Salvo indicazioni diversi da parte dell'autore di un articolo, tutto il contenuto del sito può essere liberamente utilizzato per fini non commerciali sulla rete ed altrove. Le opinioni espresse negli articoli sono quelle dei contributori degli articoli e non sono necessariamente condivise da Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]